Sapato para joanete: como escolher a melhor opção? - Blog Meu Pé de Conforto

Sapato para joanete: como escolher a melhor opção?

Postado em 25/06/2020
Powered by Rock Convert

O joanete é uma deformação que ocasiona a saliência da articulação do pé, sendo mais comumente no dedão, mas também pode acometer o dedo mindinho. No geral, é herança de algum parente afetado pelo mesmo problema. O fato é que há um fator ambiental que pode provocá-lo. Este fator é um sapato apertado. Logo, diversas pessoas ficam em dúvida sobre calçados para joanete.

Caso você sofra com joanete, deve prestar atenção, sempre, aos modelos de sapatos para não ferir ainda mais os pés. É de suma importância a escolha de sapatos para quem tem joanete, a fim de que a saúde dos pés não seja ainda mais afetada, afinal de contas, é uma condição que exige cuidados no momento da escolha dos calçados.

Neste post, iremos mostrar o que avaliar para escolher um calçado que não agravará o problema do joanete e que possibilitará maior conforto. Confira!

Maciez do calçado

Caso você esteja à procura de sapatos para quem tem joanete, a primeira coisa a se considerar é que você deve evitar aqueles que possuam materiais duros. A escolha por calçados ortopédicos auxilia no alívio considerável da pressão sobre o pé na região dos joanetes. Consequentemente, você conseguirá aliviar muito o incômodo que é ocasionado pelo joanete.

O sapato deve ser resistente, porém macio. Fique atento também à dureza do sapato que está sendo adquirido. Por exemplo, calçados que possuam um solado muito rígido pode deixar seus pés expostos a impactos maiores ao longo da caminhada, trazendo um dano ainda maior.

Flexibilidade do material

Fique de olho no material dos sapatos: a parte interna precisa ser macia; o material externo deve ser resistente e durável; e a sola, flexível. Desse modo, você vai comprar um calçado de qualidade e que acomodará bem seus pés, ao mesmo tempo, protegendo-os.

Não se preocupe em optar pelo sapato mais caro, pois isso não é uma regra para indicar qualidade. Escolha marcas que ofereçam garantias, tenham tradição e que já tenham conquistado a confiança dos clientes. O material utilizado para sua fabricação deve ser resistente, e seu solado espesso e forte.

Além de evitar dor no joanete, isso impede que seus pés sejam lesionados por objetos pontiagudos e cortantes ou sintam as deformidades do solo.

Tamanho da forma

Opte também por modelos mais amplos, que possuam espaço suficiente para os dedos ficarem bem acomodados, sem causar desconfortos nem causarem lesões e dores nas articulações. Isso também permite a utilização de palmilhas ortopédicas, se for necessário.

Os pés devem ficar repousados tranquilamente, a fim de não afetar também a circulação. Seu interior precisa ser anatômico para acomodar e dar apoio perfeito aos pés, assegurando estabilidade e conforto no caminhar.

Powered by Rock Convert

Formato do bico do sapato

Outro elemento essencial para ser levado em conta é analisar o formato do bico do sapato. Pensar no conforto dos pés dentro do calçado é muito importante para quem tem joanete. Desse modo, aconselha-se procurar por calçados ortopédicos com o bico arredondado e que seja mais aberto.

Os sapatos que apresentam bico mais apertado, têm propensão a causar mais desconforto. Por esse motivo, quando for escolher sapatos, o recomendado é pensar na redução da pressão feita pelas paredes dos calçados de bico fino.

Evite utilizar o mesmo calçado ortopédico

A compra de um par de sapatos apropriados para quem tem joanetes pode trazer bem-estar e conforto para indivíduos que apresentam os sintomas incômodos desse problema. E pode ser muito bom para quem tem joanetes variar de calçado, visto que as regiões influenciadas pelas pressões de um determinado calçado não obrigatoriamente serão as mesmas de um calçado para outro.

Isto é, o bem-estar e conforto do indivíduo podem ser aumentados com o revezamento entre calçados que reduzam os sintomas da condição.

Evite salto alto

Com o passar do tempo, a mulher começa a perceber os calçados que oferecem mais dores e que são piores para o pé dela. E geralmente, os piores são os mais fabricados pela indústria da moda. O recomendado é que, mesmo que haja alguma situação em que seja necessário utilizar um calçado desse — e sempre vai existir —, o ideal é realizar um uso mais racional de saltos.

De vez em quando ele pode ser usado, mas o grande problema é utilizar no dia a dia. Inclusive, como já vimos neste post, as mulheres costumam utilizar sapatos de bicos muito finos, que contribuem para a formação e acentuação do problema. Com salto alto, os pés geralmente escorregam para a frente. E com um sapato de salto e com bico fino, a propensão é empurrar o dedão em direção ao segundo dedo.

Em razão de grande parte das mulheres unirem o salto alto e o bico fino, isso piora bastante a deformidade. O recomendado é que os saltos não tenham mais de 3 cm.

Evite usar sapatilhas diariamente

Tenha em mente o seguinte: as sapatilhas não devem ser usadas todos os dias, pelo fato de forçarem os joanetes e piorar o problema. É sempre bom variar os modelos de calçados e utilizar os indicados para quem apresenta esse problema. Além disso, as sapatilhas apresentam alguns elementos negativos, como salto raso, força os tendões da perna e aumenta a pressão no calcanhar.

Normalmente, elas fazem pressão nas laterais do calcanhar e pé, contribuindo para a formação de calos e bolhas. Além disso, dificultam a absorção da transpiração dos pés, o que possibilita a proliferação de fungos, por serem usadas sem meias e feitas de material sintético. Como vimos, o recomendado é alternar o tipo de calçado a cada dia.

Por fim, agora que você já sabe como escolher calçados para joanete é essencial procurar calçados confortáveis, com pouco ou nenhum salto e, de preferência, ortopédicos. Ao seguir essas especificações, é possível viver com conforto e sem o incômodo ocasionado pelos joanetes. É importante ressaltar que escolher calçados ortopédicos é uma escolha muito mais saudável para a saúde dos seus pés.

Agora que você sabe como escolher o melhor sapato para quem tem joanete, não perca mais tempo e conheça já nossos sapatos feitos especialmente para quem sofre com esse problema!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140