Sapatos adequados fazem toda a diferença para quem tem joanetes! - Meu Pé de Conforto

Sapatos adequados fazem toda a diferença para quem tem joanetes!

Postado em 24/10/2017

Joanetes é uma condição muito específica que demanda cuidados na hora de comprar calçados. Mas você sabe quais são os sapatos ideais para quem tem joanetes?

É comum que as pessoas tenham dificuldades para encontrá-los. Se você cansou de sofrer com pés doloridos, confira algumas dicas que separamos para escolher sapatos para quem tem joanetes:

Entenda o que são joanetes

Joanete é uma alteração anatômica sobre a articulação da base do primeiro metatarso do hálux, ou seja, na articulação abaixo do dedão do pé. Ali, pode ser formada uma saliência óssea que causa dor e má distribuição do peso do corpo, o que também compromete as articulações.

Mesmo assintomático em alguns casos, pode haver incômodo físico com queixas de dores, inflamações, vermelhidão na região e grande desconforto estético. Nessas situações, o uso de calçados ortopédicos adequados é indicado, uma vez que não há cura, mas práticas que aliviam os sintomas.

Evite calçados apertados e muito duros

A opção por calçados ortopédicos alivia consideravelmente a pressão sobre o pé na área dos joanetes. Isso pode aliviar bastante os incômodos gerados por essa condição.

Outra dica interessante é avaliar a dureza do sapato. Calçados com o solado muito rígido acabam expondo o pé do indivíduo a maiores impactos durante caminhadas do dia a dia, o que reflete em uma irritação da articulação do dedão.

Ou seja, é importante considerar as opções de calçados ortopédicos mais “folgadas” e macias, de modo que influenciem o mínimo possível nos pontos de pressão ligados à região dos joanetes.

Atente-se ao formato do bico do sapato

A parte da frente dos sapatos para quem tem joanetes é de extrema importância para o conforto do indivíduo. Dessa forma, é aconselhável que sejam procurados calçados ortopédicos com o bico arredondado e aberto.

Essa escolha se justifica porque os sapatos com bicos apertados tendem a causar maior desconforto em pessoas com joanetes. Isso ocorre em razão da diminuição da pressão exercida pelas paredes dos calçados de bico fino. Portanto, na hora de escolher o calçado ortopédico ideal, vale a pena observar esse detalhe.

Evite calçados com salto muito alto

É muito importante que nos casos de joanetes sejam evitados sapatos com salto alto, porque há grande compressão dos ossos do pé na região dolorida. Entretanto, alguns dos calçados ortopédicos indicados para joanetes possuem um leve salto, considerado benéfico nesses casos.

Evite utilizar o mesmo calçado ortopédico

A aquisição de um par de sapatos próprios para quem tem joanetes pode gerar conforto e bem-estar para indivíduos que sofrem com os sintomas incômodos dessa condição.

E variar de calçado pode ser bastante interessante para quem tem joanetes, uma vez que as áreas influenciadas pelas pressões de determinado calçado não necessariamente corresponderão às mesmas de um calçado para o outro.

Ou seja, o conforto e bem-estar do indivíduo podem ser maximizados a partir do revezamento entre calçados que aliviem os sintomas da condição.

Agora você já sabe quais são os sapatos para quem tem joanetes. É importante que você procure calçados confortáveis, com pouco ou nenhum salto e de preferência ortopédicos. Seguindo essas especificações, é possível viver confortavelmente e sem o incômodo causado pelos joanetes.

Viu só como quem tem joanetes também pode pode levar uma vida confortável? Restou alguma dúvida sobre o assunto ou tem uma experiência para compartilhar? Conte pra gente aqui nos comentários!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140