Descubra aqui 7 exercícios físicos para fazer em casa! - Blog Meu Pé de Conforto

Descubra aqui 7 exercícios físicos para fazer em casa!

Postado em 27/08/2020

A quarentena por conta do coronavírus parece ter aumentado o interesse (ou mesmo a necessidade) das pessoas de descobrir os exercícios físicos para fazer em casa. Afinal, com o fechamento das academias e outras medidas de distanciamento social acabaram por não permitir que a rotina normal fosse mantida.

Então, para não deixar o corpo parado a solução foi encontrar maneiras de se mexer dentro do próprio lar. No fim das contas, muita gente gostou da ideia e até prefere essa praticidade.

Essa também é uma oportunidade para quem ainda não tem o costume de se movimentar, não é verdade? Para descobrir algumas sugestões, confira os tópicos a seguir!

1. Ioga

Há muitos anos a ioga tem conquistado milhares de pessoas no mundo, sendo que muitas delas afirmam que adquirir esse hábito mudou a vida delas. De fato, esse é um tipo de atividade que envolve corpo e mente ao promover benefícios em muitos sentidos.

Os aspectos mais importantes para se dar bem na ioga é aprender sobre postura e respiração. No início, vai parecer difícil reproduzir os exercícios, mas tudo depende de prática e da dedicação. Como existem métodos diferentes, a sugestão é testar alguns deles até encontrar o que mais combina com você. Aproveite os aplicativos que contam com aulas completas e muitas dicas.

2. Alongamento

Talvez as práticas de alongamento não queimem tantas calorias, mas não deixam de ser uma forma de movimentar o corpo. Além disso, elas oferecem diversas vantagens, como a melhora da postura, da flexibilidade e da amplitude dos movimentos cotidianos.

Não há muito segredo para se alongar em casa e é fácil de encontrar séries montadas por profissionais para trabalhar todos os músculos. Basta ficar atento para fazer as posições certas.

3. Dança

Já dizia o ditado que “quem dança seus males espanta”, o que comprova que dançar faz bem para a saúde mental e física. A música realmente mexe com o nosso espírito e ninguém precisa ser um dançarino exemplar para testar alguns ritmos em casa.

Contudo, para que valha como uma atividade física, é preciso ter constância e não adianta muito dançar cinco minutos por dia. Busque inspiração, coloque a sua playlist favorita e solte o corpo!

4. Corda

Pular corda parece uma atividade para as crianças ou para os atletas super desenvolvidos que parecem flutuar com um acessórios desse nas mãos. Porém, é possível encontrar o meio termo entre a brincadeira infantil e um treino pesado de boxeador.

Aliás, esse é um exercício físico simples e ótimo para criar condicionamento, ajudar na perda de peso e na saúde cardiovascular — e o melhor de tudo é poder fazer de qualquer lugar e sem precisar de um grande investimento.

Powered by Rock Convert

Para quem não está acostumado, vale começar aos poucos e aumentar a intensidade com o passar do tempo. Conte quantos pulos você consegue dar dentro de um minuto, por exemplo e busque melhorias constantes. Inclua também alguns pequenos intervalos entre as séries para recuperar o fôlego. Usar um tênis confortável e com amortecimento é outra dica essencial para não sofrer com o impacto dos pulos.

5. Bicicleta

Uma das soluções preferidas para quem quer se movimentar sem precisar sair é ter uma bicicleta ergométrica em algum cantinho da casa. Inclusive, muitas academias acabaram alugando os seus equipamentos enquanto ficaram fechadas na pandemia, o que aumentou o número de praticantes desse tipo de exercício.

Apesar de demandar uma quantia financeira considerável, o investimento vai se pagando com o tempo de uso. Essa é uma boa opção para quem tem certas restrições ou prefere se exercitar sentado — até mesmo com a chance de ficar assistindo TV ou qualquer outra coisa enquanto pedala.

O principal cuidado nesse caso é regular a bicicleta corretamente para evitar lesões. Vale ainda aproveitar as videoaulas prontas e gratuitas na Internet para garantir um bom ritmo para a atividade!

6. Treino funcional

Quando estamos em uma academia tradicional, normalmente, ficamos rodeados de equipamentos. Então, o personal ou treinador prepara uma série de exercícios em que cada momento utilizamos uma das máquinas disponíveis, certo?

Acontece que nem sempre precisamos desses recursos para fazer um bom treino. Movimentos com o próprio peso do nosso corpo são capazes de proporcionar uma atividade física intensa e cheia de benefícios, como mais força, resistência e equilíbrio. É claro que saber os exercícios físicas para fazer em casa ou ter o acompanhamento de um profissional especializado ajuda muito na execução perfeita e segura.

Mesmo sem assistência, dá para seguir algumas referências e intercalar atividades básicas tipo agachamento, flexão, abdominal, polichinelo, prancha, entre outros. Tudo isso pode ser feito em um pequeno espaço e com o auxílio apenas de um colchonete para ficar mais confortável.

7. Escada

Essa é uma recomendação para os moradores de prédios ou casas de pelo menos dois andares. Utilizar as escadas é um exercício e tanto para fortalecer o corpo, queimar as gorduras e ter mais disposição no dia a dia.

A proposta de deixar o treino mais dinâmico é interessante para não ter a sensação de que você está apenas subindo e descendo degraus repetidamente. Logo, crie desafios para conseguir estímulos corporais diferentes, sempre considerando o seu preparo físico. Alguns exemplos de variações são:

  • faça a subida e descida correndo para tentar o melhor desempenho dentro de um intervalo de tempo;
  • suba de dois em dois degraus para maior intensidade, tomando cuidado com os joelhos;
  • inclua um agachamento na subida de cada um ou dois degraus;
  • use o degrau como um step e movimente-se sem ter que subir toda a escada, somente usando pequenas elevações.

O simulador eletrônico de escada é mais uma alternativa, mas que requer um investimento bem alto. O fato de várias academias estarem investindo nesse equipamento não deixa de confirmar que essa é uma excelente atividade.

Viu só como exercícios físicos para fazer em casa é mais fácil do que você imaginava? Separe alguns minutos para incluir esse hábito na sua rotina e ter uma vida mais saudável. Se você gostou de várias das opções que sugerimos aqui, não fique preso a somente uma delas e experimente diversos tipos de atividades. O que importa é fazer algo que você gosta e com motivação para progredir a cada dia.

Gostou das nossas dicas? Para acompanhar todos os conteúdos é só seguir a nossa página no Facebook e ficar de olho nas publicações que preparamos para vocês.

Powered by Rock Convert

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140