Entenda as causas e aprenda a tratar as dores nos calcanhares - Meu Pé de Conforto

Entenda as causas e aprenda a tratar as dores nos calcanhares

Postado em 05/06/2018

Exercemos, diariamente, uma grande carga sobre os nossos pés. E a principal região que recebe essa carga do corpo e a distribui para o restante dos pés é o calcanhar. Não é à toa que muitas pessoas sofrem com a incômoda dor nos calcanhares.

Apesar de ser algo comum, essas manifestações dolorosas podem ser o indício de algum problema grave. Mas a preocupação está no fato de que, muitas vezes, a dor é deixada de lado, já que tende a aliviar no dia seguinte.

É importante saber que esse incômodo tem tratamento, e é justamente sobre isso que falaremos neste post! Continue lendo e descubra quais são as causas da dor no calcanhar e a melhor forma de tratá-la.

Saiba o que causa a dor na região do calcanhar

São diversas as razões desencadeadoras da dor nos calcanhares. Pode ser um problema de alteração no formato do pé ou na forma de pisar, o excesso de peso ou até uma pancada na região. Abaixo, veja as causas mais comuns.

Calçados inadequados

Sapatos com solado rígido não absorvem bem o impacto dos passos, o que pode causar dor nos calcanhares. Além deles, modelos que apertam a região, como os calçados de tiras, também ajudam a desencadear esse incômodo.

Sobrecarga

O excesso de peso é um grande vilão porque não sobrecarrega apenas os pés, mas todo o seu sistema musculoesquelético. Essa sobrecarga pode estar relacionada a uma pisada inadequada ou ao aumento de trino. Se uma pessoa despeja uma grande pressão enquanto corre ou caminha, por exemplo, isso pode gerar dor nos calcanhares.

Corridas

Atletas que correm em superfícies muito duras ou irregulares também são suscetíveis a sentir dor nos calcanhares. Por isso, usar um tênis que tenha um excelente sistema de amortecimento é fundamental.

Torção

Torcer o tornozelo também pode desencadear dor nos calcanhares. Isso porque, quando o pé gira excessivamente para fora ou para dentro, os seus ligamentos são estirados, e a dor provocada por essa condição pode irradiar por todo o pé, inclusive para o calcanhar.

Desequilíbrio

Quando há um desalinhamento dos pés, a pessoa pode pisar exercendo mais pressão com a lateral externa ou interna deles. Esse desequilíbrio da pisada distribui o peso de forma irregular, então, há sobrecarga de diversas estruturas e também do calcanhar.

Rigidez

Como você viu, a dor nos calcanhares não ocorre por causa de problemas especificamente neles, mas também devido a outras estruturas dos pés. Por isso, quando os músculos da panturrilha ou o tendão de Aquiles sofrem rigidez, os calcanhares podem ser prejudicados.

Descubra quem pode ter dor nos calcanhares

A dor nos calcanhares não é exclusiva de uma única faixa etária, nem afeta somente um grupo específico de pessoas. Ela pode ocorrer inclusive com crianças, justamente porque suas causas são muito diversificadas, conforme explicamos.

No entanto, é verdade que existem alguns grupos de risco que apresentam maior tendência para manifestar esse tipo de incômodo. Isso se dá em função das suas condições orgânicas, dos seus hábitos ou das atividades que praticam.

Atletas, por exemplo, estão muito propensos a esse problema em função da sobrecarga exercida nos membros inferiores durante os treinos. De toda a forma, isso pode ser minimizado com o uso de calçados adequados e de equipamentos de proteção. Também está mais propenso à dor nos calcanhares quem:

  • trabalha muito tempo em pé;
  • está em faixas etárias mais avançadas.
  • não utiliza os sapatos adequados;
  • usa frequentemente salto alto;
  • apresenta diferença de tamanho nos membros inferiores;
  • tem a pisada pronada ou supinada;
  • sofre com problemas como fascite plantar, esporão, tendinite do Aquiles, bursite calcaneana, doença de Sever, entre outros.

A boa notícia é que não é necessário conviver com a dor nos calcanhares, uma vez que ela pode ser aliviada e devidamente tratada. É sobre isso que falaremos a seguir!

Veja como tratar as dores nos calcanhares

Como a dor no calcanhar pode ser causada por diversos motivos, é de suma importância que o médico realize um diagnóstico de cada caso. Assim, poderá indicar o tratamento mais adequado dependendo da necessidade do paciente.

O problema pode ser tratado com medicamentos prescritos pelo médico, que reduzem a inflamação e as dores. Eles podem ser de uso oral ou tópico. Em alguns casos, indica-se a aplicação de gelo ou de calor no local, dependendo da causa e do estágio da condição.

Outro tratamento muito habitual para dor nos calcanhares é a realização de alguns exercícios de recuperação, que podem ser feitos em casa. Além disso, pode ser que o médico aconselhe a fisioterapia.

O uso de palmilhas e de protetores de calcanhar também é aconselhado. Além de ajudar no tratamento, essa medida previne as dores. Hoje, esses itens podem ser encontrados em lojas especializadas, inclusive on-line.

A escolha correta dos calçados é mais uma forma de tratar e prevenir a dor nos calcanhares. A utilização de modelos ortopédicos ajuda a equilibrar os passos e distribui melhor o peso, além de proteger os pés contra possíveis torções, ao mesmo tempo em que se adéqua à anatomia deles.

Dependendo do que está causando a dor, o médico pode recomendar a cirurgia, como para corrigir um esporão. De toda forma, não são todos os pacientes que recebem esse tipo de tratamento, sendo apenas para aqueles que não obtiveram sucesso com as medidas conservadoras.

Lembrando que a automedicação deve ser evitada, uma vez que é preciso saber ao certo o que está causando a dor nos calcanhares para recorrer à terapia mais eficaz. Por isso, se você estiver manifestando esses sintomas com frequência e ainda perceber limitações em suas atividades por causa dele, é importante procurar um especialista.

Aprenda a prevenir as dores no calcanhar

Em alguns casos, é possível prevenir a dor nos calcanhares, já que ela está relacionada com algumas atividades e hábitos que geram sobrecarga nos membros inferiores. Para pessoas obesas, por exemplo, é essencial perder peso. Para isso, deve-se evitar o sedentarismo, praticando atividades físicas regularmente e mantendo uma alimentação saudável.

Se a dor no calcanhar for causada pela prática constante de esportes, o atleta precisa fazer o alongamento dos músculos antes e depois do treino. Também deve usar calçados adequados e que tenham boa capacidade para amortecer os choques, recomendação que não é apenas para eles, mas para todas as pessoas.

saúde dos pés, por vezes, é deixada de lado. No entanto, a falta de cuidado pode levar a problemas mais graves. Por isso, se você sofre com dor nos calcanhares, não deixe de seguir as nossas dicas e buscar sempre por um acompanhamento médico em caso de dúvidas.

O esporão é uma causa muito comum da dor nos calcanhares. Por isso, veja algumas dicas para aliviar o desconforto provocado por ele.

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140