Qual a relação entre calçado e postura? Entenda aqui - Blog Meu Pé de Conforto

Qual a relação entre calçado e postura? Entenda aqui

Postado em 27/03/2020

Não ter uma postura correta é um problema que pode afetar todas as idades. Seja por maus hábitos na rotina, ou porque desde pequenos fomos condicionados a ficar em determinada posição. De fato, não estar com a postura correta é mais comum do que se imagina. O grande problema é que a maioria das pessoas acha que esses problemas só envolvem a posição das costas. O que poucos sabem é que calçado e postura estão relacionados.

Por isso, neste texto, falaremos sobre como a escolha do sapato errado pode afetar bastante a sua postura. Entenda!

Qual é a importância de se ter uma boa postura?

Em um primeiro momento, a postura adequada está relacionada a uma boa aparência. Afinal, a posição incorreta da coluna traz a imagem das costas arqueadas para frente, muitas vezes, corcunda. Porém, esse problema afeta a qualidade de vida do indivíduo. Dores, lesões e desconfortos são só alguns dos problemas que essa condição pode trazer. 

Além disso, há a chance de desenvolver deformidades que causam enfraquecimento ou encurtamento dos músculos, condições que só poderão ser sanadas com tratamento ortopédico. 

Por definição, uma boa postura indica que o corpo está alinhado, mas também que seus músculos estão funcionais. Investir em meios que equilibrem a coluna e estimulem a postura certa é fundamental para viver melhor. 

Quais são as doenças relacionadas à postura errada?

Você sabia que as dores nas costas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), afetam 80% das pessoas ao longo da vida? Esse é só um dos problemas a longo prazo que ocorrem quando se tem uma má postura — o indivíduo desenvolve o que chamamos de dores osteoarticulares. 

Powered by Rock Convert

Além disso, também é possível que apareçam lesões, como a hérnia ou a degeneração do disco. A barriga saliente é outro problema, e ocorre quando se projeta a barriga para a frente, havendo flacidez abdominal, por causa da corcunda. 

Nos mais idosos, principalmente os que possuem osteoporose, a má postura pode gerar a cifose, ou corcunda aumentada. 

Por que utilizar um calçado ortopédico?

A escolha do calçado pode estar muito relacionada à estética do modelo, mas é muito importante pensar no conforto na hora de escolher o ideal. Afinal, sapatos com salto alto e finos, ou com a ponta muito estreita, além de serem bastante desconfortáveis, podem causar problemas na postura e também deformar os pés. 

Os calçados muito baixos em que há pouca sola ou os que são feitos de um material bem mole também causam problemas. O ideal é escolher um modelo que seja não só confortável, mas que também dê equilíbrio e evite deformações. 

É importante compreender que qualquer tipo de desequilíbrio na postura causado por um calçado afeta as terminações nervosas que existem no pé. Elas passam a informação para o sistema nervoso que responderá ajustando o peso em certas regiões do pé, causando deformações e lesões ao longo do tempo. 

Neste conteúdo, você pôde ver como calçado e postura são questões sérias que envolvem a nossa qualidade de vida. A escolha do sapato errado pode afetar o alinhamento da coluna e prejudicar o indivíduo de forma irreversível. Por isso, é fundamental escolher sapatos ortopédicos que são feitos especialmente para garantir a segurança e conforto da pisada, distribuindo o peso da maneira certa. 

Quer saber onde você pode encontrar esse tipo de sapato? Conheça agora os nossos modelos e escolha qual é a melhor alternativa quando o assunto é calçado ortopédico. Venha conferir!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140