Dormência nos pés: quando se preocupar? - Meu Pé de Conforto

Dormência nos pés: quando se preocupar?

Postado em 03/03/2021

A sensação de dormência nos pés, na maioria das vezes, é normal e não precisa gerar grandes preocupações. No entanto, dependendo de como e quão frequente esse formigamento ocorre é necessário prestar atenção e até mesmo procurar por médicos adequados para tratar o desconforto.

Ao persistir a sensação de dormência e formigamento na região das pernas e dos pés, é crucial investigar a causa subjacente, uma vez que algumas são mais alarmantes do que outras. Portanto, é importante compreender qual fator está envolvido nessa condição duradoura.

Entendemos a importância de compreender melhor os aspectos da sua saúde e bem-estar. Por isso, criamos este conteúdo sobre dormência nos pés, suas causas e maneiras adequadas de tratar a situação. Confira!

O que é a dormência nos pés?

Conhecida medicamente como Parestesia, a dormência ou formigamento nos pés, pernas e mãos é uma situação comum que ocorre devido à pressão dos nervos. Isso ocorre frequentemente devido à compressão externa causada por alguma superfície ou trauma. Uma vez que essas regiões do corpo possuem um maior número de terminações nervosas que se comunicam com o cérebro, qualquer alteração provoca a sensação de dormência.

Um exemplo bastante conhecido dessa sensação de dormência nos pés é, portanto, quando a pessoa fica sentada por muito tempo sobre os membros ou em posição com muita pressão. Depois disso, sente o incômodo e não consegue movê-los corretamente durante alguns minutos.

sandália casual masculino para diabético confortável em couro na cor marrom
Produzida em couro amaciado floater e revestida em couro, a sandália masculina Doctor Shoes foi desenhada para evitar atrito e prevenir lesões.

Quais as causas?

Apesar de ser uma situação normal, no entanto, se a dormência surgir de forma incomum ou com muita frequência, sem nenhuma causa ou pressão externa, demorando para retornar, é necessário consultar um médico o mais rápido possível.

Certamente, a sensação é um sinal de alerta para algum problema mais grave no organismo. Comumente, a dormência nos pés pode ser causada por:

  • ansiedade;
  • deficiência na dieta e falta de vitaminas;
  • funções anormais do nervo;
  • hérnia de disco;
  • lesões no nervo;
  • neuropatia diabética;
  • problemas circulatórios.

Neuropatia diabética

A neuropatia diabética é a principal responsável pela dormência persistente nos pés. Sendo assim, essa doença é causada por conta dos níveis elevados de açúcar no sangue, sendo bastante comum em pacientes diabéticos que não realizam acompanhamento médico.

Além disso, a neuropatia diabética pode gerar outros sintomas, como micção frequente, boca seca, sede extrema, comichão na pele, aumento da fome e hálito com cheiro de frutas.

sandália casual masculina para diabético em couro na cor preta
Projetada para atender o público que sofre com diabetes, a sandália masculina Doctor Shoes tem a forma larga para melhor acomodar os pés.

Quando se preocupar com a dormência nos pés?

É preciso se preocupar com o formigamento e dormência no corpo quando a sensação começa sem causa aparente e se torna frequente e duradoura. Nesses casos, é essencial buscar ajuda profissional de um especialista e conferir o que esta acontecendo com você.

Alguns sintomas, além da dormência, são indicados de quando procurar ajuda, como:

  • confusão mental ou perda de consciência, mesmo que momentânea;
  • fala enrolada, alteração na visão e dificuldade para caminhar;
  • fraqueza ou não conseguir se mover;
  • não conseguir controlar a movimentação da região;
  • perda de controle da bexiga ou intestino.

Lembre-se da importância de manter um estilo de vida saudável, com exercícios frequentes e alimentação balanceada para garantir muito mais saúde e bem-estar em todos os aspectos do cotidiano. Assim como, optar por calçados adequados também contribui diretamente para a melhora da dormência nos pés.

A sandália anabela Doctor Shoes possui material tecnológico espumado respirante proporcionando leveza e maciez ao caminhar.

Calçados Doctor Shoes: Conforto e cuidado para a dormência nos pés

Ao lidar com a dormência nos pés, é fundamental procurar soluções que ofereçam cuidados adequados. Nesse sentido, os calçados da Doctor Shoes destacam-se como uma escolha inteligente para garantir uma caminhada mais confortável.

bota casual feminina confortável em couro na cor preta
Leve e macia, a bota feminina Doctor Shoes complementa seus looks casuais e oferecendo extremo conforto e segurança.

Os calçados da Doctor Shoes são projetados com tecnologias inovadoras, visando proporcionar comodidade e suporte aos pés. Além disso, eles contam com solado de poliuretano gel, ultra leve e macio, oferecendo segurança e leveza a cada passo. Dessa forma, minimizam o impacto nas áreas afetadas pela dormência.

sapato anabela feminino confortável em couro preto
A bota feminina Doctor Shoes possui palmilha que se encaixa perfeitamente ao pé amenizando dores e dormências.

Igualmente, os calçados contam com a tecnologia Antistaffa, que previne o cansaço e o estresse, durante todo o dia. Com modelos específicos para diabéticos, tanto para homens quanto para mulheres.

Não deixe a sua saúde de lado. Escolha Doctor Shoes, a marca que se preocupa com os seus pés. Seja o protagonista da sua jornada rumo a uma vida com mais bem-estar.

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140