Como evitar o mau cheiro nos pés? - Meu Pé de Conforto

Como evitar o mau cheiro nos pés?

Postado em 02/10/2017

O simples hábito de tirar os sapatos após um dia exaustivo de trabalho pode ser constrangedor para muitas pessoas. Isso porque o mau cheiro nos pés — ou o famoso “chulé”, como também é conhecido — acomete indiscriminadamente homens e mulheres de todas as idades, até mesmo as crianças.

Para eliminar o odor de vez, algumas medidas são essenciais. Por isso, reunimos dicas importantes para que você saiba como evitar o mau cheiro nos pés de forma definitiva. Confira!

Entenda como surge o odor nos pés

Cientificamente conhecido como bromidrose plantar, o chulé e outros odores que surgem no corpo após a puberdade ocorrem por causa da ação de bactérias sobre o suor em determinadas regiões do corpo.

Essas bactérias se alimentam de pedaços de pele morta e do suor acumulado e eliminam compostos químicos, como o ácido isovalérico e o metanotiol, que provocam o odor característico.

O ambiente úmido e quente que envolve os pés de quem usa calçados fechados por longos períodos é ideal para a ação e a proliferação de microrganismos nocivos, como as bactérias e os fungos. Portanto, para prevenir o chulé, é essencial manter os pés longe da umidade e é fundamental que eles estejam sempre limpos.

Veja dicas importantes para evitar o mau cheiro nos pés

Como citamos acima, o mau cheiro nos pés é causado por fungos e bactérias alojados nessa parte do corpo. Quando esses microorganismos não são eliminados, o problema pode agravar, ocasionando outras doenças como a frieira, o olho-de-peixe, a micose de unha, entre outras.

Por isso, aderir a um tratamento eficiente é muito importante, não só para acabar com o odor, mas também para evitar demais doenças. Veja algumas dicas que vão lhe ajudar:

Faça uma boa higienização do local

A higiene pessoal é um dos grandes segredos para evitar o mau cheiro nos pés. Por isso, os pés devem ser lavados com sabonete pelo menos duas vezes por dia. Esfregue bem a região entre os dedos, que é a mais difícil de limpar corretamente.

Existe também um cuidado especial na hora de secar os pés. Você pode usar uma toalha ou até mesmo um secador no modo frio, pois o ar quente potencializa a proliferação de fungos e bactérias na região.

Ainda sobre a higienização correta dos pés, é importante que as unhas estejam cortadas de forma quadrada, para que resíduos não sejam acumulados e acentuem o mau cheiro.

Opte por meias de algodão

As meias de algodão e lã, que são produzidas com tecidos naturais, ajudam a absorver o suor e são as mais indicadas. Vale frisar que elas devem ser trocadas diariamente.

Para quem faz atividades físicas, as melhores opções são as próprias para as práticas esportivas, pois não deixam o suor acumular.

Atente-se ao tipo de sapato

Os calçados não precisam ser lavados sempre que forem usados. No entanto, eles devem tomar sol para secar o suor e precisam ser armazenados em locais bem ventilados.

As pessoas que produzem suor em excesso nos pés devem evitar opções de calçados com materiais sintéticos, como os de borracha e os de plástico. Isso porque esse tipo material aumenta o calor e piora o mau cheiro.

Outra dica importante é escolher o sapato que tenha o tamanho ideal dos seus pés. Caso fique muito apertado, o pé tende a produzir mais suor. Além disso, é indicado alternar os sapatos, pois caso você use o mesmo todos os dias, não dará tempo de arejar.

Utilize um desodorante específico

Um desodorante para os pés também é uma forma bem eficiente de acabar com o mau odor. O Podofresh é um loção desodorante que além de refrescar hidrata os pés com toque seco.

Ele pode ser usado após a lavagem da região, neutralizando os odores indesejáveis dos calçados e também dos pés. Aliado a uma boa higiene, é uma ótima opção para deixá-los sempre hidratados e livres de odores.

Gostou de saber como evitar o mau cheiro nos pés? Então entre em contato conosco e conheça as melhores opções para cuidar dos seus pés!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140