8 BENEFÍCIOS DOS SAPATOS ORTOPÉDICOS! - Blog Meu Pé de Conforto

8 BENEFÍCIOS DOS SAPATOS ORTOPÉDICOS!

Postado em 20/12/2016

Nossos pés são responsáveis por sustentar todo o peso do corpo enquanto caminhamos para lá e para cá, realizando as mais diversas atividades do dia a dia. Esse é um esforço e tanto, que se torna ainda mais intenso quando escolhemos um calçado inadequado, capaz de prejudicar a estrutura dos pés e toda a nossa postura.

Mas fique tranquilo: é possível evitar esses problemas optando pelos calçados ideais. E seria ainda melhor se oferecêssemos aos nossos pés os benefícios dos sapatos ortopédicos. Muito confortáveis, tão belos e duráveis quanto os calçados convencionais, os sapatos ortopédicos são a alternativa certa para quem busca melhorar sua qualidade de vida.

E você, sabe quais são as vantagens de optar por eles? Então, continue lendo este post para descobrir o que são sapatos ortopédicos, conhecer 12 benefícios desses calçados e aprender como escolher o modelo ideal para você!

O que é um calçado ortopédico
Para ser considerado como ortopédico, um calçado precisa possuir características que o classifiquem como tal. Seu interior deve ser anatômico para acomodar e dar apoio ideal para os pés, garantindo conforto e estabilidade no caminhar.

Ele também deve ser amplo, a fim de evitar que os pés fiquem apertados e possam se acomodar dentro do calçado, sem causar desconfortos. Isso também possibilita o uso de palmilhas ortopédicas se for preciso.

Outra característica está na sola do sapato, que, quando é ortopédico, possui maior flexibilidade. O material é resistente, porém, maleável, para que o usuário possa ter conforto ao caminhar e não sofra impactos nas articulações.

Conforto extra
Todo calçado ortopédico oferece um conforto extra para os pés, porque ele não tem somente a finalidade de protegê-los, mas também de corrigir problemas e evitar outros. A função desse tipo de calçado é terapêutica.

É claro que pessoas que não apresentam problemas podem usar calçados ortopédicos, já que eles evitam que complicações aconteçam. Os joanetes, por exemplo, podem se formar em função do uso de sapatos inadequados.

Por isso, na hora de escolher o seu modelo ortopédico, atente-se para essas questões, a fim de adquirir um produto realmente bom. O calçado precisa ser de fato anatômico e confortável, com tecnologia que vai cuidar da saúde dos pés e refletir esse cuidado para o restante do corpo.

12 benefícios dos sapatos ortopédicos
São muitos os benefícios dos sapatos ortopédicos. Veja, a seguir, alguns deles:

1. Existem modelos para todos
Sem restrições de uso, os sapatos ortopédicos podem fazer parte do cotidiano de crianças, jovens, adultos e idosos, proporcionando mais estabilidade e bem-estar ao caminhar. Aliás, são os calçados mais indicados por pediatras, ortopedistas e podólogos.

Esses profissionais sabem a importância de dar atenção adequada aos pés, e costumam sugerir os sapatos ortopédicos para ajustar a postura do paciente. Também para cuidar de pés sensíveis, garantir mais conforto para quem trabalha horas em pé e assegurar mais saúde para quem tem diabetes e problemas de circulação sanguínea.

2. Proporcionam o apoio ideal em cada pisada
Calçados ortopédicos são projetados para dar maior sustentação ao arco dos pés, absorvendo a pressão nos calcanhares e ajudando a realinhar a pisada. Tudo isso diminui a ocorrência de dores, inflamações, lesões musculares e até mesmo fraturas por esforço repetitivo.

3. Facilitam a caminhada de quem já tem disfunções ortopédicas
Eles também contribuem para que pessoas com pés planos, e outros problemas que desencadeiam dor crônica, possam ter uma boa mobilidade. Por serem bem macios e mais espaçosos por dentro, os sapatos ortopédicos facilitam o caminhar e evitam que os pés sejam sobrecarregados.

4. Auxiliam na correção de alguns problemas ortopédicos
Muitos problemas nos pés decorrem de pisadas erradas, sobrecarga e pressão excessiva. Por isso, entre os benefícios dos sapatos ortopédicos, está o amortecimento adequado e boa sustentação.

Os sapatos ortopédicos possuem essas características e propiciam o realinhamento dos pés e a preservação do arco, evitando dores e outras complicações.

5. Custam menos do que uma cirurgia
Quando os problemas ortopédicos não são tratados e o paciente insiste em usar calçados inadequados, o quadro pode evoluir bastante. Muitas vezes, a intervenção cirúrgica é a única solução de tratamento.

Essas operações exigem um alto orçamento, maior do que o preço dos sapatos ortopédicos, com certeza. Então, o investimento nesses calçados especiais é uma opção melhor do que prejudicar a saúde para depois tentar remediar.

6. Diminuem as dores nos pés, pernas e coluna
Uma pessoa caminha em média de 5 a 10 mil passos por dia. Imagine o prejuízo que essa caminhada pode fazer aos pés quando você usa calçados apertados e inflexíveis. No mínimo, eles causarão dores intensas.

Os sapatos ortopédicos, por sua vez, são macios e garantem que seus dedos e toda a planta dos pés fiquem bem apoiados e confortáveis em cada pisada. Isso corrige a postura e evita dores na região e reflexos indesejáveis nas pernas e na coluna.

7. Estimulam o fluxo sanguíneo
Manter uma boa circulação sanguínea nos pés é importante, sobretudo, para pessoas que têm diabetes, pois ajuda a evitar problemas sérios. Muitos diabéticos desenvolvem uma neuropatia que diminui o fluxo de sangue e a sensibilidade nos pés. Isso faz lesões passarem despercebidas, acarretando uma série de complicações.

Por esse motivo, é fundamental abandonar os calçados desconfortáveis e investir em sapatos ortopédicos. E não somente para esse grupo de pessoas, porque todos nós precisamos garantir a boa circulação sanguínea nos pés, a fim de evitar sobrecarga nos membros inferiores.

8. Aliam beleza, conforto e saúde
Abandone a ideia de que os calçados ortopédicos não podem ser bonitos. Existe um grande número de modelos modernos e elegantes, que combinam muito bem com todas as ocasiões: trabalho, festa, passeio etc. Assim, você garante sua qualidade de vida, ficando confortável e na moda sempre.

9. Oferecem segurança para os pés
Está entre os benefícios dos sapatos ortopédicos a segurança que eles oferecem para os pés. Isso porque, como dito, eles posicionam os pés e dão suporte que eles necessitam — assim, evitam torções e dores.

Também são seguros porque o material utilizado para sua fabricação é resistente, e seu solado forte e espesso. Isso impede que os pés sintam as deformidades do terreno ou sejam lesionados por objetos pontiagudos e cortantes.

10. Garantem estabilidade para os passos
Os calçados ortopédicos oferecem a sustentação ideal para cada pessoa, de acordo com o seu tipo de pisada. Por isso, os passos ficam mais estáveis, já que os pés se mantêm equilibrados e bem posicionados, com o suporte e apoio que necessitam.

11. Adaptam a superfície aos pés
Os terrenos sobre os quais o ser humano caminha atualmente são diferentes daqueles que nossos antepassados caminhavam. Hoje, as superfícies não se adaptam sob nossos pés, e sua anatomia não se adapta para esses terrenos.

Mas os calçados ortopédicos são capazes de suprir essas inadequações e possibilitam que os pés se adaptem para caminhar. Assim, evitam-se dores, desconfortos e os pés não são forçados a ficarem em uma posição desconfortável.

12. Possuem excelente durabilidade
Os benefícios dos calçados ortopédicos também envolvem fatores econômicos. Isso porque eles são fabricados com materiais muito resistentes para que garantam a segurança dos pés e também tenham uma boa durabilidade.

Assim, um sapato dura por muito tempo, o que gera economia na hora de investir nesses itens, já que não é preciso estar sempre preocupado em comprar outros novos.

Como escolher o modelo ideal
Para escolher o calçado certo e usufruir dos benefícios dos sapatos ortopédicos, é preciso entender o que cada pessoa precisa. Antes de adquirir o seu modelo, conheça as necessidades dos seus pés para que possa optar por aquele adequado para você.

O seu tipo de pisada, a presença de joanetes, de problemas no calcanhar, entre outros fatores, são questões relevantes. Isso porque o calçado ajudará a suprir essas necessidades e dará maior conforto para os pés.

Também prefira os modelos mais amplos, que ofereçam espaço suficiente para os dedos se acomodarem e não ocasionarem dores e lesões nas articulações. Os pés precisam repousar tranquilamente para não prejudicar também a circulação.

Análise do material
Analise o material dos sapatos — e isso inclui a parte interna, que deve ser macia —, o material externo — que precisa ser resistente e durável — e a sola, que deve ser flexível. Dessa maneira, você estará adquirindo um calçado realmente bom e que acomodará seus pés, protegendo-os ao mesmo tempo.

Não se preocupe em optar pelo calçado mais caro, porque isso não é um parâmetro para qualidade. Opte por marcas que possuam tradição, ofereçam garantias e que já tenham conquistado a confiança dos consumidores.

Ajuda de um profissional
Mas, se estiver em dúvida, também pode pedir a ajuda de um ortopedista ou um fisioterapeuta. Esses profissionais saberão indicar o calçado ideal, com base em suas necessidades.

Os benefícios dos sapatos ortopédicos são inegáveis e, sem dúvida, fazem o investimento nesse tipo de calçado valer a pena. E, para se beneficiar ainda mais, escolha muito bem o seu modelo, a fim de atender tudo aquilo que seus pés precisam para ficarem bem acomodados.

A Doctor Shoes possui uma linha de calçados ortopédicos com várias opções de modelos. Entre em contato conosco para adquirir o seu, ou solicite a ajuda de nossos profissionais para encontrar aquele ideal!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140