Entenda melhor o que é sedentarismo e suas consequências - Meu Pé de Conforto

Entenda melhor o que é sedentarismo e suas consequências

Postado em 18/03/2020

Não é novidade para ninguém que o estilo de vida moderno vem afetando a saúde do ser humano, que tem cada vez mais dificuldades em manter uma alimentação balanceada e sustentar uma boa rotina de exercícios. Se você se identifica com esse cenário, precisa entender melhor o que é sedentarismo e suas consequências.

Fazer exercícios com regularidade é importante porque traz mais bem-estar físico e mental, além de contribuir para o funcionamento correto do coração, da circulação sanguínea e até mesmo de nossos hormônios.

Embora as atividades físicas devessem ser uma ação comum em nossa rotina, o fato é que, na maioria das vezes, a preocupação excessiva com a carreira, a falta de tempo, problemas familiares e a praticidade do fast-food minam nossas energias e prejudicam o organismo. Continue lendo e aprenda mais sobre o tema!

Afinal, o que é o sedentarismo?

Podemos definir o sedentarismo como a ausência ou grande diminuição da prática de atividades físicas e esportivas, que gera indisposição nos indivíduos. Médicos e demais especialistas chamam esse quadro de “doença do século”, tendo em vista que, até mesmo em função da popularização de recursos tecnológicos, as pessoas estão fazendo cada vez menos esforço.

Como o organismo humano foi feito para se movimentar, existem implicações indesejáveis que estão fazendo com que muitas pessoas repensem a sua rotina e, felizmente, cogitem a adoção de certos cuidados e hábitos mais saudáveis e um estilo de vida mais ativo. Por isso, as academias de ginástica e clubes andam tão lotados!

Quais são as principais consequências do sedentarismo?

As consequências do sedentarismo não são nada desejáveis. Entre elas, podemos citar a obesidade, a redução da flexibilidade e a atrofia muscular, que acabam tendo impactos bastante significativos na autoestima e até na mobilidade das pessoas. Isso se reflete tanto na vida social quanto na profissional.

Entretanto, existem impactos potencialmente mais graves para a saúde, entre as quais vale destacar dores articulares, cansaço intenso, aumento do colesterol e da pressão arterial, síndrome metabólica, maior incidência de diabetes tipo II e problemas cardiovasculares, como o AVC (Acidente Vascular Cerebral) e IAM (Infarto Agudo do Miocárdio). 

Como deixar de ser uma pessoa sedentária?

Depois de ler esse conteúdo, você deve estar assustado, descobrindo como o sedentarismo pode ser nocivo para sua mente e o seu corpo, não é mesmo? No entanto, felizmente, você pode reverter esse cenário por meio da adoção de algumas atitudes simples e ações pontuais, inseridas progressivamente na sua rotina diária. 

Para mudar essa situação, você deve apostar na prática de atividades físicas, como caminhadas, natação e bicicleta. A musculação é outra boa opção, ainda que você não goste de treino com pesos. Lembre-se de marcar uma consulta com um médico antes de começar a se exercitar, além de contar com um calçado adequado para a prática escolhida.

Agora você já sabe bem o que é o sedentarismo e pôde observar quais são as suas principais consequências para o organismo humano, certo? Evite que isso acontece com você e adote hábitos mais saudáveis na sua rotina!

Gostou de aprender o que é sedentarismo e suas consequências? Então não deixe de conferir também nosso outro conteúdo com 4 exercícios para a terceira idade para melhorar o condicionamento físico!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140