4 exercícios para a terceira idade aumentar o condicionamento físico - Blog Meu Pé de Conforto

4 exercícios para a terceira idade aumentar o condicionamento físico

Postado em 14/05/2018

O corpo humano, assim como qualquer outro organismo vivo, envelhece pouco a pouco com o passar dos anos. Contudo, diferente dos demais, temos alternativas para retardar os efeitos do tempo, como a prática regular de exercícios para terceira idade.

As atividades físicas são extremamente importantes durante toda a vida para melhorar a saúde, manter o condicionamento físico e prolongar o envelhecimento natural das células, responsáveis pela perda de massa óssea e muscular, redução hormonal, dores e doenças crônicas.

Como esses sintomas começam a partir dos cinquenta anos e se acentuam na terceira idade, tanto em homens como em mulheres, neste post vamos listar 4 exercícios extremamente benéficos para incluir em sua rotina. Confira!

1. Caminhada

Caminhar pelo menos três vezes na semana, por no mínimo trinta minutos, é um dos exercícios mais recomendados para a terceira idade, uma vez que pode ser realizado em qualquer lugar e horário — de preferência nas primeiras horas da manhã ou no fim da tarde.

A caminhada é uma das poucas atividades que coloca o corpo inteiro para funcionar, fortalece os músculos e as articulações, melhora o ritmo cardíaco e aumenta a resistência cardiorrespiratória.

Apenas fique atento a sua postura durante a prática desse exercício, escolha um tênis adequado e confortável, e procure sempre se alongar antes e depois das atividades para evitar dores e lesões.

2. Pilates

Por falar em alongamento, o pilates também é bastante recomendado para idosos, uma vez que proporciona diversos benefícios ao corpo, como o aumento da flexibilidade, resistência, equilíbrio, maior amplitude dos movimentos e melhoria da coordenação motora, além de ajudar na correção da postura para evitar e aliviar dores crônicas, sobretudo na coluna e nas articulações.

Os exercícios do pilates ativam a circulação sanguínea e impedem a rigidez tanto muscular como articular, o que contribui para a qualidade de vida, sem comprometer as atividades do dia a dia.

3. Hidroginástica

Outro excelente exercício para terceira idade e de baixíssimo impacto, a hidroginástica melhora o condicionamento físico e tonifica a musculatura, principalmente dos membros inferiores, sem o risco de provocar lesões ou dores nas articulações.

Os exercícios na água também são importantes para melhorar a vasodilatação do sistema circulatório, cardiovascular e respiratório, reduzindo a incidência de doenças  relacionadas a essas causas.

4. Bicicleta

Além de melhorar o condicionamento físico e contribuir para o gasto calórico, pedalar é um ótimo exercício de equilíbrio e uma boa alternativa para fortalecer os músculos e articulações importantes para a sustentação do corpo, como as das pernas e do quadril.

Contudo, é preciso ficar atento às quedas e pedaladas de longa distância para evitar lesões. Outra boa opção são as bicicletas ergométricas, aquelas sem deslocamento, mais seguras e práticas. 

Praticar exercícios físicos é aconselhável para qualquer faixa etária. Na terceira idade eles são ainda mais importantes, pois contribuem para uma série de fatores de saúde e são imprescindíveis para a melhoria na qualidade de vida.

Agora que você já sabe quais são os exercícios para terceira idade mais recomendados e seus benefícios, curta nossa página no Facebook para receber outras dicas e ficar por dentro dos principais assuntos relacionados a essa fase tão importante da vida!

 

 

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140