Cuidados com o couro: aprenda a preservar seus calçados - Blog Meu Pé de Conforto

Cuidados com o couro: aprenda a preservar seus calçados

Postado em 30/05/2018

Uma das grandes vantagens de investir em peças de couro é tê-las para a vida toda (ou quase isso). Afinal, a qualidade do material faz com que ele dure muito. Porém, ter alguns cuidados com o couro é essencial para manter essa durabilidade.

Ainda que esses acessórios sejam mais resistentes, a falta de zelo pode causar desgastes desnecessários e até prejuízos que poderiam ser evitados.

Então, para aprender o que fazer para preservar os seus calçados da melhor maneira, não deixe de ler este post até o fim!

Quais cuidados são necessários para preservar o couro?

Se você acha que basta comprar o calçado, a bolsa ou qualquer outro objeto de couro e esperar que ele fique sempre em bom estado de conservação, está muito enganado.

O primeiro passo é ter consciência de que cuidados diários são extremamente importantes para sua preservação e, a partir disso, começar a adotar algumas práticas na sua rotina. Confira a seguir algumas das principais delas.

Saiba como guardar

Embora seja duradouro, o couro legítimo é um material sensível. Isso quer dizer que guardar de qualquer jeito pode acabar com a sua aparência e também reduzir sua durabilidade.

Nesse aspecto, a regra número um é nunca jogar o sapato no armário sem realmente ajeitá-lo da melhor forma. O ideal é deixar as peças separadas (para que não haja transferência de cor) e de um modo que consigam “respirar” — ou seja, evite fechá-las em sacos plásticos ou em caixas que não têm nenhuma abertura.

Outro segredo é ficar atento ao formato natural do calçado, para que isso não se perca com o tempo e ele acabe deformado. Tente sempre guardá-los respeitando cada modelo e, se for preciso, coloque suportes por dentro para facilitar essa tarefa (no caso das botas, por exemplo, não guardar com o cano dobrado é essencial).

Previna contra o mofo

Além de acomodar os sapatos com precaução, você deve zelar para que o ambiente ao seu redor não seja favorável ao mofo — outra coisa que é capaz de detonar com os seus pares.

Para cumprir essa missão, preserve-os em locais arejados e secos. Quando isso não acontece, a umidade retida contribui para a proliferação de fungos, bactérias, maus odores, etc. 

Esse é o motivo pelo qual algumas pessoas retiram os sapatos dos armários de vez em quando para tomar sol e, literalmente, não mofar. Contudo, essa deve ser uma prática esporádica, já que a incidência direta e frequente do raio solar pode causar manchas.

Limpe sempre com muita cautela

Outra preocupação que ajuda muito na conservação do calçado de couro é a maneira como você limpa cada um deles. Até porque existem diferentes acabamentos, como os de camurça (ou nobuck) que são ainda mais frágeis.

Portanto, a melhor recomendação é buscar nas especificações do produto o modo correto de higienizá-lo. Entrar em contato com o fabricante ou fazer uma pesquisa na internet também é válido.

Em todo caso, nunca aplique nenhuma substância sem antes ter certeza que ela não causa nenhum tipo de dano ao couro. Os modelos lisos tradicionais podem ser limpos com um pano úmido para retirar a sujeira superficial, sem nunca deixá-los mergulhados na água.

A flanela pode ser outra aliada para a manutenção da limpeza, assim como alguns produtos apropriados que ajudam na limpeza e conferem brilho. Já os de camurça podem exigir a utilização de sprays específicos.

Aprenda a usar

Para finalizar, um cuidado que nem todo mundo considera está relacionado ao jeito de utilizar o sapato. Às vezes, a pessoa sabe como limpar e guardar, mas falha justamente nos seus hábitos de uso.

Powered by Rock Convert

Um dos maiores erros nesse sentido é usar o mesmo calçado por vários dias seguidos. Na verdade, o ideal é ter pelo menos duas opções para alternar entre uma e outra. Esse período de “descanso” é importante para que o couro respire e a umidade dos pés saia completamente do seu interior.

Que tipos de opções encontro no mercado?

Depois de saber as principais regrinhas de cuidados com o couro, vale a pena conhecer alguns modelos disponíveis no mercado de acordo com as suas especificidades. 

Ainda que você possa usar os seus sapatos como bem entender, cada tipo tem suas indicações e momentos ideais para utilizá-los. Conheça a seguir alguns deles.

Sapatos sociais

Um dos itens de couro mais procurados são os sapatos sociais. Eles deixam o visual mais arrumado para sair ou participar de um evento especial. Logo, sua aparência deve estar sempre muito bem conservada para não destoar do restante do traje.

Além disso, a variação de modelos permite que cada um escolha seu preferido, sendo crucial ficar atento ao conforto oferecido pelo calçado para que os seus pés não saiam prejudicados depois de um dia importante.

Botas

Outra opção muito comum em couro são as botas — de todos os jeitos: curtas, médias, longas, clássicas, modernas, para homens e mulheres.

Embora elas possam ser usadas em qualquer época do ano, ter um par de botas no armário é ótimo para quando o frio chega e os pés precisam ficar mais aquecidos.

Scarpins

Os scarpins são provavelmente a versão mais conhecida de sapato social para as mulheres. Geralmente, são modelos com o salto alto e o bico fino — o que nem sempre é muito confortável e indicado para a saúde dos pés.

Pensando nisso, existem alternativas sociais mais baixas, com o salto grosso e o bico arredondado, características que ajudam a garantir maior comodidade sem perder a elegância.

Sandálias

Assim como o couro precisa respirar, nosso pé também merece esse agrado nos dias mais quentes, não é mesmo? Sendo assim, investir em uma sandália resistente, arejada e confortável é uma ótima opção para curtir o verão com tranquilidade.

Sapatênis

Para as ocasiões mais despojadas, um item que tem feito bastante sucesso é o sapatênis. Apesar de ser informal, não deixa o look desarrumado e garante todo bem-estar necessário. Vale procurar tanto as versões femininas quanto as masculinas.

Mocassins

Outro modelo versátil e ótimo para o dia a dia é o mocassim. Ainda mais quando é feito de um couro resistente e flexível, o que permite que ele se torne um bom companheiro de trabalho para os seus usuários.

Chinelos

Não há nada mais agradável para um passeio do que um chinelo gostoso. Por isso, todo homem e toda mulher deveria ter um para garantir aconchego nos momentos de relaxar e descontrair, você não acha?

Docksides

Para quem não sabe, os docksides têm inspiração na moda náutica e são boas alternativas para ocasiões casuais em que a pessoa deseja conciliar conforto e estilo.

Agora que você já sabe o que pode usar e como conservar seu sapato de couro, vai ficar bem mais fácil incorporar as dicas na rotina. No início pode parecer trabalhoso, mas com o tempo se torna natural e você percebe como faz toda a diferença para a sua conservação e durabilidade do seu produto.

Gostou de aprender nossas dicas de cuidados com o couro? Então, aproveite para entrar em contato conosco e conhecer melhor os nossos modelos que unem tradição e conforto!

 

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140