3 dicas ótimas de como aliviar a dor no esporão: confira! - Blog Meu Pé de Conforto

3 dicas ótimas de como aliviar a dor no esporão: confira!

Postado em 29/10/2019

Depois de um dia de muitas atividades, geralmente nosso corpo se sente cansado de várias maneiras, como peso nas pernas, dor de cabeça e dores nos pés. Como é responsável por nos sustentar, os pés podem ficar doloridos e necessitar de cuidados especiais. Sapato desconfortável, peso elevado e excesso de peso podem causar dor no esporão.

O esporão é a calcificação dos tecidos, devido à inflamação do osso calcâneo — o maior de nosso pé. É esse osso que sustenta nosso corpo, aguentando nosso peso e o impacto frequente. O esporão calcâneo é uma saliência anormal óssea, provocada pelo depósito de cálcio, geralmente, localizado na sola do pé, sendo invisível aos olhos. 

Contudo, você sabe como aliviar as dores causadas pelo esporão? Nesse post daremos algumas dicas para ajudar você. Confira!

1. Fazer alongamento das pernas e dos pés

Para aliviar a dor no esporão podem ser feitos alguns exercícios para alongar a aponeurose plantar — membrana de tecido conjuntivo fibroso, que recobre a musculatura da sola do pé.

Você pode rolar o pé em cima de uma bola de tênis ou puxar os dedos para cima por alguns segundos, a fim de aumentar a elasticidade da fáscia e evitar que ela pressione o esporão, amenizando a dor. É recomendado também pisar na ponta do degrau de uma escada e forçar para baixo o calcanhar, mantendo o alongamento da perna e da sola do pé.

Powered by Rock Convert

2. Fazer massagem

Para realizar massagem no pé podem ser usados bons cremes hidratantes para os pés ou óleo de amêndoa doce. Você mesmo pode massagear seu pé ou pedir alguém que faça para você. Uma massagem que pode ser recomendada também é a transversa, feita exatamente em cima da dor, friccionando o local.

3. Usar calçados especiais para o esporão

Essa dica é uma das mais valiosas para aliviar a dor no esporão e vai especialmente para quem pratica corridas e saltos. Utilizar um tênis confortável, com amortecedores e que se encaixe ao pé e à pisada é essencial para prevenir que o esporão se desenvolva. Inclusive, o calçado deve ter um salto médio de 2,5 cm para equilibrar e distribuir o peso sobre os pés.

Utilizar calçados adequados, como botas walker, é muito importante na prevenção e tratamento tanto do esporão quanto de outras patologias que acometem os pés. Visto que eles distribuem o peso e causam um alívio imediato da dor, tornando-se, assim, uma excelente opção para possibilitar a mobilidade e aumentar a qualidade de vida do paciente.

Além disso, tome cuidado com a sola do calçado que você escolheu para utilizar no dia a dia. Se ela não for maleável e adequada, não cumprirá devidamente o seu papel e os impactos dificultarão ainda mais a sua recuperação.

Por fim, seguir essas dicas para aliviar a dor no esporão é muito importante para o alívio dos sintomas e uma completa recuperação. Se não for realizado o tratamento ideal, futuramente podem ocorrer complicações, como o desenvolvimento de dores crônicas. Logo, cuide da saúde dos seus pés! Dessa forma, você ficará livre do esporão no calcanhar.

Você curtiu nossas dicas de como aliviar a dor no esporão? Então saiba também como evitar bolhas e calos nos pés e resolva esses problemas de uma vez!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140