Riscos e benefícios da ​inclusão digital para idosos - Meu Pé de Conforto

Riscos e benefícios da ​inclusão digital para idosos

Postado em 27/02/2018

Não há como negar que a tecnologia revolucionou muito a nossa vida. Contudo, em qualquer idade, o contato com as suas ferramentas oferece riscos e benefícios, sendo que a inclusão digital para idosos é um ponto que merece atenção.

O ideal é conseguir explorar as vantagens da melhor maneira, sem deixar de lado alguns cuidados para prevenir possíveis problemas. No post de hoje, separamos as vantagens da inclusão digital na terceira idade e como evitar riscos. Confira!

Aprendizado contínuo

Na terceira idade, um dos riscos que os idosos sofrem é estagnar o processo de aprendizado. Afinal, já aprenderam tantas coisas durante a vida escolar e profissional que agora é hora de descansar, certo?

De fato, isso faz sentido e é bom poder desacelerar um pouco. No entanto, aprender sobre novos assuntos e adquirir novas capacidades também deve fazer parte da rotina de toda pessoa saudável e ativa.

Aliás, manter o cérebro em constante aprendizado pode funcionar como um remédio. Especialmente para quem já se aposentou e está sentindo o impacto da redução das atividades, fazer isso é imprescindível para continuar com autonomia e vivacidade.

O acesso à internet permite o acesso a uma infinidade de cursos online de conteúdos variados, como artesanato, idiomas, culinária, história ou qualquer outro tema que a pessoa julgue interessante. Sem contar que você pode conhecer o mundo de uma forma prática e barata, aprimorando cada vez mais seus conhecimentos e cultura.

Desenvolvimento de habilidades

A princípio, a inclusão digital pode ser um grande desafio para os idosos. Como eles não cresceram familiarizados com as tecnologias como as novas gerações, tudo parece um pouco mais difícil.

Mas a verdade é que, com o tempo — e, muitas vezes, com a ajuda de alguém —, o mundo virtual vai ficando mais próximo e simples. Lidar com essas novidades já é uma nova habilidade, mas, além disso, é possível melhorar a coordenação motora, a capacidade de memorização e ainda aprender sobre coisas que você nunca tinha pensado antes.

Vida social mais ativa

Uma das grandes causas de doenças como a depressão nessa fase da vida é a falta do convívio social. Em muitos casos, os amigos vão se afastando, já não há mais as relações cotidianas do trabalho e os familiares estão ocupados com outros afazeres.

Tudo isso é capaz de gerar uma sensação de abandono e angústia nos idosos. Logo, é fundamental que eles consigam manter a vida social ativa para evitar esse tipo de problema e, ainda, melhorar a autoestima.

Nesse aspecto, as ferramentas da internet podem contribuir muito. As redes sociais, os aplicativos de conversa em tempo real e até mesmo os tradicionais e-mails servem para aproximar as pessoas, ajudando a manter um contato mais próximo.

Estímulo ao entretenimento

Além de conversar com pessoas queridas, o mundo online possibilita que você se divirta de várias maneiras: jogos, filmes e seriados estão entre as opções de entretenimento que mais fazem sucesso entre os usuários da internet.

O melhor de tudo é que, na maioria das vezes, você não precisa de mais nada para curtir sua diversão. Basta ligar sua série favorita e assistir quando quiser, ou então simplesmente abrir os jogos de que gosta (sem precisar de um parceiro por perto para jogar cartas, por exemplo).

Enfim, contar com essas possibilidades realmente é um grande benefício que a internet nos proporciona. Porém, vale lembrar que é preciso ter alguns cuidados para não usá-la de maneira que traga consequências negativas.

Nesse sentido, uma das principais regras é ficar muito atento para não passar qualquer informação pessoal, principalmente dados sobre sua rotina, vida financeira e senhas. Compartilhar algo “sem querer” pode ser um caminho sem volta e uma porta aberta para golpistas.

Clicar em links perigosos é outro risco que deve ser evitado. Portanto, sempre desconfie de super promoções, correntes, prêmios inesperados, vídeos inusitados ou de pessoas desconhecidas.

Aliás, se estiver perdido, prefira perguntar a um familiar ou amigo que tenha maior domínio da internet antes de tomar qualquer decisão. Os netos podem ser ótimos professores, assim como fazer um curso de informática também é uma boa alternativa!

Gostou das nossas dicas de inclusão digital para idosos? Aproveite para seguir nossa página no Facebook e acompanhar nossos posts!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140