O que você precisa saber para encontrar sapatos especiais para idosos - Blog Meu Pé de Conforto

O que você precisa saber para encontrar sapatos especiais para idosos

Postado em 11/11/2020

A terceira idade é uma fase da vida repleta de desafios, tanto para quem chega nela, como para os familiares que os acompanham. Devido ao processo natural do envelhecimento, as pessoas mais velhas necessitam de cuidados específicos para que a saúde seja preservada. Uma das partes do corpo que mais sofre com o passar dos anos são os pés. Por isso, encontrar os sapatos especiais para idosos é uma ação importante para que eles tenham uma melhor qualidade de vida.

Essa missão, em grande parte das vezes, fica como responsabilidade dos filhos ou parentes mais próximos. Entretanto, apesar de saber da importância de investir nesses produtos, as pessoas têm dificuldade em encontrar o sapato para idosos ideal, que atenda as necessidades deles.

Se esse é o seu caso, não se preocupe! Estamos aqui para ajudá-lo. Por isso, no post de hoje vamos trazer um guia completo para que você consiga encontrar os sapatos ideais para os seus familiares idosos. Animado para descobrir as nossas dicas? Então confira a seguir as respostas para as principais dúvidas que envolvem o assunto!

Qual a importância do sapato ideal para idosos?

Os pés são uma das partes mais importantes do corpo humano. Além de ter a responsabilidade de sustentá-lo, eles também exercem função de locomoção. Por isso, cuidar da saúde dos pés, é fundamental para se ter uma boa qualidade de vida e conseguir exercer tarefas básicas da vida diária sem dor, como simplesmente caminhar.

Apesar da importância desses membros, eles sofrem diversas alterações durante o envelhecimento que podem gerar lesões, desconfortos e influenciar o bem-estar dos idosos. Todas as estruturas que compõem os pés, especialmente os músculos e as articulações, são afetadas.

Um exemplo dessa mudança está na estrutura do arco plantar. Essa parte do pé nada mais é do que aquela curva localizada na região central, que durante o deslocamento não encosta no chão. Durante os anos, essa estrutura pode ser alterada e o pé sofrer mudanças de tamanho, que podem causar incômodos. Para evitar dores é muito importante que os idosos utilizem sapatos confortáveis.

Além da alteração no arco plantar, há uma importante mudança que afeta a saúde dos pés dos idosos: a perda do coxim plantar, que tem a função específica de amortecimento. Essa parte do corpo é localizada estrategicamente entre a pele e os ossos. Com o passar dos anos, o coxim tende a se degenerar, perdendo a elasticidade e fazendo com que o impacto não seja mais amortecido com tanta eficiência.

Nesse cenário de mudanças é que entra a importância dos idosos utilizarem sapatos especialmente pensados e desenvolvidos para eles. Esses modelos suprem as necessidades da terceira idade, sendo compostos por amortecedores e demais características que visem preservar a saúde dos pés.

É importante ressaltar aqui que existem diversos tipos de sapato para idosos, e que eles variam as suas características conforme o problema que se quer prevenir ou combater. Portanto, além de encontrar os modelos especiais, é necessário também saber quais os melhores tipos para cada idoso.

Quais os melhores tipos?

Você já sabe qual é a importância de encontrar sapatos especiais para idosos. Agora chegou o momento de aprender quais são os melhores tipos. Dentre as muitas categorias de calçados, podemos dividi-las em dois grandes grupos: os normais, que são os conhecidos por todos, e os ortopédicos. Para os idosos a segunda opção é sempre a mais vantajosa e vamos explicar a seguir o motivo.

Os modelos ortopédicos, além de proteger os pés como os normais, também são destinados a corrigir problemas que afetam a saúde dos pés. Ao contrário do que muitos pensam, os calçados ortopédicos não são todos iguais, eles se diferenciam conforme o objetivo de uso de cada um.

Assim, um idoso que sofre com problemas de joanete (e tende a piorar com a idade), deve utilizar um calçado ortopédico que seja desenvolvido especificamente para dar mais conforto aos pés de pessoas com joanetes. Esse exemplo se aplica a muitos outros desconfortos que podem interferir na saúde dos pés.

Sendo assim, as melhores opções de calçado são os ortopédicos que sejam pensados especialmente para amenizar as consequências de problemas específicos que cada um possa ter. Então, além de comprar sapatos especiais para os idosos, os responsáveis precisam estar bem atentos às necessidades de cada um, conforme o formato dos pés e a ação do tempo.

Se você precisa encontrar sapatos para um idoso que reclama de dor, mas não tem um diagnóstico específico, considere levá-lo a um ortopedista antes para que vocês possam saber exatamente o que afeta a saúde dos pés e provoca dor. A partir disso, com certeza será possível escolher o melhor calçado.

O que não pode faltar?

Você já sabe o quanto é importante conhecer as especificidades de cada idoso para acertar na escolha dos sapatos especiais. Contudo, existem duas características em comum entre todos os calçados que não podem deixar de ser observadas no momento da escolha do modelo ideal: o conforto e a qualidade.

Esses dois conceitos são importantes, pois ajudam a evitar quedas (problema muito comum entre os idosos), diminuem as dores nos pés e reduzem a possibilidade de que se desenvolvam lesões nos pés ou em articulações necessárias para o deslocamento, como as dos tornozelos, joelhos ou quadris.

Portanto, independentemente de qual seja a ocasião de uso do calçado ou quais sejam as necessidades da pessoa que está utilizando, ter conforto é fundamental. Um sapato precisa ser satisfatório, caso contrário pode acarretar no surgimento de diversos problemas.

Quando um sapato causa um incômodo a cada passo, o usuário altera — mesmo que de forma inconsciente —, a sua pisada para diminuir o incômodo e evitar dores decorrentes do problema. Com o tempo, essas pequenas modificações podem ocasionar lesões. Portanto, usar um calçado confortável, além de oferecer uma sensação muito melhor no dia a dia, também é essencial para preservar a saúde.

Além do conforto, também é necessário que o produto seja de qualidade e permita o idoso caminhar e viver sem sentir dor. Se você não sabe o que é um calçado de qualidade anote aí algumas especificações que você precisa conferir para não errar na compra.

  • garanta que o calçado seja leve;
  • prefira sapatos sem costura interna;
  • opte por palmilha em EVA, anatômica e leve;
  • prefira modelos que sejam feitos em couro por dentro e por fora;
  • observe se o calçado está no tamanho ideal.

Como escolher sapatos especiais para idosos?

Além de peças confortáveis e de qualidade, há outras dicas que podem ser seguidas para encontrar calçados bons para os idosos que permitam eles viverem sem dores e com uma maior liberdade. A seguir vamos mostrar algumas características que você deve observar com atenção no momento da escolha.

Powered by Rock Convert

Altura

A altura é um dos pontos que merece atenção no momento da compra. Em geral, os sapatos costumam ter uma elevação na parte traseira. Entretanto, esse desnível não deve ser maior que dois centímetros, pois o calçado e a postura podem ser afetados.

Essa indicação tem como finalidade preservar o equilíbrio e evitar as quedas, que são comuns na terceira idade e podem interferir de forma drástica na qualidade de vida dos idosos, já que nessa fase da vida o corpo demora muito para se reconstituir e se regenerar.

Em ocasiões especiais e esporádicas, como casamentos ou festas, as mulheres que desejarem podem usar um calçado com salto. Existem, inclusive, modelos ortopédicos que oferecem beleza e conforto para essas situações. Assim, em datas comemorativas, é preciso evitar o uso de salto somente se o idoso tiver uma contraindicação médica.

Solado

O solado do sapato é uma importante característica que, muitas vezes, passa despercebida. É comum que as pessoas olhem para a beleza, o conforto e a funcionalidade do calçado e, de certo modo, esses itens também devem ser considerados na escolha. Entretanto, não devemos deixar de prestar atenção no tipo de solado, especialmente quando a pessoa que utilizará o sapato for idosa.

Neste caso, é preciso evitar solados que sejam muito lisos, pois o risco de queda torna-se mais elevado. Para evitar acidentes desse tipo o ideal é preferir calçados que sejam aderentes ao chão. As solas que garantem essa estabilidade são aquelas mais trabalhadas, as de borracha ou as que possuem um solado antiderrapante.

Palmilhas

Embora possam ser adquiridas de forma separada, as palmilhas fazem parte da composição do sapato e, portanto, merecem estar aqui na lista do que não pode faltar em um bom calçado. Para aumentar o conforto e diminuir a probabilidade de lesões, o ideal é que as palmilhas utilizadas pelos idosos sejam adequadas e de qualidade.

Idosos que têm diagnóstico de algum problema nos pés podem ainda optar por uma palmilha ortopédica. Nesse caso, é necessário que haja uma indicação médica, pois esse modelo de palmilha tem um efeito terapêutico que melhoram a patologia a ser tratada.

No tópico anterior falamos do que não deve deixar de ser observado no momento de escolher um sapato para um idoso, e quais as principais características que compõem esses itens. Além dessas características, existem outras considerações que devem ser observadas para acertar na escolha dos calçados. A seguir vamos comentar um pouco mais sobre as principais.

Amortecimento

Já vimos que com o tempo, os idosos acabam perdendo uma importante função de amortecimento. Junto a isso há também um desgaste nas articulações o que pode provocar dores indesejadas. Por isso, para a terceira idade é ideal que os sapatos tenham um bom amortecimento. Isso faz com que o impacto seja diminuído a cada passada, afastando as dores e o desconforto.

Formato

Por fim, a última característica que pode ser considerada por quem está aprendendo a como escolher um sapato é quanto ao formato. Para idosos é preferível optar pelos calçados fechados. Esse formato promove uma maior estabilidade para os pés, evitando que tropeços e quedas indesejadas aconteçam.

Caso seja necessário adquirir um modelo aberto, devido ao calor ou a alguma ocasião, uma boa dica para torná-lo mais estável e preso aos pés é preferir aqueles que tenham fechos ou tiras, como a sandália ortopédica para idosos.

Quais cuidados tomar?

Se você chegou até aqui já tem as melhores informações para comprar ótimos sapatos para idosos. Nesse tópico vamos dar algumas dicas extras de cuidados que podem ser tomados para não errar na escolha. Confira a seguir!

Durabilidade

Prefira modelos mais duráveis, mesmo que tenham um preço mais elevado. Os calçados com um valor mais em conta, além de terem uma qualidade inferior, acabam estragando mais facilmente, o que no final torna o produto pior e mais caro.

Estilo de vida

No momento da compra considere o estilo de vida dos idosos. Pessoas mais ativas, que fazem um grande deslocamento diário devem utilizar produtos um pouco mais esportivos. Já aquelas que se preocupam um pouco com a beleza, além da qualidade, devem preferir um calçado um pouco mais arrumado, sem deixar de ser confortável, e assim por diante.

Histórico de lesões

Caso o idoso não tenha nenhuma adversidade com os pés diagnosticada que auxilie a escolha do modelo de sapato, você pode considerar o histórico de lesões. Sabendo os problemas que já aconteceram com a pessoa pode-se fazer uma escolha mais assertiva do tipo de calçado. Pessoas que já tiveram problemas ligamentares no tornozelo, por exemplo, devem apostar no uso de amortecedor.

Loja confiável

O último cuidado que queremos chamar a atenção aqui é com relação à loja que você vai adquirir o produto. Sabemos que sapatos ortopédicos, de qualidade e pensados especialmente para idosos são difíceis de encontrar. Assim, a maneira mais fácil de comprá-los é pela Internet. Entretanto, não faça a transação sem ter certeza se a loja é confiável. Algumas dicas podem ajudar nesse sentido.

  • prefira lojas que sejam conhecidas no mercado;
  • pesquise a opinião de clientes que já adquiriram os produtos;
  • confira a reputação da loja online;
  • analise preços muito baratos;
  • leia as especificações do produto.

Quais as diferenciais da Doctor Shoes?

Se você está procurando uma loja confiável e de qualidade para comprar calçados para idosos pode apostar na tradicional Doctor Shoes. A empresa fabrica, vende e entrega exatamente aquilo que promete: produtos confortáveis, que se preocupam com a saúde dos pés com excelente qualidade e durabilidade.

Além de calçados, a Doctor Shoes também oferece acessórios como palmilhas, calcanheira, joelheira, corretivo para joanetes e diversos outros itens que tem como objetivo cuidar da saúde dos pés e melhorar a qualidade de vida.

Prezar pela qualidade de vida dos idosos é muito importante. Na terceira idade, as pessoas sofrem com o processo natural do envelhecimento que traz inúmeras mudanças, dores e desconfortos. Por isso, sempre que existirem opções de produtos e acessórios que amenizem essas situações, como os sapatos especiais para idosos, eles devem ser considerados.

Agora você já sabe o que é considerar para comprar sapatos para idosos. Então está esperando o que para adquirir os melhores produtos e promover saúde e bem-estar para aqueles que você ama? Entre no nosso site e escolha os melhores calçados!

Powered by Rock Convert

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140