Fungos nas unhas dos pés: o que devo fazer? - Meu Pé de Conforto

Fungos nas unhas dos pés: o que devo fazer?

Postado em 08/11/2017

Assim como todas as partes do nosso corpo, os pés também precisam de cuidados. Você sabia que a falta de higiene pode trazer problemas desagradáveis, como fungos nas unhas dos pés? Inclusive, a cor amarelada e a espessura grossa das unhas são sinais da existência desses microrganismos.

Quer descobrir o que fazer quando isso acontece? Confira abaixo algumas dicas que vão ajudar você a identificar, tratar e prevenir o problema!

Como surgem os fungos?

Os fungos se desenvolvem em ambientes úmidos e quentes, e por isso são comuns em países tropicais. Também podem surgir a partir de bolhas e machucados causados pelo uso de sapatos apertados ou desconfortáveis. Portanto, botas e sapatos fechados devem ser higienizados com frequência.

Ter o sistema imunológico fraco, andar descalço em locais públicos e não desinfetar corretamente uma lesão ou infecção na unha são situações favoráveis ao desenvolvimento de fungos.

Normalmente, eles se instalam sobre a pele ou embaixo das unhas. Por isso, ao notar os primeiros sinais, procure um podólogo e trate a região afetada.

Quais os sintomas?

Visualmente é possível identificar a presença de fungos. O primeiro sinal é o aspecto da unha. Ela tem a espessura grossa e alteração na cor: amarela, branca, verde, marrom ou preta. A sua textura também é alterada, pois se parte e descama com facilidade. Pode aparecer levantada, como se estivesse descolando da carne e fosse cair.

Os fungos também causam mau cheiro, transpiração excessiva, dores, coceira e incômodo. Esses sintomas são comuns nos casos de pé de atleta.

Como tratar os fungos nas unhas dos pés?

O primeiro passo é buscar ajuda médica. Somente um profissional é capaz de analisar o tipo de fungo e indicar uma medicação efetiva. O tratamento é composto de cremes, loções ou soluções tópicas, mas os casos mais graves podem precisar de medicação via oral.

Existem alguns cuidados caseiros que ajudam na eliminação dos fungos. Confira!

Lave os pés corretamente

Durante o banho, dedique um tempo para lavar bem os pés. Utilize uma escova para eliminar a sujeira em todas as partes dos pés: laterais, planta do pé, entre os dedos e nas unhas. Faça o enxágue com bastante água para remover completamente o sabão. De preferência, opte por um antibacteriano com pH neutro.

Utilize água morna

Alguns fungos não eliminados apenas com o sabão. Nesses casos, deve-se utilizar uma solução com água morna e deixar agir por 30 minutos nos pés submersos. Você pode usar cloro ou vinagre e sal nessa solução. Depois, lave com sabão.

Se optar pelo cloro, utilize um hidratante após o procedimento, porque ele resseca a pele. Caso prefira o vinagre, dê preferência ao de maçã, pois a sua acidez ajuda a eliminar os fungos. Outra opção é aplicar a solução apenas na região afetada, com um algodão.

Limpe os sapatos infectados

Evitar uma nova contaminação é muito importante para manter a saúde dos pés. Por isso, realize a limpeza dos sapatos que utilizou antes de contrair os fungos. Use um pouco de álcool ou água oxigenada em um pano e limpe o interior dos calçados. Depois, deixe-os secar para poder utilizá-los novamente.

Se não tiver tempo para realizar esse procedimento, suspenda o uso desses sapatos e opte por aqueles que não são completamente fechados e permitem a ventilação.

Como prevenir?

Mantenha os pés limpos e secos

Após o banho, utilize uma toalha para secar todas as áreas dos pés, inclusive entre os dedos e as unhas. Essa toalha, assim como itens de higiene, são para o seu uso exclusivo. Evitar contaminações e não compartilhe esses objetos.

Pelo menos uma vez ao dia, use um creme hidratante. Em dias frios, você pode usá-lo mais de uma vez. Isso vai manter a saúde dos pés.

Escolha um calçado adequado

Evite sapatos feitos de materiais que aumentam a transpiração, como os sintéticos e os de plástico. Dê preferência aos naturais, como o couro. Também não é recomendado passar o dia inteiro com o mesmo sapato ou repetir o uso durante vários dias. Alterne com outro modelo que permita a circulação do ar, não aperte e seja confortável.

Para realizar esportes como a corrida, é recomendável utilizar um tênis com numeração maior do que o pé. Também é importante escolher um modelo específico para o seu tipo de pisada e usar uma palmilha para ajustar a postura. Essas medidas evitam lesões no pé e nas unhas.

Utilize produtos para controlar a transpiração

A umidade é um dos principais fatores para o desenvolvimento de fungos. Use produtos como talco ou antitranspirante em aerosol ou roll-on para evitar a transpiração.

Evite andar descalço

Os fungos são contagiosos, portanto, uma boa medida preventiva é estar calçado, principalmente em lugares públicos, como banheiros, piscinas, academias e saunas.

Troque as meias diariamente

Assim como os sapatos, as meias devem ser trocadas. Não reutilize uma meia antes de lavá-la e opte por materiais que não favoreçam a transpiração.

Cuide das unhas

Manter as unhas limpas e bem cortadas diminui as chances do surgimento de fungos. Nos pés, prefira um corte reto e limpo. Evite cortar os cantos das unhas e ficar com bordas irregulares para que elas não cresçam dentro da pele, formando as temidas unhas encravadas.

Desinfete produtos de limpeza

Quando for à pedicure, verifique se todos os objetos foram esterilizados. Com o intuito de evitar contaminações, algumas pessoas adquirem suas próprias ferramentas de limpeza: alicate, tesoura, lixa, entre outros. Se esse for o seu caso, você terá a responsabilidade de desinfetá-los e levá-los à pedicure.

Pense na sua saúde

Além do problema estético, os fungos podem ocasionar algo mais grave. Uma infecção fúngica produz danos maiores em pessoas com diabetes e doenças similares. Pense nisso e reforce os cuidados diários!

Com as nossas dicas, você pode identificar os sintomas dos fungos nas unhas dos pés e tratá-los com mais facilidade. Mas não esqueça de procurar um dermatologista para investigar a causa e aplicar um tratamento eficaz.

Viu só como manter os hábitos de higiene em dia ajuda a prevenir o problema? Para encontrar o melhor tipo de limpeza, não deixe de conferir os 9 mitos e verdades sobre os cuidados com as unhas dos pés!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140