O que é bursite? Descubra suas causas e seus tratamentos - Blog Meu Pé de Conforto

O que é bursite? Descubra suas causas e seus tratamentos

Postado em 19/03/2020

Existem várias situações que podem gerar dor nas mais diversas partes do organismo, criando um desconforto que atrapalha o dia a dia da pessoa e até mesmo a sua rotina profissional. Algumas delas, inclusive, podem estar relacionadas com o trabalho e suas exigências. Por isso mesmo, saber o que é bursite pode ser muito relevante.

Esse é um problema que vem apresentando uma incidência crescente na sociedade, sobretudo por ter, entre as suas causas mais comuns, movimentos repetitivos como o uso de teclados de computadores ou o manuseio do mouse. Continue lendo este post para aprender mais sobre o assunto!

Afinal, o que é a bursite?

Antes de entender o que é a bursite, você precisa saber melhor o que são as bursas. Elas nada mais são do que espécies de pequenas bolsas que se localizam entre alguns dos ossos das articulações do corpo humano e seus tendões e músculos adjacentes. As bursas são recheadas de líquido sinovial, um lubrificante natural e de aspecto viscoso.

A sua função principal é, justamente, reduzir o impacto entre essas estruturas. Na medicina, o sufixo “ite” é utilizado para designar uma inflamação, o que indica que a bursite é, portanto, uma inflamação em uma bursa. Ela pode ocorrer em diversos locais do organismo e tem um número bastante elevado de causas em potencial.

Quais são as causas da bursite?

Como dissemos, existem muitas causas para a bursite. É preciso adotar alguns cuidados básicos, caso você não queria sofrer com esse incômodo. Atualmente, a inflamação das bursas, em especial das que se localizam na articulação do ombro, é bastante relacionada a movimentos repetitivos, principalmente os que fazemos diariamente no trabalho.

Powered by Rock Convert

Entretanto, existem outras conjunturas que podem desencadear o problema, entre as quais podemos destacar infecções e traumas. O próprio avançar da idade pode fazer com que nossas bursas inflamem mais facilmente, assim como algumas práticas desportivas, como tênis, golfe, boliche, entre outras.

Quais são os principais sintomas da bursite?

O principal sintoma da bursite é, logicamente, a dor, que pode ser de intensidade variável, de acordo com a gravidade do problema. Entretanto, o quadro pode se agravar, gerando inchaço, vermelhidão e até limitação articular. A situação é mais frequente em ombros, cotovelos, quadril, punhos e joelhos.

Como é o tratamento da bursite?

O tratamento da bursite inclui a adoção de hábitos simples, como fazer compressa de gelo, ficar em repouso e evitar a desidratação. O uso de medicamentos é comum, sobretudo de anti-inflamatórios e analgésicos, normalmente aliado a sessões de fisioterapia. Para casos mais graves, pode ser feita a aspiração do líquido sinovial ou a cirurgia de remoção da bursa.

Depois de conferir este conteúdo, você já sabe o que é bursite e aprendeu como é o tratamento para evitar o problema. Evitar movimentos repetitivos e preservar as suas articulações, por exemplo, são excelentes ações para não sofrer com esse quadro, que pode ser limitante e bastante dolorido!

Gostou de aprender o que é bursite? Quer repassar essas informações? Então compartilhe livremente este conteúdo em suas redes sociais!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140