Como fazer caminhada da maneira correta? - Blog Meu Pé de Conforto

Como fazer caminhada da maneira correta?

Postado em 18/10/2017

A caminhada é uma atividade praticada por muitas pessoas. Isso ocorre pelo simples fato de ser um esporte de baixo custo, que pode ser praticado em qualquer lugar, sem grandes dificuldades. É muito comum pessoas organizarem grupos de caminhadas com o intuito de ter uma vida mais saudável — evitando problemas como dores nas costas e pressão alta, por exemplo.

Embora pareça simples, é preciso um pouco de atenção para realizar as caminhadas. Quando praticado de maneira incorreta, esse exercício pode gerar uma série de desconfortos. Sendo assim, criamos este post, que indica como fazer caminhada de forma a não prejudicar o seu corpo. Ficou curioso? Então confira o conteúdo a seguir!

Dicas para caminhar com uma postura adequada

Para que a coluna não seja sobrecarregada, é primordial que se mantenha a boa postura durante a caminhada. As principais dicas para uma caminhada de qualidade são:

Abdome contraído

Deve-se pensar no umbigo como o centro do corpo e, dessa maneira, forçá-lo para dentro da barriga. Quando você faz isso, a sua coluna assume uma curvatura natural e o corpo se alinha de maneira correta e elegante. Isso te auxilia a se manter ereto e evita a sobrecarga da sua coluna.

Olhar reto

Outra dica muito importante está no olhar da pessoa que está fazendo caminhada. É muito importante caminhar como se estivesse olhando 20 metros à frente. Isso faz com que a sua coluna cervical fique ereta e condicione o restante da coluna a ficar da mesma forma. Por isso, enquanto estiver caminhando, nada de ficar olhando para o chão ou para os lados!

Movimento do quadril

O movimento do quadril deve ocorrer de maneira semelhante à passada do caminhante, ou seja, para frente e para trás. Evite balançar o quadril de forma lateral, como se estivesse rebolando: isso pode provocar lesões na coluna, dores nas costas, bem como aumentar o cansaço.

Posição das mãos e dos braços

A posição das mãos e dos braços também é fundamental na caminhada. Os braços devem permanecer ligeiramente dobrados e para baixo. O balanço é importante para proporcionar equilíbrio a cada passo. As mãos devem ficar levemente fechadas, também como forma de se manter equilibrado.

Posição dos pés

Também é importante que você esteja atento aos seus pés durante a caminhada. Parados ou em movimento, os pés devem sempre apontar para frente, evitando pisadas tortas — que podem causar lesões nas solas, nos joelhos e, principalmente, na coluna.

Respeito aos seus próprios limites

Não adianta iniciar a prática da caminhada e querer evoluir em um curto período de tempo. É necessário se adaptar à modalidade para, enfim, começar a se desafiar. Trace metas realistas e possíveis de serem alcançadas: isso evita lesões e frustrações.

Vestuário correto

Embora algumas pessoas não acreditem, o vestuário faz toda a diferença na prática da caminhada. Utilizar roupas leves, com tecidos de algodão (que permitem a transpiração) e, principalmente, calçados adequados, aumenta os benefícios da caminhada e evita uma série de desconfortos que podem atrapalhar a prática do exercício.

A caminhada é uma ótima atividade física, pois proporciona uma série de vantagens como a redução da pressão arterial, a manutenção de níveis de glicemia, a diminuição do colesterol, além do combate à osteoporose.

Agora que você já sabe como fazer caminhada de maneira correta que tal juntar um grupo e dar início aos treinos? Depois, deixe um comentário sobre a sua rotina de caminhadas!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140