6 dicas ótimas de como aliviar a dor no esporão: confira! - Blog Meu Pé de Conforto

6 dicas ótimas de como aliviar a dor no esporão: confira!

Postado em 29/10/2019

Se você sente dores nos pés, procurou o que poderia ser, deparou-se com a palavra esporão e digitou na barra de pesquisa: “esporão o que é”, este post é para você! O esporão é a calcificação dos tecidos, devido à inflamação do osso calcâneo — o maior de nosso pé. É esse osso que sustenta nosso corpo, aguentando nosso peso e o impacto frequente. O esporão calcâneo é uma saliência anormal óssea, provocada pelo depósito de cálcio, geralmente, localizado na sola do pé, sendo invisível aos olhos.

Depois de um dia de muitas atividades, geralmente nosso corpo se sente cansado de várias maneiras, como peso nas pernas, dor de cabeça e dores nos pés. Como é responsável por nos sustentar, o pé pode ficar dolorido e necessitar de cuidados especiais. Além disso, sapato desconfortável, peso elevado e em excesso podem causar dor no esporão.

Contudo, você sabe como aliviar as dores causadas pelo esporão? Neste post, daremos 6 importantes dicas para ajudar você. Confira!

1. Fazer alongamento das pernas e dos pés

O alongamento é um bom aliado para aqueles que desejam evitar dores corporais. A fim de aliviar a dor no esporão, podem ser feitos alguns exercícios para que a aponeurose plantar seja alongada — membrana de tecido conjuntivo fibroso, que recobre a musculatura da sola do pé.

Você pode rolar o pé em cima de uma bola de tênis ou puxar os dedos para cima por alguns segundos, a fim de aumentar a elasticidade da fáscia e evitar que ela pressione o esporão, amenizando a dor. É recomendado também pisar na ponta do degrau de uma escada e forçar para baixo o calcanhar, mantendo o alongamento da perna e da sola do pé.

2. Fazer massagem

Outra boa dica para amenizar a dor no esporão é realizar uma massagem no pé. Essa ação pode contar com a ajuda de um profissional ou não. Caso não tenha acesso a um massagista, você mesmo pode massagear o seu pé ou pedir para que algum conhecido o faça.

Por meio da massagem, é possível relaxar o local, aliviando as dores. Para facilitar, utilize bons cremes hidratantes para os pés ou óleo de amêndoa doce. Caso a dor seja elevada, uma massagem que pode ser recomendada também é a transversa, feita exatamente em cima da dor, friccionando o local.

3. Realizar sessões de fisioterapia

Mesmo após alongar os pés com frequência e realizar massagens na região, algumas pessoas continuam com uma dor no calcanhar, que pode irradiar para outras partes do corpo. Essa situação afeta a qualidade de vida e, por isso, o mais indicado nesses casos é procurar ajuda de profissionais capacitados, como os fisioterapeutas.

A fisioterapia é uma excelente forma de diminuir a dor do esporão. Durante as sessões, o profissional utiliza aparelhos para diminuir a inflamação. Além disso, ele também realiza exercícios para liberar as musculaturas que envolvem o tendão e que podem estar com contraturas devido ao esforço.

Com o trabalho, os músculos enrijecidos tendem a ficar menos tensos e mais relaxados. Outra vantagem da prática que ajuda a aliviar a dor é o aumento da flexibilidade e da capacidade de movimentação da articulação.

4. Usar calçados especiais para o esporão

Essa dica é uma das mais valiosas para aliviar a dor no esporão e vai especialmente para quem pratica corridas e saltos. Utilizar um tênis confortável, com amortecedores e que se encaixe ao pé e à pisada, é essencial para prevenir que o esporão se desenvolva. Inclusive, o calçado deve ter um salto médio de 2,5 cm para equilibrar e distribuir o peso sobre os pés.

Usar calçados adequados, como botas walker, é muito importante para a prevenção e o tratamento tanto do esporão quanto de outras patologias que acometem os pés. Afinal, eles distribuem o peso e causam um alívio imediato da dor, tornando-se, assim, uma excelente opção para possibilitar a mobilidade e aumentar a qualidade de vida do paciente.

Além disso, tome cuidado com a sola do calçado que você escolheu para utilizar no dia a dia. Se ela não for maleável e adequada, não cumprirá devidamente o seu papel, e os impactos dificultarão ainda mais a sua recuperação.

5. Usar acessórios ortopédicos

Além do calçado adequado, é possível diminuir as dores do esporão utilizando acessórios ortopédicos. A primeira dica é escolher uma palmilha confortável, que ajude a absorver o impacto das passadas. Esse tipo de acessório melhora a postura, diminui o atrito entre as articulações e o solo, facilita a prática esportiva, previne lesões e muito mais!

Existem diferentes modelos de palmilha ortopédica, como as feitas em gel ou couro. No caso do esporão, é indicado escolher uma que se ajuste perfeitamente ao formato do pé e que tenha algum reforço na região do calcanhar.

Outro acessório muito importante para quem tem dores decorrentes de esporão é a calcanheira, também conhecida como protetor de esporão. A calcanheira diminui consideravelmente o impacto na região, dando mais firmeza aos pés. Além de promover maior conforto e uma redução da dor devido à diminuição do atrito, ela também pode ser utilizada para prevenir o problema.

6. Diminuir o ritmo das atividades de impacto

A nossa última dica para que você consiga reduzir as dores do esporão e aumente a sua qualidade de vida é diminuir o ritmo das atividades de impacto. Os exercícios de alto impacto são aqueles em que os pés deixam de ter contato com o chão por um período frequente. Assim, diversas modalidades se encaixam nesse perfil, como correr, pular corda, saltar, jogar tênis, jogar futebol, jogar vôlei etc.

Se a sua dor estiver alta e não passar com os tratamentos, é muito importante evitar realizar esses esportes por um determinado período, até que o problema seja controlado. Para acelerar o processo de recuperação, consulte um médico que possa avaliar constantemente a situação.

Se você leva uma vida ativa e não abre mão de praticar algum exercício físico, não se preocupe. Há opções que podem servir para substituir as suas práticas enquanto durar o período de desconforto.

Que tal experimentar alguma delas? Anote aí alguns exemplos de exercícios de baixo impacto que podem ser praticados: natação, musculação, treinamento funcional, ciclismo, remada, golfe, escalada, pilates, dança etc.

Por fim, seguir essas dicas para aliviar a dor no esporão é muito importante para combater os sintomas e ter uma completa recuperação. Se não for realizado o tratamento ideal, futuramente, podem ocorrer complicações, como o desenvolvimento de dores crônicas. Logo, cuide da saúde dos seus pés! Dessa forma, você ficará livre do esporão no calcanhar.

Você curtiu nossas dicas de como aliviar a dor no esporão? Agora que você já encontrou respostas para a sua busca sobre “esporão o que é”, assine a nossa newsletter no canto à direita e não perca nenhum post sobre a saúde dos pés!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140