O que é artrite e como viver com menos sofrimento? - Blog Meu Pé de Conforto

O que é artrite e como viver com menos sofrimento?

Postado em 21/11/2017

A artrite é caracterizada pela inflamação nas articulações, gerando muita dor e dificuldade no movimento. Ela pode afetar apenas uma ou mais juntas ao mesmo tempo e é mais comum em mulheres, idosos, obesos e celíacos (pessoas com intolerância ao glúten). Mas o que causa essa doença e quais são os seus principais sintomas?

Para entender de uma vez por todas o que é artrite e saber quais são as melhores formas de tratamento e de prevenção, continue lendo este texto e descubra!

Diferença entre artrite e artrose

Apesar de terem sintomas semelhantes, artrite e artrose são doenças distintas, com causas e tratamentos diferentes. Em resumo, a artrite provoca uma inflamação na articulação, enquanto a artrose produz uma degeneração na articulação.

O que é artrite?

A artrite é marcada pelo processo inflamatório das articulações. Ocasiona inchaço, dor, vermelhidão e dificuldade de locomoção. Os principais tipos são:

  • reumatóide;

  • psoriática;

  • reativa;

  • séptica;

  • reativa;

  • gotosa (gota);

O que é artrose?

A artrose possui um agravamento maior porque degenera a cartilagem e os ossos. Geralmente ataca as articulações do joelho, do quadril, da coluna e das mãos. É uma doença progressiva e sem cura, mas possui tratamento.

Sintomas da artrite

Pacientes com artrite apresentam dores constantes nas articulações, vermelhidão, inchaço, deformação e aumento de temperatura nas regiões afetadas. Também é comum a rigidez e a dificuldade ao movimentar a articulação, principalmente pela manhã.

Causas

As principais causas da doença são: traumatismo, sobrepeso, má alimentação, desgaste natural da articulação por causa da idade, predisposição genética, infecções virais ou bacterianas, e alteração no sistema imune. O diagnóstico é feito a partir do relato do paciente, exames laboratoriais e radiológicos.

Tratamento

O tratamento busca aliviar os sintomas, pois o desgaste não pode ser totalmente revertido. Para isso, o médico pode receitar medicamentos, exercícios e fisioterapia. Em alguns casos, é necessário realizar cirurgia.

O paciente também pode fazer uso de tratamentos alternativos, tais como meditação, acupuntura, quiropraxia e massagem. No entanto, embora essas medidas melhorem a qualidade de vida, não excluem o tratamento clínico e fisioterápico.

Algumas mudanças no estilo de vida também são recomendadas: evitar esforço físico e adotar uma dieta rica em anti-inflamatórios e reduzida de alimentos industrializados fazem bastante diferença.

Prevenção

Como já mencionado, os fatores que podem desencadear a artrite são, entre outros: histórico familiar, lesões nas articulações e obesidade. Pessoas que possuem essas características, principalmente acima dos 40 anos e do gênero feminino, devem ficar atentas e realizar exames regularmente como medida preventiva.

No geral, evite movimentos excessivos e repetitivos. Mas também é importante usar sapatos confortáveis e adequados para o tipo de pisada, além de corrigir a postura durante todas as atividades do seu dia, como no trabalho, no lazer e em movimentos rotineiros.

A alimentação é outra forte aliada para a saúde. Nesse sentido, adote uma dieta com bastante frutas, verduras e legumes, e alimentos ricos em vitamina C e D. E por fim, evite o tabagismo, pois ele aumenta as chances de desenvolver a doença.

Então, conseguiu entender o que é artrite e como a doença age? Agora que você sabe as causas, procure prevenir-se e cuidar mais ainda da sua saúde. Caso você se identifique com os sintomas ou note algo estranho, procure um médico para investigar e fazer o tratamento adequado, se necessário.

Para continuar acompanhando outras dicas e informações úteis sobre saúde e bem-estar, siga nossa página no Facebook! Até a próxima!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140