Formigamento nos pés: veja como lidar com esse problema. - Blog Meu Pé de Conforto

Formigamento nos pés: veja como lidar com esse problema.

Postado em 23/11/2020

Sentir uma leve dormência nas pernas e nos pés pode ser algo normal. No entanto, na maioria das vezes, não precisa gerar grandes preocupações. Contudo, dependendo de como esse formigamento nos pés acontece é necessário prestar mais atenção e, em casos mais graves, procurar por médicos adequados para tratar a situação.

Sabemos da importância que é para a sua saúde compreender melhor quais os possíveis motivos causadores desse formigamento. Por isso, elaboramos este texto explicando as causas mais comuns dessa sensação e como tratar da maneira adequada. Acompanhe!

O que pode ser o formigamento nos pés?

Muitas vezes o formigamento nos pés ocorre, simplesmente, porque ficamos muito tempo em uma mesma posição, com as pernas cruzadas, sentados, ou então, quando usamos calçados apertados. Nessas situações, o desconforto pode ser causado devido a uma pressão constante em um determinado nervo. Quando isso ocorre, é possível resolver o problema ao mudar de posição, levantar e usar calçados de tamanho adequado, aliviando a pressão sobre o nervo.

Como resolver o problema em situações graves?

Em alguns casos, quando o formigamento persiste por muito tempo ou quando ele ocorre mesmo sem que haja pressão sobre os nervos, pode ser um sinal de uma situação mais grave. Portanto, confira a seguir algumas das doenças causadas por esse tipo de formigamento nas pernas e como lidar.

Neuropatia diabética

Essa é uma complicação devido aos altos níveis de açúcar no sangue. Quando esse nível não é controlado ele pode causar danos nos nervos, gerando o formigamento. É por conta disso que muitas pessoas com diabetes sentem constantemente essa sensação nos pés.

Nesses casos é comum que outros sintomas apareçam, como a boca seca, a sede extrema e as náuseas. Para constatar se o formigamento é fruto de diabetes é importante consultar um médico e realizar um exame de sangue. A utilização de calçados para diabéticos pode aliviar significativamente a dormência.

Ansiedade

Crises de ansiedade podem fazer com que as pessoas respirem muito rápido. Quando isso acontece, é comum ocorrer um desequilíbrio de oxigênio e dióxido de carbono no organismo. Essa irregularidade na respiração causada pela hiperventilação pode gerar o formigamento no corpo.

Existem diversas maneiras para diminuir os níveis de ansiedade. Em muitos casos a prática de exercícios e acompanhamento psicológico resolvem o problema. Contudo, a depender do nível da ansiedade e do estresse, é necessário o uso de medicamentos.

Deficiência vitamínica

Uma das possibilidades da causa do formigamento nas pernas é a deficiência de vitamina B1, também conhecida como Beribéri. Nesses casos, junto com a sensação de dormência nos membros, é comum a pessoa sentir cãibras musculares, visão dupla e confusão mental. Para lidar com o problema é necessário suplementar a ingestão de vitamina B1 e eliminar o consumo de substâncias prejudiciais, como o álcool.

Hérnia de disco

Outra doença que pode causar o formigamento é a hérnia de disco. De modo geral, ela consiste em uma lesão que ocorre, principalmente, na região lombar. Além da dormência nas pernas ela causa dores na coluna e nas costas. Para tratar a doença é necessário administrar analgésicos, relaxantes musculares, anti-inflamatórios e, em casos mais graves, realizar uma cirurgia.

Na maioria das vezes, ter um leve formigamento nos pés não é motivo de preocupações, pois basta mudar de posição e utilizar os calçados adequados para resolver o problema. Contudo, como abordado ao longo deste texto, em certos casos é possível que esse formigamento represente algum problema grave. Por isso, é importante ter atenção para perceber quando acontece esse formigamento e, caso necessário, consultar um médico adequado.

Você conhecia essas informações sobre o formigamento dos pés e pernas? Quer ter acesso a mais conteúdos para cuidar de sua saúde e estética? Então, nos acompanhe no Facebook, Instagram e Linkedin!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140