Terceira idade ou melhor idade? - Meu Pé de Conforto

Terceira idade ou melhor idade?

Postado em 23/02/2018

A terceira idade é a fase estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em que o indivíduo tem mais de 60 anos. Inicialmente, isso é apenas uma convenção, mas, para as pessoas, essa idade pode pesar mais sobre os ombros.

Alguns veem o envelhecimento como algo extremamente negativo, não conseguem valorizar o que o tempo de vida já trouxe de melhor e não reconhecem os aspectos positivos da experiência. Outros já percebem essa fase da vida como um sinal de liberdade e enxergam para além do envelhecimento.

O que o primeiro grupo tem de diferente do segundo? Atitude, apenas isso. Embora eles sejam formados por pessoas da mesma faixa etária, o primeiro grupo escolheu a terceira idade, o segundo optou por ter a melhor idade. Essa é uma escolha que as pessoas precisam fazer todos os dias de sua vida, não apenas depois de muitos anos.

A escolha dos hábitos

Os hábitos são ações que, de tão repetidas, se tornam corriqueiras. Por isso, eles também são adquiridos por meio de escolhas. Quem opta por estar na terceira idade, frequentemente, se esquece de se alimentar bem ou de fazer exercícios físicos com alguma regularidade.

Quem prefere dizer que está na melhor idade, reconhece que ter uma alimentação equilibrada e uma rotina de atividades físicas são hábitos fundamentais para ter qualidade de vida.

A importância da socialização

O medo da solidão é um sentimento que acompanha o ser humano desde tempos remotos. Nos idosos, ele aparece de forma mais constante porque está relacionado à saída dos filhos de casa, à viuvez e às diferentes prioridades da família.

Nesse momento, é muito importante valorizar a socialização. Se os familiares estão mais distantes, é preciso reforçar os laços de amizade, valorizar os vizinhos e fazer novos amigos.

Quem prefere dizer que está na terceira idade, costuma se isolar e evitar o contato social. Os que escolhem a melhor idade mantêm diferentes grupos: para viagens, para um chopinho, para o cinema, para a dança.

O valor do conhecimento

O tempo permite acumular muitos saberes, mas também é capaz de mostrar que uma crença da vida inteira estava equivocada. A idade faz com que as pessoas repensem seus valores constantemente e renovem suas convicções.

Aquele que prefere dizer que está na terceira idade pode cair na armadilha de pensar que já aprendeu demais ao longo da vida. Entretanto, aqueles que estão conscientes de estarem na melhor idade são abertos a novos conhecimentos, trocam saberes com outras gerações e estão sempre dispostos a aprender algo novo.

A relação com o tempo

A frase do poeta Fernando Pessoa retrata bem a relação do ser humano com o tempo: “Podemos vender nosso tempo, mas não podemos comprá-lo de volta”.

Na juventude, pagamos para que as pessoas arrumem nossas casas, lavem nosso carro e até fiquem com nossas crianças por falta de tempo. Entretanto, não é possível pagar a ninguém para pedir um pouco mais de tempo para qualquer coisa.

Os que escolhem a terceira idade costumam viver no passado ou no futuro, lamentando o que não fizeram ou ansiosos por um porvir ainda incerto. As pessoas que preferem viver a melhor idade estão de corpo e alma no presente, são gratas ao passado, mas reconhecem que o futuro está sendo construído diariamente.

Por isso, opte sempre por ter a melhor idade! Quer ficar por dentro de outros assuntos que falam sobre essa intensa e importante fase da vida? Siga nossa página no Facebook!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140