Como diminuir a ansiedade: 4 dicas importantes para você - Blog Meu Pé de Conforto

Como diminuir a ansiedade: 4 dicas importantes para você

Postado em 14/09/2020

A ansiedade funciona como uma reação de nosso corpo ao estresse. Você provavelmente já sentiu isso, principalmente agora, em que vivemos um momento de mudanças inesperadas e muitas incertezas. De maneira geral, a ansiedade se apresenta aumentando o sentimento de tensão, preocupação e pode até mesmo gerar pensamentos ruins.

É importante lembrar que ela, em si, não é algo ruim ou uma doença. Em níveis normais, a ansiedade é importante por nos impulsionar a realizar projetos e planejamentos futuros. Contudo, quando os sintomas ocorrem com muita frequência e intensidade, ela pode se tornar um problema.

Por isso, pensando na importância de saber diminuir a ansiedade para melhorar sua saúde, elaboramos o texto a seguir. Confira!

1. Reduza o estresse diário

Quando uma situação estressante aparecer e você sentir o “sangue subir”, procure respirar fundo e contar até 10. Pode parecer difícil no começo, mas com treino é possível que essa postura fique praticamente automática em momentos de tensão. Lembre-se de que, por mais tensa que a situação seja, ficar estressado com ela só deixará as coisas mais difíceis.

Além disso, quando fizer esse exercício, procure respirar com o diafragma. Dessa forma, o corpo humano recebe mais oxigênio e expande mais os pulmões, melhorando a oxigenação de todo o organismo. Além de aliviar o estresse e a ansiedade, a respiração diafragmática reduz o cansaço e pode diminuir o risco de doenças.

Powered by Rock Convert

2. Tenha hábitos saudáveis

Essa dica é indispensável para quem procura diminuir a ansiedade. Tanto para o corpo quanto para a mente, estabelecer hábitos saudáveis trará inúmeros benefícios. Por exemplo, quando estamos muito ansiosos, comemos com pressa e quase nunca pensamos na qualidade do alimento. Portanto, procure comer com tranquilidade e organizar uma dieta balanceada.

Também é muito importante organizar uma rotina de exercícios físicos, mesmo que dentro de casa. Existem diversos exercícios para fazer em seu lar, que podem ser realizados por qualquer pessoa, independentemente de onde ela mora. Basta ter criatividade e disciplina para fazer isso. Melhorar os hábitos diários fará toda a diferença em seu bem-estar.

3. Utilize técnicas de relaxamento

Para conter o nível de ansiedade, além do que já foi dito até aqui, é válido procurar técnicas de relaxamento. Você pode, por exemplo, fazer alongamentos, praticar ioga e também procurar massagear com frequência as áreas do corpo que estão mais tensionadas. Fazendo isso cotidianamente, em pouco tempo, será possível perceber sua ansiedade diminuir e sua qualidade de vida aumentar.

4. Faça atividades prazerosas e desconecte-se

A rotina muitas vezes é tão corrida que faz com que a gente se esqueça daquelas pequenas atividades que gostamos de realizar. Portanto, procure fazer aquilo que te alegra e faz bem. Não importa se você gosta de ouvir músicas antigas, arriscar pratos novos na cozinha, ler um livro ou assistir a uma série diferente. Faça o que for prazeroso para você. Além disso, lembre-se de fazer isso sem distrair a atenção com o celular ou o computador. O tempo é muito mais bem aproveitado quando você foca naquilo que gosta.

Diminuir a ansiedade nem sempre é algo fácil, ainda mais em um momento de tanta incerteza como o que estamos passando. Contudo, se a situação mudou, é preciso também que a gente mude. Nesse sentido, pequenas atitudes, como as que trabalhamos aqui, podem fazer toda a diferença, diminuindo o estresse cotidiano e melhorando seu bem-estar diário.

E então, gostou de nossas dicas para manter a calma e controlar a ansiedade? Que tal compartilhar este artigo nas redes sociais para ajudar também seus amigos?

Powered by Rock Convert

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140