Confira aqui 5 dicas de saúde para quem trabalha em pé! - Blog Meu Pé de Conforto

Confira aqui 5 dicas de saúde para quem trabalha em pé!

Postado em 17/10/2019

Trabalhar em pé pode não ser a melhor coisa do mundo, mas é fato que milhares de pessoas vivem essa realidade e precisam lidar com ela. A solução é tomar pequenos cuidados para minimizar os prejuízos em relação à saúde e garantir um maior conforto no dia a dia.

Os pés sustentam nosso corpo o dia todo e o sangue tende a ficar concentrado nas partes inferiores quando passamos muito tempo na posição vertical. Você, inclusive, talvez até já tenha sentido suas pernas formigando, além de dores e muito cansaço ao fim do dia.

Então, para tentar evitar problemas nesse sentido, preste atenção nas dicas que reunimos a seguir!

1. Mude de posição

Ainda que você não tenha muitas oportunidades de sentar ou descansar de vez em quando, procure não ficar na mesma posição o dia inteiro. Sempre que puder, ande de um lado para o outro e mantenha o seu corpo ativo — melhor ainda se puder fazer um alongamento rápido.

Outra recomendação é equilibrar o peso do corpo para não sobrecarregar nenhuma das pernas. Se perceber que já está há um tempo se apoiando em uma delas, troque o apoio para a outra. Para completar, cuide sempre da sua postura, deixando a coluna ereta.

2. Prefira roupas mais leves

No caso de quem trabalha em pé, a roupa é um item que também precisa ser levado em consideração, pois o uso de peças muito apertadas aumenta a pressão nas pernas. Logo, o ideal é dar preferência a roupas leves e confortáveis. O segredo para não errar na escolha é ter atenção a detalhes como tecido, modelagem e tamanho. 

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3. Pratique atividades físicas

Fortalecer a sua musculatura é outra maneira de reduzir a intensidade ou a frequência das dores. A pessoa que trabalha em pé precisa dedicar um tempo aos exercícios físicos, que são fundamentais para a manutenção do bem-estar e da saúde de qualquer indivíduo.

Por isso, encontre uma atividade prazerosa e que você consiga encaixar na sua rotina. O importante é manter a regularidade, deixando o seu corpo mais preparado para o ritmo de trabalho. Assim, nada de pagar um mês de academia e aparecer por lá apenas uma vez por semana! Se preferir, opte pelos exercícios ao ar livre, como correr, caminhar ou andar de bicicleta.

4. Cuide da alimentação

O bom funcionamento do seu corpo depende da qualidade da sua alimentação, portanto, essa é mais uma forma de evitar problemas. Comece a escolher melhor tudo o que você consome, buscando sempre manter uma dieta nutritiva e equilibrada. Além de fazer uma revisão geral, lembre-se de duas regrinhas valiosas: prefira os alimentos naturais e beba multa água ao longo do dia!

5. Use sapatos confortáveis

Por fim, nunca se esqueça de que o seu grande aliado para ficar em pé por muitas horas sem tanto incômodo é um bom sapato. A qualidade do calçado precisa ser uma prioridade, assim como a comodidade ao ser colocado nos pés.

Os modelos de salto ou bico fino, por exemplo, geralmente não garantem esse conforto. O tamanho também precisa ser apropriado para acomodar bem toda a superfície dos pés, mesmo que fiquem inchados depois de um dia exaustivo de trabalho. Vale verificar ainda a possibilidade de investir em modelos ortopédicos ou em acessórios, como palmilhas.

Trabalhar em pé não precisa ser algo tão desgastante, comprometendo a saúde dos pés, até porque isso pode vir a gerar doenças mais sérias no futuro. Dessa forma, nunca deixe de lado esses pequenos cuidados que listamos neste post, pois vão proporcionar a você uma melhor qualidade de vida!

Agora que você já conferiu nossas dicas, complemente sua leitura e descubra como escolher o sapato mais adequado para trabalhar em pé com mais conforto!

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