CONFIRA 9 MITOS E VERDADES SOBRE OS CUIDADOS COM AS UNHAS DOS PÉS - Blog Meu Pé de Conforto

CONFIRA 9 MITOS E VERDADES SOBRE OS CUIDADOS COM AS UNHAS DOS PÉS

Postado em 13/07/2017

A atenção diária com a saúde dos pés é tão importante quanto cuidar do restante do corpo. Por isso, manter a área limpa, seca e escolher bem os calçados são fatores essenciais para se evitar a proliferação de fungos e bactérias.

 

Mas quando o assunto passa pelos cuidados com as unhas dos pés, opiniões se misturam. Será que você sabe o que realmente vale na hora de zelar pela saúde das unhas?

 

Para acabar com essas e outras dúvidas, listamos aqui 9 mitos ou verdades sobre o assunto. Acompanhe!

 

1. Unha precisa ser hidratada

 

Verdade. Sempre que for hidratar os pés, é importante também passar creme nas unhas. Isso fará com que elas criem uma película protetora, se fortaleçam e quebrem com menos facilidade. Você pode aproveitar os mesmos cremes que utiliza para se hidratar, mas, se preferir, pode procurar por produtos próprios para pés e unhas.

 

2. Usar sapato maior do que o pé não é um problema

 

Mito. Sapatos que não acompanham o tamanho, o formato e o tipo de pisada dos pés podem causar lesões nas unhas. O ideal é que o maior dedo esteja a um centímetro e meio, aproximadamente, da ponta do calçado, o que possibilita o movimento dos pés, ao andar.

 

3. Falta de vitaminas no corpo enfraquece a unha

 

Verdade. A carência de vitaminas pode ser um fator para o enfraquecimento das unhas. Por isso, uma alimentação balanceada é parte fundamental nos cuidados com as unhas dos pés e para se cuidar do organismo, como um todo.

 

4. Tirar as cutículas com frequência faz mal

 

Verdade. A cutícula é uma proteção natural do corpo e impede a entrada de fungos e bactérias. Por isso, é aconselhável remover apenas o excesso ou empurrá-la.

Powered by Rock Convert

 

5. Lixar a superfície da unha faz com que ela se fortaleça

 

Mito. Polir a superfície da unha retira a sua queratina, o que faz com que ela se quebre com mais facilidade. Caso você sinta a necessidade de lixar, faça de maneira esporádica e com cuidado.

 

6. Alicate compartilhado pode transmitir hepatite

 

Verdade. O compartilhamento de alicates não esterilizados de forma correta é um dos grandes responsáveis pela transmissão da hepatite C e demais hepatites, além de causar infecções por fungos e bactérias.

 

7. Umidade dá micose

 

Verdade. Pés úmidos são um “prato cheio” para as micoses. Por isso, seque bem a região e não se esqueça das unhas. Dê sempre um respiro aos pés: varie os sapatos, troque as meias com frequência e, quando puder, deixe-os livres.

 

8. Cortar as unhas no início da carne ajuda a fortalecê-las

 

Mito. Cortar as unhas muito rentes à carne pode fazer com que elas se descolem e abram espaço para a entrada de bactérias. Por isso, se você prefere unhas curtas, corte-as acima da pele, sempre.

 

9. Cortar a unha de forma errada pode fazer com que ela encrave

 

Verdade. Unha encravada é um problema comum e bem incômodo que, se não tratado da forma correta, pode provocar inflamações. E, para evitar que elas encravem, o tipo de corte faz toda a diferença. Por isso, mantenha as unhas dos pés em formato quadrado e um pouco acima da carne.

 

Agora que você já sabe o que é mito e verdade sobre os cuidados com as unhas dos pés, veja quais são os principais cuidados que você precisa ter com o calcanhar!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140