Conheça os problemas causados pelo tipo de pisada e saiba como evitá-los - Blog Meu Pé de Conforto

Conheça os problemas causados pelo tipo de pisada e saiba como evitá-los

Postado em 07/11/2017

Seus pés são a base de todo o seu corpo. De acordo com o seu tipo de pisada, alguns efeitos podem ser sentidos em toda a sua estrutura física, seja na forma de dores musculares, articulares ou até mesmo lesões mais graves.

Pensando nisso, explicaremos mais sobre o assunto e mostraremos alguns problemas comuns causados pelo tipo de pisada, ajudando você a evitá-los. Acompanhe!

Qual o meu tipo de pisada?

As pessoas possuem diferentes pisadas devido a cada indivíduo ser bem distinto, por exemplo, em seu organismo ou postura. Existem três tipos de pisada mais comuns, são elas: a supinada, a pronada e a neutra. Abaixo explicamos como elas funcionam, ajudando você a identificar a sua:

Pisada neutra

A neutra, em teoria, é considerada a correta. Porém, quem possua essa pisada não está livre de lesões. Nesse tipo, o pé apoia-se de maneira uniforme no solo e o arco do pé não mostra desvios rotacionais internos ou externos.

Isso garante a distribuição homogênea do peso corporal e favorece a estabilidade ao caminhar, correr ou praticar outros exercícios físicos.

Pisada pronada

Talvez você já saiba um pouco sobre esse tipo de pisada. Quem a apresenta geralmente possui o pé chato, ou seja, uma pisada mais “para dentro”.

Os chamados pronadores são os que possuem os pés com rotação em excesso para o lado interno, sendo o peso jogado em direção à parte de dentro dos pés. Aqui, é comum perceber desgastes na região interna da sola dos calçados.

Pisada supinada

Você já ouviu falar no famoso pé cavo? São aqueles cujo arco são bastante acentuados. Nesse tipo, ocorre a rotação externa, ou seja, toda a carga corporal é jogada para a lateral “de fora” dos pés. Aqui, a sola dos calçados são mais desgastas nas laterais.

Essas características são as mais comuns de cada pisada. Contudo, vale lembrar que somente um médico ortopedista é capaz de realizar uma avaliação e classificação corretas.

Quais os problemas mais comuns?

Os problemas mais comuns causados por esses tipos de pisada não recaem apenas nos pés propriamente, mas também afetam joelhos e músculos das pernas. Veja abaixo:

Problemas de quem tem pisada pronada

Os pronadores podem sofrer de contusões até fraturas nos ossos dos pés e pernas devido ao estresse ósseo causado pelo esforço excessivo. É comum também a presença de dores na região interna dos joelhos e instabilidade nos tornozelos, devido à pisada plana.

Problemas de quem tem pisada supinada

Os supinadores tendem a ter dores na região das panturrilhas, devido à tensão excessiva nesses músculos. Além disso, também podem sofrer retração da fáscia plantar, que pode levar a inflamações e dores nos tecidos plantares. Por fim, desgastes nas cartilagens do joelho também podem estar presentes.

Problemas de quem tem pisada neutra

Já quem tem a pisada neutra corre menos riscos, ainda que esteja sujeito a esses mesmos tipos de lesões durante a prática de algumas atividades físicas, como a corrida.

Como evitar?

Existem vários modelos de calçados e palmilhas destinados para cada tipo de pisada, visando diminuir esses problemas ou até mesmo corrigi-los. Veja a seguir alguns itens que podem auxiliar na saúde dos seus pés, todos de acordo com cada tipo de pisada.

Calçados e palmilhas para pisada neutra

Se você se enquadra aqui, os tênis que contam com amortecimento uniforme são os ideais para você.

Calçados e palmilhas para pisada pronada

Nesse caso, invista nos modelos desenvolvidos especialmente para você. Eles ajudam na estabilidade, oferecendo amortecimento na lateral externa (na região dos calcanhares) e também na parte plantar interna.

Calçados e palmilhas para pisada supinada

Por fim, se você se encontra aqui, o indicado é optar por calçados que têm amortecimento na região lateral externa, promovendo a absorção do impacto nessa área.

Colocando em prática ações preventivas e verificando um profissional, certamente você vai minimizar e até extinguir problemas causados em cada tipo de pisada. Lembre-se de consultar seu médico para obter maiores informações e escolher o modelo ideal para o seu caso.

Agora que já aprendeu um pouco mais sobre os problemas comuns para seu tipo de pisada, que tal saber quais as 5 coisas que você deve observar antes de comprar um sapato? Nos vemos no próximo post!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140