Como escolher sapatos para pés sensíveis? - Meu Pé de Conforto

Como escolher sapatos para pés sensíveis?

Postado em 27/09/2018

Não há como negar a importância dos nossos pés para o nosso bem-estar. Afinal, são eles que nos sustentam durante o dia inteiro. Por isso, uma das coisas as quais precisamos ficar mais atentos é na escolha de sapatos para pés sensíveis.

Algumas pessoas naturalmente têm maior sensibilidade na região dos pés. Ainda assim, garantir conforto é uma missão para todos. Se você não tiver esse tipo de cuidado, prepare-se para começar a ter incômodos constantes, dores e, até mesmo, outras complicações.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira todas as dicas que reunimos neste post!

Atente ao tipo de material do calçado

Um dos fatores que devem ser observados, principalmente por aqueles que têm os pés sensíveis, é o material do calçado. O contato constante na realização de todas as atividades cotidianas torna esse ponto essencial para quem não quer sofrer mais tarde.

Nesse sentido, dentre os mais confortáveis e duráveis, podemos destacar o couro e a camurça. Além de serem de boa qualidade, eles costumam facilitar a transpiração dos pés e evitar o mau cheiro ao final do dia.

As opções de plástico, por sua vez, tendem a ser mais desconfortáveis e correm o risco de ficarem deformadas com o passar do tempo. Outra reclamação comum desse material é aquecer muito o pé é até causar mau odor.

Escolha sempre o tamanho adequado

Já passou pela situação de gostar muito de um sapato que é um número maior ou menor do que o seu? Saiba que o ideal é fugir dessa escolha, pois um calçado de tamanho inadequado pode machucar gravemente os pés sensíveis.

Há quem recomende alguns truques para reduzir o desconforto, mas eles apenas mascaram o problema. Na hora de fazer a sua compra, uma boa dica é usar uma fita métrica para saber com precisão o melhor tamanho para o seu pé — inclusive, se optar por uma compra online, é bom conferir a tabela de medidas antes.

Em casos especiais, como quem sofre de joanetes ou algo similar, é preciso ainda escolher um calçado com largura especial para prevenir a ocorrência de calos e outros ferimentos.

Priorize a comodidade que o sapato proporciona

Se estamos falando de sapatos para pés sensíveis, é natural que comodidade seja uma das características esperadas de um bom par. Então, outro fator fundamental para fazer uma boa escolha é analisar como os seus pés ficam dentro do calçado.

Lembre-se de que eles precisam movimentar-se com liberdade, mas de forma segura. Também vale notar o modelo, já que alguns são mais indicados para o dia a dia corporativo, enquanto outros são recomendados apenas para períodos mais curtos.

Por exemplo, sapatos femininos de salto fino são reconhecidamente mais desconfortáveis. Isso não quer dizer que uma mulher com pé sensível não possa ter uma dessas opções em seu armário, somente que deve deixar para ocasiões especiais e usá-lo com cautela.

Experimente os sapatos ao final do dia

Você sabia que o ideal é experimentar sapatos no final do dia? Isso acontece porque nesse momento os pés estão inchados e, assim, você garante uma compra que não trará surpresas no futuro em relação ao tamanho ou conforto.

Por essa razão, quem não segue tal “regra” é capaz de se decepcionar à medida que o tempo passa. Ao sair para trabalhar com o calçado novo, tudo parece ótimo, até que depois de um dia todo de trabalho a situação muda totalmente — o pé está apertado e todas as superfícies de contato começam a incomodar. Ou seja, fique atento para que isso não aconteça com você!

Tenha cuidado com modelos de bico fino

Existem modelos de calçados femininos que têm o bico bem fino. Nesse caso, é melhor ter um pouco mais de cuidado na hora da compra. Se os dedos não alcançarem a ponta e o modelo for feito com material macio, por exemplo, provavelmente ele deve ficar confortável.

Caso contrário, os pés poderão ficar machucados depois de algum tempo usando os sapatos, com a possibilidade de causar calos e deformações. As alternativas masculinas com as pontas mais afiladas também merecem atenção para não esmagar os dedos — para quem tem unha encravada também não é bom.

Considere o seu tipo de pisada

Outro ponto de suma importância para quem escolherá sapatos para pés sensíveis é avaliar o tipo de pisada. Para quem não sabe, existem três tipos: a normal, a supinada e a pronada.

Para cada um deles você precisa considerar fatores bem específicos. Portanto, na hora de comprar o calçado, procure saber que tipo de pisada é a sua antes de tomar a sua decisão. Isso vai ajudá-lo a promover o bem-estar dos seus pés enquanto estiver usando o novo modelo.

Opte por um modelo realmente confortável

Para finalizar, não adianta muito seguir todas essas dicas se o exemplar que você escolher não for favorável. Especialmente se a sua ideia é fazer um bom investimento e utilizar os novos pares por bastante tempo, conforto é um dos quesitos indispensáveis para uma boa compra.

Pensando nisso, separamos alguns modelos bem confortáveis como sugestão para o seu dia a dia. Veja, a seguir, quais são eles.

Oxford

Uma ótima escolha para quem quer manter um visual arrumado sem perder o conforto, o oxford leva esse nome por ter ficado famoso pelos alunos da Universidade de Oxford. Eles são tradicionalmente de couro e com cadarço transpassado, o que ajuda a dar segurança durante o seu uso.

Outra vantagem é combinar tanto com vestimentas mais sociais (como um terno) quanto com looks mais despojados, com calças de sarja ou jeans. O derby é uma das suas variações que também vale a pena procurar.

Brogue

Para quem quer ser mais moderno e não deixar de lado a elegância, o brogue é uma opção que se parece um pouco com o oxford (pelo fato de apresentar cadarços), mas que tem mais personalidade.

Fugindo do estilo muito clássico, os furos característicos na superfície do couro servem para dar um tom peculiar aos looks casuais ou formais.

Mocassim

Para os momentos de maior descontração, nada como contar com um par extremamente cômodo e agradável. Os mocassins são conhecidos pelas costuras laterais e pela facilidade de vesti-los. A boa notícia é que, por serem mais informais, podem ser usados até com bermudas, sem deixar a aparência desarrumada.

Sapatênis

De algum tempo para cá, os sapatênis têm sido uma grande aposta para a moda masculina. A oportunidade de ficar entre o formal e o informal permite que as pessoas utilizem esse modelo para trabalhar, sair, entre outras diversas atividades presentes nas suas rotinas.

Sandália

Nem só de trabalho vive o homem. Quando chegam os finais de semana, nada melhor do que colocar uma sandália bem gostosa e deixar os pés descansarem, não é verdade?

Logo, ter um par desses em casa é ótimo para as ocasiões descontraídas e que não exigem formalidade. Além do mais, no verão, os pés respiram e, no inverno, você pode adicionar uma meia para esquentá-los.

O mais importante é sempre prezar pela saúde dos seus pés e nunca adotar hábitos que prejudiquem o seu bem-estar! Combinado?

Viu como é importante considerar vários fatores antes de escolher sapatos para pés sensíveis? Todas essas dicas contribuirão para a sua qualidade de vida! Agora, aproveite e conheça as nossas opções de calçados confortáveis.

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140