A IMPORTÂNCIA DA ERGONOMIA NA SUA ROTINA DE TRABALHO - Blog Meu Pé de Conforto

A IMPORTÂNCIA DA ERGONOMIA NA SUA ROTINA DE TRABALHO

Postado em 28/07/2016

A importância da ergonomia na sua rotina de trabalho

 

Uma empresa deve ter um ambiente agradável e se preocupar com a saúde e o bem-estar dos funcionários –e a ergonomia é um meio de proporcionar tudo isso.

Mas o que é ergonomia? Ela é o estudo do homem e do seu ambiente de trabalho. É composta de técnicas para manter a saúde dos funcionários durante o dia de trabalho, prevenindo acidentes e lesões, e aumentando a sua satisfação e a produtividade.

Conheça agora a importância da ergonomia em uma rotina de trabalho.

 

Benefícios da ergonomia em uma rotina de trabalho

 

Os resultados da ergonomia são aparentes nos ambientes de trabalho que valorizam essa técnica. Os principais benefícios são:

  • redução de doenças ocupacionais;
  • redução no número de acidentes de trabalho;
  • aumento da autoestima do funcionário;
  • aumento da satisfação e do bem-estar do empregado;
  • maior eficiência na produção;
  • redução de faltas e atrasos;
  • redução de desperdícios.

 

Implantando a ergonomia no dia a dia

 

É papel das empresas implantar a ergonomia e cuidar para que as medidas sejam usadas diariamente em seu ambiente de trabalho. Enquanto isso, os funcionários devem acatar essas práticas, pois eles também são responsáveis por sua saúde e bem-estar dentro da empresa.

Algumas técnicas simples podem mudar completamente a saúde física e emocional de todos no ambiente de trabalho – e até fora dele: alongamento antes, durante e depois do horário de trabalho; quick massage; incentivo aos funcionários para praticarem atividades físicas e terem alguns cuidados com a alimentação; e o ensino de boas práticas que devem ser tomadas diariamente, como as apresentadas no próximo tópico.

Cuidados que devem ser tomados pelos funcionários

Na rotina de trabalho, há alguns cuidados importantes que os funcionários devem tomar para melhorar seu bem-estar: uma boa postura ao trabalhar sentado e em frente ao computador; as costas devem estar constantemente apoiadas ao trabalhar em frente ao computador; os pés devem estar completamente apoiados no chão ou com o auxílio de um apoio; o mouse deve ser posicionado de forma que não haja desvios nos punhos e para que o cotovelo fique próximo ao corpo; não ficar o tempo todo na mesma posição, nem fazendo a mesma tarefa.

Por exemplo, evitar fazer apenas o serviço no computador, deve-se aproveitar o dia para realizar outras atividades; a tela superior do computador deve ficar na linha de visão do funcionário; a luz que incide do computador deve ser melhorada com telas de proteção ou um novo layout; o trabalhador deve piscar o máximo de vezes possível quando trabalhando em frente ao computador; escolher um ponto de maior distância da tela do computador ao usar em maiores períodos de tempo; deve-se manter uma posição natural, sem esforço para o funcionário.

Também se deve mudar de posição para que a musculatura não sofra nenhum problema; fazer alongamentos a cada 1 hora para que todos os músculos não sejam estressados.

Para evitar maiores problemas, doenças provenientes de horas sem descanso e trabalhos repetitivos e, também, para evitar o cansaço extremo no ambiente de trabalho, é fundamental que os funcionários e a empresa adotem essas medidas de ergonomia e cuidados especiais. Um funcionário que tem a saúde e o bem-estar melhorados vai aumentar sua produtividade e satisfação em suas funções.

 

Gostou do post? Você já usa alguma dessas técnicas? Faça um comentário no post nos contando suas experiências sobre o assunto.

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140