Dor na lateral do pé: o que causa e como tratar? Confira! - Blog Meu Pé de Conforto

Dor na lateral do pé: o que causa e como tratar? Confira!

Postado em 18/10/2019

Infelizmente, há algumas partes do nosso corpo que estão sujeitas a sofrerem danos ao longo dos anos, e os pés são uma delas. Esses traumas podem ser superficiais ou graves o suficiente para mudar totalmente a maneira como nos comportamos, inclusive porque muitos estão acompanhados de dores. Nesse contexto, os incômodos podem ocorrer em diferentes regiões, desde a dor na lateral do pé, na sola, no calcanhar até próximo ao peito.

Aqui, nós falaremos de algumas dores bem específicas que acontecem na lateral que, além de incomodar, podem ser o indicativo de deformidades. Acompanhe!

Quais os principais sintomas?

O sintoma principal é sempre a dor na região lateral, porém, é importante analisar os fatores responsáveis, que podem tanto ser externos (batidas ou tombos) como indicar um possível problema mais grave. 

Por exemplo, a dor pode começar na lateral e se estender até outras partes, indo para o calcanhar, para ponta do pé etc. Sendo assim, é fundamental prestar atenção nas sensações do seu corpo e sempre procurar um profissional quando perceber que o incômodo se estende por um longo tempo ou há inchaços prolongados. 

O que pode causar?

A dor na lateral do pé tem diversos tipos de causas. Vamos conhecer as principais.

Sobrecarga

Colocar muita carga nos pés pode gerar dores. Isso ocorre com pessoas acima do peso, com quem faz caminhadas longas, quando se fica na mesma posição por muito tempo, ou mesmo, ao utilizar sapatos desconfortáveis. 

Joanete

Uma das deformidades mais comuns, o joanete é caracterizado por uma protuberância na lateral interna do pé, mais precisamente perto do dedão. Ele pode causar dor intensa, principalmente quando a região fica inflamada.

Powered by Rock Convert

Tendinite

Outro tipo de enfermidade, a tendinite ocorre quando há uma inflamação nos tendões dos pés por causa de esforço repetitivo. Ela é comum para quem pratica, em excesso, atividade física ou sofre muita sobrecarga. 

Tendão tibial

Essa é uma dor que ocorre na lateral interna do pé, geralmente devido à sobrecarga dos tendões, principalmente o tibial, que sustenta o pé. Sendo assim, não é incomum que ela apareça por causa de sobrecarga ou por problemas como a pisada pronada, em que os pés ficam curvados para fora.

Como tratar a dor na lateral?

Para cada tipo de situação há um tratamento adequado, mas, de maneira geral, colocar os pés em água fria com compressas de gelo por 15 minutos pode ajudar a aliviar. Além disso, massagear a região com cuidado. 

Em caso de joanete, se o caso não for grave, utilizar afastadores de dedos e massagear o local com anti-inflamatório. Deixar os pés dentro de uma bacia com água morna também pode amparar. 

Para quem tem tendinite, inicialmente, é recomendável o relaxamento e o repouso. Dependendo do caso, pode ser necessário tomar analgésicos e anti-inflamatórios (sempre com a orientação do seu médico). À medida que a inflamação se estende, é recomendável fisioterapia e, em alguns casos, até cirurgias. 

Como se prevenir?

Repouso é a primeira dica em relação às dores na lateral, principalmente para quem costuma fazer exercícios físicos prolongados. Além disso, se recomenda:

  • fazer massagens com cremes;
  • alongar a região dos pés antes dos exercícios;
  • evitar ficar acima do peso para não causar pressão excessiva nos pés;
  • ter cuidado para não exagerar na hora de fazer atividades físicas;
  • não usar calçados desconfortáveis e procurar por aqueles de qualidade.

Aqui, falamos das principais causas das dores na lateral dos pés e quais são os cuidados. Reforçamos a importância na escolha de sapatos adequados, pois, muitas vezes, as dores poderiam ser evitadas com a utilização de peças mais confortáveis. 

Gostou de saber um pouco mais sobre a dor na lateral do pé? Então, continue aprendendo, acesse agora o nosso texto sobre formatos do pé!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140