3 exercícios para circulação das pernas que você deveria fazer - Blog Meu Pé de Conforto

3 exercícios para circulação das pernas que você deveria fazer

Postado em 10/11/2020

Como parte das práticas para manter a nossa saúde em dia, os exercícios para circulação são atividades fundamentais para evitar uma série de problemas relacionados ao bombeamento do sangue. Muitos não sabem, mas a má circulação, principalmente nas pernas, pode acarretar uma série de problemas, como inchaço, inflamações e, inclusive, doenças mais graves, como a trombose.

Por isso, ao menor sinal desses sintomas, é importante tomar uma atitude a fim de evitar que problemas sérios apareçam. Pensando nisso, aqui, separamos alguns exercícios que podem ajudar a evitar e melhorar os problemas circulatórios. Confira!

Veja qual é a importância de fazer exercícios para melhorar a circulação das pernas

Umas das melhores formas de estimular a circulação das pernas é a realização de exercícios físicos. Essas atividades funcionam como um auxílio para a diminuição das inflamações, além de diminuírem a incidência das varizes e, posteriormente, a trombose. O que acontece é que, com a fraqueza da musculatura da região e das veias, o sangue não tem o impulso suficiente para realizar o seu percurso de forma saudável.

Confira 3 exercícios para melhorar a circulação nessa área

Deu para perceber que a falta de exercício para as pernas pode causar problemas bem sérios não só para a nossa circulação, mas também para a nossa qualidade de vida. Nesse caso, separamos três tipos de exercícios que podem ser feitos sem grandes dificuldades. Continue!

1. Faça caminhadas

A caminhada é um exercício ótimo tanto para a circulação quanto para manter o corpo ativo. E já adiantamos que não é preciso muito: 30 minutos por dia já são suficientes para trazer benefícios ao seu corpo. Portanto, as caminhadas ajudam a fortalecer as pernas e a bombear o sangue com mais eficiência. Também ajudam a diminuir as dores e evitar que placas se acumulem nas artérias.

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2. Eleve as suas pernas

Essa é uma atividade bastante simples, mas que pode fazer uma grande diferença para as suas pernas. O ideal é que, quando estiver deitado, você coloque uma almofada embaixo dos pés para elevá-los. 

Outra maneira é encostando as suas pernas na parede. Nesse caso, procure colocar uma almofada abaixo de sua cintura. Enquanto pés e pernas ficam elevados na parede, os braços devem ficar relaxados. Fique assim por 15 minutos.

3. Alongue as suas panturrilhas

As panturrilhas são consideradas o segundo coração do corpo, e não é para menos. Afinal, são elas que bombeiam boa parte do sangue dessa região, principalmente quando estamos em movimento. Logo, qualquer atividade que ajude a fortalecê-las é válida, como descer ou subir escadas, caminhar ou mesmo se apoiar em uma mesa e levantar na ponta dos pés por alguns segundos.

Quais são as consequências de não fazer exercícios?

Como explicamos ao longo deste texto, além do inchaço, cansaço e varizes, não fazer exercícios pode desencadear o que chamamos de trombose venosa profunda. Uma doença em que coágulos se formam no interior das veias, podendo ser fatais, pois costumam subir para alguns órgãos do corpo, como o pulmão. Por isso a importância de fazer atividades voltadas para a circulação dos membros inferiores.

Mostramos neste texto alguns exercícios para circulação das pernas que ajudam a melhorar o bombeamento do sangue. Porém, ressaltamos que manter uma rotina de atividades físicas é fundamental para evitar que esse e outros problemas apareçam.

Gostou do nosso post? Então, continue aprendendo: acesse agora o nosso artigo sobre como melhorar a circulação sanguínea!

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