4 razões para não usar os mesmos sapatos todos os dias - Blog Meu Pé de Conforto

4 razões para não usar os mesmos sapatos todos os dias

Postado em 07/11/2017

Mais do que estética, as razões pelas quais não se indica usar os mesmos sapatos todos os dias são de saúde. Isso acontece principalmente quando se há um modelo específico que deve ser calçado no trabalho, compondo o uniforme, ou quando se elege um par de sapatos preferido.

Muitos são os problemas que esse mau hábito pode provocar, tais como micoses, frieiras, dores nos pés, falta de equilíbrio (aumentando os riscos de torção), entre outros.

Por mais que você os mantenha limpos diariamente, utilize meias e aplique talco para os pés, o risco de problemas é alto. Diante disso, o mais indicado é trocá-los com frequência, calçando pelo menos 3 pares de sapatos distintos durante a semana e intercalando-os.

Confira abaixo 4 motivos para você utilizar sapatos diferentes todos os dias:

Problemas decorrentes da umidade

É natural do corpo humano transpirar, inclusive pelos pés. Por mais que você passe talcos e desodorantes antissépticos, eles suam e umedecem os calçados. E essa umidade não seca de um dia para outro: eles precisam ficar ao ar livre e “respirar” até que a umidade evapore por completo — o que pode levar algumas horas.

Além disso, os sais presentes no suor deformam os sapatos com o tempo. Por atuarem como uma esponja, eles absorvem todas essas substâncias expelidas pelo corpo e, ao longo dos dias, têm a sua fôrma modificada. Isso se deve ao fato do suor não evaporar por conta do uso exagerado.

Por isso, quanto mais sapatos você possuir e intercalar seu uso, mais todos eles vão durar. Borrifar álcool semanalmente e pulverizar bicarbonato de sódio cada vez que eles forem utilizados também contribui para higienizar, combatem a umidade e o mau cheiro dos calçados.

Infecção grave por fungos e bactérias

Outro problema é que, com os pés constantemente úmidos, o mau cheiro provocado pelo suor passa a ser rotina. Em alguns casos, o odor pode até ultrapassar os sapatos e ir para o ambiente.

Powered by Rock Convert

Utilizar o mesmo par de sapatos todos os dias, por muitas horas, é o mesmo que caminhar pela grama molhada, neve ou poça d’água — o grau de umidade é bastante semelhante. O ambiente escuro e aquoso é ideal para a proliferação de fungos e bactérias, que podem provocar de simples micoses e frieiras até infecções graves.

Dores por causa da deformação da palmilha

Como dissemos ali em cima, os sais presentes no suor deformam os calçados. Além disso, ao utilizá-los diariamente, sem intervalo, o peso do nosso corpo também modifica a palmilha que, quando usado todos os dias, não tem tempo para voltar ao normal.

Muitas vezes, os sapatos ficam praticamente sem palmilha ou fora de sua posição original (torta ou emaranhada), o que faz com que o pé entre em atrito direto com o solo, podendo provocar dores. Além disso, perde-se o apoio necessário para manter o equilíbrio, aumentando os riscos de torções e demais lesões.

Pressão nos mesmos pontos dos pés

Ao utilizar o mesmo par de sapatos ou um mesmo modelo de calçado com frequência, você faz com que os mesmos pontos dos pés sejam pressionados. Se analisarmos a reflexologia, veremos que isso pode provocar graves problemas em outras partes do corpo.

Por isso, por mais que seu uniforme exija um calçado específico, procure ter de 2 a 3 pares iguais. Se a regra permitir, escolha modelos diferentes, com solados diversos, e mantenha somente a cor exigida.

Caso não seja possível, verifique em seu trabalho a viabilidade dos sapatos diários serem ortopédicos. Afinal, eles mantêm os pés seguros e descansados, sendo ideais para uso prolongado.

Trocar os pares de sapatos com frequência contribui para uma melhor qualidade de vida, aumento da saúde e economia de dinheiro, uma vez que a durabilidade dos calçados se amplia como um todo ao serem intercalados.

Como você viu, não usar os mesmos sapatos todos os dias é uma questão de higiene e melhora da postura. Quer ficar por dentro de outros conteúdos como esse? Curta nossa página no Facebook e acompanhe mais dicas para melhorar a saúde dos seus pés!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140