Sapato para idosos: como usar e quais os benefícios? - Blog Meu Pé de Conforto

Sapato para idosos: como usar e quais os benefícios?

Postado em 29/07/2019

Ao pensar em sapato para idosos, muitas pessoas já os relacionam com modelos específicos para essa população. Entretanto, existem muitos tipos de sapatos para essa faixa etária que não se diferenciam tanto dos comuns.

Eles preservam a beleza e o estilo dos calçados, mas oferecem muito mais conforto e diversas outras vantagens. Quer saber quais são elas? Então continue acompanhando e descubra a importância desse tipo de sapato, como escolhê-lo e quais são os benefícios de optar por ele!

Qual é a importância desse tipo de sapato?

Os pés são uma das partes mais exigidas do corpo, pois têm entre suas funções a sustentação e a locomoção. Com o passar dos anos, esse membro sofre diversas cargas, provocando o aparecimento ou a acentuação de condições como joanete, má circulação, artrite e artrose.

Para amenizar ou combater esses problemas, o mais indicado é que a terceira idade utilize sapatos voltados para idosos. Um bom exemplo desses calçados são os ortopédicos, que protegem os pés sem se diferenciar dos modelos normais no que diz respeito à aparência.

Como escolher o sapato mais adequado?

Se você entendeu que os sapatos para idosos são interessantes mas ainda tem dúvidas de como escolher o mais adequado, tenha calma. Vamos explicar!

Tamanho

A primeira dica para acertar na escolha do sapato para idoso é pensar no tamanho ideal dele. Para que os pés não fiquem prejudicados, os sapatos precisam ser mais folgados. Modelos apertados podem causar dores e formar calos a partir do atrito da estrutura do calçado com os pés.

Modelo

O modelo do sapato também deve ser levado em conta na hora da escolha. Calçados muito abertos, como os chinelos, devem ser utilizados com cautela. Apesar de serem muito confortáveis, eles não são tão seguros quanto aqueles que proporcionam um apoio aos pés, como os fechados.

Além dos abertos, os sapatos que têm ponta fina devem ser evitados. Eles apertam os dedos, podendo gerar dor e desconforto. Os sapatos de salto alto também entram na lista dos modelos a serem utilizados somente em ocasiões especiais.

Solado

O solado do calçado também é um fator de escolha, principalmente para idosos. Eles devem preferir os calçados com solas antiderrapantes ou trabalhadas. Isso porque as solas lisas são mais propícias a escorregões, que podem levar a inúmeros outros problemas na terceira idade, como fratura óssea.

Quais são os benefícios de escolher sapato para idosos?

Existem muitas vantagens em optar por sapato para idosos. Uma delas é a segurança. Esses modelos são pensados e desenvolvidos para que a saúde dos pés seja preservada. As características deles evitam que os pés ou articulações próximas, como o tornozelo, sofram lesões.

Além de seguros, eles também são muito confortáveis devido aos ajustes, formato, solado, amortecimento e palmilhas. Isso é importante, principalmente para os idosos, que podem facilmente transformar um desconforto em uma dor maior por meio da compensação.

Por fim, o maior benefício do sapato para idosos é que ele apresenta todas as vantagens citadas sem perder a beleza. Cuidar dos pés também é cuidar da saúde, por isso, invista nas melhores opções de calçados ortopédicos!

E então, gostou deste post? Se você quer saber mais sobre sapatos ortopédicos e aproveitar esses benefícios, então passe na página da Doctor Shoes e conheça todos os modelos disponíveis. Com certeza você encontrará algum que combina com o seu estilo.

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140