Reumatismo: como lidar com essa doença? - Meu Pé de Conforto

Reumatismo: como lidar com essa doença?

Postado em 03/10/2017

Nome popular dado a um grupo de mais de 200 doenças, o reumatismo atinge os ossos, músculos e articulações. Ele também está ligado às doenças reumáticas que afetam o sangue, rins e coração.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, essa doença não acomete somente os idosos, mas também adultos e, até mesmo, as crianças. De modo geral, as chances de sofrer com algum tipo de reumatismo aumentam conforme a idade avança.

Reunimos informações importantes sobre o tema e a melhor forma de lidar com os sintomas da doença. Confira!

Entenda o que é o reumatismo

Podemos definir o reumatismo como um grupo de doenças caracterizadas por alterações funcionais do sistema musculoesquelético, com origem não traumática.

Portanto, ele é uma condição autoimune, em que o sistema imunológico passa a atingir as articulações como se fossem patológicos externos.

Consequentemente, essa agressão gera pontos de inchaço e inflamação ao redor, principalmente nas mãos e nos pés.

A inflamação crônica, inclusive, pode levar à restrição dos movimentos e até mesmo certa fraqueza ao caminhar ou ao realizar atividades com os membros afetados — como levantar os braços para alcançar algo.

Veja quais são os sintomas da doença

O reumatismo é uma doença que pode durar a vida inteira. No entanto, seus sintomas são intermitentes — isso significa que eles vão e vêm, podendo progredir com o tempo.

Quando surgem, é porque a doença está ativa. Nesse momento, o paciente pode apresentar:

  • fadiga;
  • perda de apetite;
  • dor e inchaço nas articulações;
  • febre;
  • vermelhidão nas articulações;
  • dificuldade para esticar os braços;
  • rigidez na área inflamada.

Saiba quais são as possíveis causas da doença

Não é sabido, porém, o que causa o reumatismo. Algumas pesquisas constatam que pessoas com familiares próximos que têm reumatismo podem ter um risco elevado de desenvolver essa condição.

Entre os possíveis fatores, destacam-se também o desgaste das articulações, que são causados pelo excesso de movimentos repetitivos; o tabagismo; e a presença de bactérias no intestino.

Conheça alguns remédios naturais que amenizam os sintomas do reumatismo

Por fazer parte de um grupo de doenças crônicas, o reumatismo é tratado à base de medicamentos para o controle da dor e da inflamação.

Além disso, a medicina natural, nesse caso, é bastante recomendada — e pode ajudar na prevenção da doença e também na amenização das dores. Veja os principais:

Pepino

Além de ser um diurético natural, o pepino é rico em potássio, aumentando a flexibilidade dos músculos e também a elasticidade das células da pele.

Por isso, é muito usado para amenizar os sintomas do reumatismo. Ele pode ser ingerido em forma de suco ou disposto em saladas.

Tomate

Outro poderoso alimento contra o reumatismo é o tomate. Ele é um excelente alcalinador, e combate o ácido úrico no organismo.

Torna-se, então, muito eficiente contra os problemas reumáticos. Uma boa forma de ingeri-lo é à base de suco com salsa. Em poucos dias já será possível notar os resultados.

Melancia

A melancia é uma fruta que possui diversos benefícios para a saúde. Além disso, ela complementa os tratamentos de quem sofre de reumatismo.

Como possui uma boa quantidade de vitaminas A e C, contribui para o aumento da imunidade. Ademais, é útil contra câimbras e dores. Nesse caso, o ideal é que o médico indique a quantidade adequada e a melhor forma de consumo.

Cavalinha

A cavalinha é uma planta que atua remineralizando e diminuindo a inflamação dos ossos. Ela tem efeito anti-inflamatório das articulações, seja em doenças agudas ou crônicas.

O ideal é preparar um chá com as folhas da planta, dente-de-leão e chapéu-de-couro. São 3 colheres de sopa das folhas para cada litro de água.

Quando o reumatismo é diagnosticado desde o início, é possível controlar e amenizar bastante os sintomas da doença e ter uma vida cheia de qualidade!

Gostou das informações desse post? Então assine a nossa newsletter para receber nossos conteúdos em primeira mão. 

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140