Descubra 7 atividades incríveis para idosos - Blog Meu Pé de Conforto

Descubra 7 atividades incríveis para idosos

Postado em 22/01/2018

Há muito a sociedade vem desmistificando o pensamento de que pessoas na terceira idade não podem ter autonomia ou praticar exercícios físicos. Na verdade, existem diversas atividades para idosos que aumentam sua qualidade de vida.

Para todas as pessoas, é importante manter a mente e o corpo ativos; e os idosos, agora na melhor idade, têm liberdade para aproveitar a vida e fazer aquilo que gostam. Por isso, hoje listamos 7 atividades que, além de serem saudáveis, são também prazerosas para eles. Confira!

1. Fazer ginástica para o cérebro

A mente também envelhece. Por isso, precisa ser exercitada para adiar ao máximo essa condição natural e manter a lucidez e a saúde. A ginástica para o cérebro é uma boa alternativa para isso.

Ela envolve atividades que trabalham a memória, o raciocínio e a tomada de decisão, desafiando a mente a cumprir ações que vão testá-la e treiná-la para ser cada vez mais ativa. Para idosos, isso ajuda a prevenir doenças degenerativas, como o Alzheimer.

2. Dançar

Essa é uma atividade que, além de exercitar o corpo, também ajuda a manter a socialização, trabalha a memória, reduz o estresse e previne a depressão. Por isso, está em nossa lista de atividades para idosos.

Existem diversos estilos de dança, para praticar sozinho ou com um parceiro. É uma boa oportunidade para fazer novos amigos, para o casal se aproximar mais e para que o idoso estimule as funções orgânicas.

3. Aprender novos idiomas

Nunca é tarde para aprender e é sempre bom trabalhar a mente. Dedicar-se a um novo idioma é um passatempo útil para os idosos, que vai agregar cultura e ainda exercitar o cérebro.

O aprendizado pode acontecer em cursinhos online ou presenciais, da forma como cada um preferir. Nos cursos presenciais, o interessante é a socialização e o contato com os mais jovens, que ajuda a revigorar o ânimo.

4. Jogar e praticar esportes

Praticar jogos, atividades e esportes é mais uma opção para sair do sedentarismo, trabalhar o corpo, distrair a mente e fazer amigos. Seja em um centro poliesportivo, academia ou clube, essas atividades são bem-vindas.

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É possível jogar golfe, boccia, tênis de quadra ou de mesa, dama e xadrez, fazer natação, hidroginástica, ciclismo, caminhada, ioga, entre outros. Todos eles trazem benefícios e contribuem para o bem-estar e saúde.

5. Cultivar uma horta ou jardim

Trabalhar com a terra é relaxante e desestressante, além de elevar a autoestima. Mesmo em lugares pequenos é possível cultivar plantas e hortaliças. Para os idosos, essa alternativa é muito interessante.

É satisfatório ver o resultado do próprio trabalho e consumir aquilo que foi plantado por si mesmo. Também é um estímulo saber que outra vida depende de seu cuidado; além disso, essa atividade trabalha a criatividade e a memória.

6. Fazer musculação

Com o passar do tempo, o organismo humano tende a substituir massa muscular por gordura, por isso, é importante fortalecê-la e tonificá-la. Isso é possível por meio da musculação, atividade também indicada para idosos.

A carga e a intensidade devem ser menores do que para os jovens, porém, os resultados são excelentes para ganhar força e proteger os ossos, que ficam fragilizados com o avanço da idade.

7. Criar ou restaurar algo

Por fim, nossa última dica de atividades para idosos é criar ou restaurar alguma coisa. Inventar algo novo por meio de artes plásticas, manuais ou carpintaria é um grande estímulo para a criatividade e a imaginação, além de causar satisfação em ver um projeto concretizado.

A restauração produz o mesmo efeito: pode ser interessante consertar um veículo, recuperar um móvel antigo, uma escultura ou outro objeto.

Mas é importante lembrar que para que essas atividades sejam seguras e prazerosas, é fundamental manter os cuidados com o corpo durante sua prática, e um deles é utilizar o calçado ideal.

Antes de se aventurar, descubra qual é seu tipo de pisada e escolha um calçado apropriado para ter conforto, equilíbrio e firmeza. Assim, todas as atividades para idosos que apresentamos neste post serão ainda mais agradáveis e trarão apenas benefícios para quem praticá-las.

Você sabia que ao descobrir seu tipo de pisada você também descobre quais problemas ela causa? Para entender mais, leia nosso post sobre como evitá-los.

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