Dormência nos pés: quando se preocupar? - Blog Meu Pé de Conforto

Dormência nos pés: quando se preocupar?

Postado em 03/03/2021

A sensação de dormência nos pés, na maioria das vezes, é normal e não precisa gerar grandes preocupações. No entanto, dependendo de como e quão frequente esse formigamento ocorre é necessário prestar atenção e até mesmo procurar por médicos adequados para tratar o desconforto.

Quando existe uma durabilidade nessa sensação de dormência e formigamento na região das pernas e dos pés é necessário entender qual causa está envolvida na questão, já que algumas são mais preocupantes que as outras.

Entendemos a importância de compreender melhor os aspectos da sua saúde e bem-estar. Por isso, criamos este conteúdo sobre dormência nos pés, suas causas e maneiras adequadas de tratar a situação. Confira!

O que é a dormência nos pés?

Conhecida medicamente como Parestesia, a dormência ou formigamento nos pés, pernas e mãos é uma situação comum que acontece pela pressão dos nervos. Isso porque, muitas vezes existe uma compressão externa causada por alguma superfície ou trauma. Como essas regiões do corpo têm maior número de terminações nervosas se comunicando com o cérebro, qualquer alteração provoca a sensação de dormência.

Um exemplo bastante conhecido dessa sensação de dormência nos pés é quando a pessoa fica sentada por muito tempo sobre os membros ou em posição com muita pressão, depois sente o incômodo e não consegue movê-los corretamente durante alguns minutos.

Quais as causas?

Apesar de ser uma situação normal, se a dormência surgir de forma incomum ou com muita frequência, sem nenhuma causa ou pressão externa, demorando para retornar, é necessário consultar um médico o mais rápido possível.

É bastante provável que a sensação seja um sinal de alerta para algum problema mais grave no organismo. Frequentemente a dormência nos pés pode ser causada por:

  • ansiedade;
  • deficiência na dieta e falta de vitaminas;
  • funções anormais do nervo;
  • hérnia de disco;
  • lesões no nervo;
  • neuropatia diabética;
  • problemas circulatórios.

Neuropatia diabética

A neuropatia diabética é a principal responsável pela dormência persistente nos pés. Essa doença é causada por conta dos níveis elevados de açúcar no sangue, bastante comum em pacientes diabéticos que não realizam acompanhamento médico. 

Além da sensação constante de dormência nos membros inferiores, a neuropatia diabética pode gerar outros sintomas como micção frequente, boca seca, sede extrema, comichão na pele, aumento da fome e hálito com cheiro de frutas. 

Quando se preocupar com a dormência nos pés?

É preciso se preocupar com o formigamento e dormência no corpo quando a sensação começa sem causa aparente e se torna frequente e duradoura. Nesses casos, é essencial buscar ajuda profissional de um especialista e conferir o que esta acontecendo com você.

Alguns sintomas, além da dormência, são indicados de quando procurar ajuda, como:

  • confusão mental ou perda de consciência, mesmo que momentânea;
  • fala enrolada, alteração na visão e dificuldade para caminhar;
  • fraqueza ou não conseguir se mover;
  • não conseguir controlar a movimentação da região;
  • perda de controle da bexiga ou intestino.

Por fim, lembre-se da importância de manter um estilo de vida saudável, com exercícios frequentes e alimentação balanceada para garantir muito mais saúde e bem-estar em todos os aspectos do cotidiano, contribuindo diretamente para a melhora da dormência nos pés.

Você já sabia dessas informações ou ainda tem alguma dúvida sobre o tema? Deixe um comentário para nós, pois nossos especialistas irão ajudar da melhor maneira possível!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140