Conheça 5 doenças do verão e saiba como evitá-las!

O verão é uma das estações que mais animam as pessoas. Por isso, muitos aproveitam para confraternizar com os amigos e os parentes, principalmente promover eventos que acontecem em lugares com piscinas, praias e rios. Embora esse seja um ótimo momento para a descontração e o divertimento, é também um período que ocorrem as doenças do verão.
Para aproveitar da melhor forma possível essa estação, é importante tomar cuidados, para evitar essas doenças. Pensando nisso, elaboramos este texto para explicar quais são as doenças mais comuns durante o verão e de que forma é possível evitá-las, a fim de não prejudicar as suas festas e confraternizações. Acompanhe!
O que são as doenças do verão?
As doenças do verão são aquelas causadas por vírus e bactérias com capacidade de se proliferarem com facilidade nesse clima. A combinação de aglomerações, sol, suor, água do mar, rio ou piscina e exposição do corpo por conta do uso de menos roupas, faz aumentar a suscetibilidade a males que durante outros períodos são menos recorrentes.
Quais as principais doenças?
Saiba agora quais as principais doenças durante essa estação e como evitá-las no período.
1. Micose
As micoses são causadas por fungos proliferados, principalmente, em ambientes quentes e úmidos. Por isso, o verão é propício para eles. As micoses mais comuns são as frieiras entre os dedos dos pés, surgindo manchas brancas ou avermelhadas na pele e geram uma intensa sensação de coceira.
A melhor forma de evitar as micoses é mantendo sempre a pele seca. Ao sair do mar ou da piscina, é fundamental enxugar bem o corpo com uma toalha limpa e, se possível, trocar a roupa de banho molhada por uma outra seca. No caso da micose surgir mesmo assim, o ideal é tratá-las com talcos, cremes ou pomadas anti fungos — facilmente encontradas em farmácias.
2. Desidratação
Essa é uma doença muito comum durante o verão. Por meio do suor e da exposição solar, o corpo perde muito líquido. Muitos não percebem a desidratação acontecendo, pois estão entretidos com as atividades de lazer nas praias ou piscinas e notam o problema só quando está grave. Para evitar a situação, basta cuidar da hidratação, bebendo bastante água ao longo de todo o dia. O recomendado é ingerir três litros ao longo dos dias mais quentes.
3. Insolação
A insolação pode fazer com que o corpo chegue a altas temperaturas, como 40ºC, causando febre, náuseas e até diarreia e vômitos. Essa doença ocorre pelo excesso de exposição solar e agrava nos horários mais fortes dos raios ultravioletas — entre 10h às 16h —, principalmente, se não fizer o uso de protetores solares.
Para evitar a insolação busque proteção do sol, com chapéus, bonés e evite a exposição nos horários críticos. Além disso, é fundamental usar frequentemente filtro solar e manter o corpo hidratado.
4. Dengue
A dengue é uma doença que gera bastante preocupação no Brasil. O mosquito Aedes Aegypti, procura água parada para botar os seus ovos e desenvolver suas larvas. Como o verão é bastante chuvoso, diversos lugares acumulam água parada nesse período e favorecem a proliferação do mosquito. Para evitar essa doença é necessário ter bons hábitos de higiene, impedir a permanência de água parada em vasos, pneus e demais lugares que possam acumular água.
5. Conjuntivite
Durante o verão, principalmente, nas praias e piscinas a contaminação de micro-organismos é facilitada. Quando compartilhamos artigos, como óculos e maquiagens, ou coçamos os olhos, após nadar em um local de aglomeração, é possível se contaminar. Por isso, é indicado não compartilhar objetos pessoais e não colocar as mãos no rosto sem fazer a higienização correta delas.
O verão é ótimo para confraternizar e relaxar. Portanto, para isso acontecer sem problemas, como você pode perceber no texto, é necessário tomar certos cuidados, evitando as doenças do verão. Por isso, siga as nossas dicas, tome cuidado com a exposição solar, preste atenção à hidratação, higienização e evite compartilhar os seus objetos. Assim você poderá curtir tranquilamente essa estação tão animada!
Gostou dessas informações sobre como cuidar da sua saúde durante o verão? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Assim também os ajuda a aproveitar a estação da melhor forma possível!
Fique por dentro de tudo!
Assine nossa Newsletter e receba informações, artigos e muito mais, direto no seu e-mail!