4 passos para você fazer um spa dos pés em casa - Blog Meu Pé de Conforto

4 passos para você fazer um spa dos pés em casa

Postado em 11/09/2020

Cuidar dos pés é uma atitude de reconhecimento por todo o esforço que eles fazem por nós no dia a dia, principalmente pelas funções de sustentação e locomoção. Além disso, o autocuidado não deixa de ser um momento agradável na rotina. Por isso, preparamos este guia rápido para quem quer fazer um spa dos pés em casa.

Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso marcar um horário em uma clínica especializada ou aproveitar a estadia em um hotel 5 estrelas para fazer isso. Bastam alguns procedimentos simples para desfrutar de todos os benefícios, como bem-estar, higiene e relaxamento.

Quer saber como colocar essa ideia em prática? Confira agora mesmo!

1. Faça uma boa esfoliação da pele

O primeiro passo é a esfoliação, que ajuda a remover as células mortas da pele que são acumuladas dia após dia. Para cumprir esta etapa, você pode escolher um produto pronto (que normalmente é vendido em farmácias, supermercados e lojas de cosméticos) ou preparar um esfoliante em casa.

Em geral, ingredientes como açúcar, sal e café são indicados para esfoliar. Uma receita simples é misturar um pouco de mel, açúcar e aveia até formar uma pasta grosseira. Outra alternativa é misturar alguns desses grãos com o seu hidratante.

Então, massageie toda a região dos pés sem muita força, o que também vai ajudar a estimular a circulação sanguínea. Fique alguns minutos fazendo movimentos ascendentes, descendentes e circulares. Depois, é só lavar para retirar todos os resquícios da mistura ou do produto.

Powered by Rock Convert

2. Prepare um escalda pés

Este é o momento de relaxar, amenizar o estresse e dar um pouco de conforto para os pés. Para fazer o seu escalda pés, encha uma bacia com água morna e mergulhe os pés pelo menos até a região do tornozelo.

Algumas pessoas gostam de acrescentar sais de banho, óleos essenciais, flores ou ervas para potencializar os efeitos. Ao deixar os pés imersos por cerca de 15 a 20 minutos, retire-os da água e enxugue bem todos os cantos para evitar que a concentração de umidade gere micoses.

3. Capriche na hidratação

Com os pés limpos, esfoliados e relaxados, passe para uma das etapas mais importantes que é deixar a pele bem hidratada. A falta desse cuidado é capaz de causar rachaduras, feridas e bastante incômodo.

Escolha um bom creme hidratante para espalhar por todo o pé e você vai notar como ele ficará mais macio. Fique de olho nas opções de produtos, pois existem fórmulas específicas para isso. Se quiser, massageie mais um pouco ao fazer a hidratação.

4. Cuide muito bem das unhas

Se você não tem o hábito de visitar a pedicure, não deixe de cuidar das unhas dos pés em casa. Os passos essenciais são:

  • empurrar a cutícula amolecida com uma espátula;
  • cortar as unhas frequentemente, de preferência em formato quadrado para não encravar;
  • lixar todos os cantos para não deixar pontas perigosas;
  • passar um hidratante para ajudar a manter as unhas saudáveis (com o mesmo dos pés ou outro produto específico).

Agora você já sabe como fazer um spa dos pés em casa. Repita esse ritual uma vez por semana, lembrando que o excesso também não é recomendado — especialmente da esfoliação. A hidratação pode ser repetida diariamente. Nossa dica final é seguir esses passos antes de dormir ou quando ficar um tempo maior em casa (como no período de quarentena), para deixar que os pés respirem. Lembre-se que é possível, e necessário, se cuidar.

Gostou do post? Para completar sua leitura, confira um conteúdo ainda mais completo sobre como fazer um ótimo escalda pés!

Powered by Rock Convert

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140