Dia Internacional das Mulheres: como surgiu o dia e algumas inspirações - Meu Pé de Conforto

Dia Internacional das Mulheres: como surgiu o dia e algumas inspirações

Postado em 24/02/2021

O Dia Internacional da Mulher é uma data mundial que comemora as conquistas políticas, econômicas, sociais e culturais das mulheres. A data também marca uma chamada à ação para viabilizar a igualdade de gênero. Assim, nesse dia, uma atividade significativa é testemunhada em todo o mundo, à medida que grupos se reúnem para celebrar a data.

Celebrado anualmente no dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher é reservado para relembrar e comemorar as conquistas femininas e aumentar a conscientização sobre os direitos das mulheres.

Neste post, falaremos tudo sobre essa data tão importante. Confira!

Surgimento da data

Existem algumas controvérsias em relação à origem do Dia Internacional da Mulher. Algumas pessoas relacionam o surgimento da data com a greve de mulheres que trabalhavam na fábrica Triangle Shirtwaist Company, na cidade de Nova York, e a um incêndio que aconteceu nela em 1911.

No entanto, outras pessoas sugerem que a data se deve à Revolução Russa, que foi marcada por várias reivindicações e manifestações de operárias. No dia 08 de março de 1917, aproximadamente 90 mil operárias russas andaram pelas ruas com o intuito de reivindicar melhores condições de trabalho, além de se manifestarem contrárias às ações do Czar Nicolau II.

Tal acontecimento, que teria marcado a data, foi chamado de “Pão e Paz”. O nome surgiu devido ao fato de as manifestantes também estarem lutando contra a fome e a Primeira Guerra Mundial.

Oficialização da data pela ONU

A Organização das Nações Unidas celebrou o Ano Internacional da Mulher em 1975, e em 1977, apoiou oficialmente a homenagem anual aos direitos das mulheres conhecida como Dia Internacional da Mulher.

Assim, essa ficou marcada como uma data para pensar a respeito do progresso obtido, viabilizar mudanças e comemorar ações de determinação e de coragem de mulheres comuns que tiveram uma importância enorme na história.

Anos depois, a ONU também instituiu temas anuais para promover a celebração do dia, como “Celebrando o passado, planejando o futuro” e “Mundo sem violência contra as mulheres”, por exemplo.

Importância da data para a luta das mulheres

O intuito do Dia Internacional da Mulher é voltar o foco para desafios sociais, econômicos, políticos e culturais que as mulheres encaram e também defender o avanço do sexo feminino nessas questões. A data é também frequentemente usada para identificar mulheres que contribuíram para os avanços de sua classe.

O Dia Internacional da Mulher é um dia em que o mundo se une para clamar por um mundo melhor e com maior igualdade de gênero. É um dia para o movimento se unir e apelar à comunidade internacional, para ouvir as vozes das mulheres e permitir uma mudança real para elas em qualquer lugar do mundo.

Mesmo com muitas mudanças e avanços, existe muito ainda a ser realizado. A legislação prevê direitos, porém, na prática, ainda há muitas práticas cotidianas baseadas na misoginia e no machismo. Assim, o dia internacional das mulheres nos dá a oportunidade de chamar a atenção para a luta pelos direitos femininos em escala mundial.

Curtiu nosso post? Então, assine já nossa newsletter e receba nossas atualizações em sua caixa de entrada!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140