Como prevenir a obesidade? 4 dicas e cuidados essenciais - Meu Pé de Conforto

Como prevenir a obesidade? 4 dicas e cuidados essenciais

Postado em 23/02/2021

A obesidade é um problema de saúde muito comum, sendo determinado por ter um elevado percentual de gordura corporal. Um indicador de obesidade é quando o indivíduo apresenta um índice de massa corporal (IMC) de 30 ou superior a isso. Nos últimos anos, a obesidade acabou se tornando um significativo problema de saúde. Por essa razão, é preciso encontrar formas de prevenir a obesidade.

No Brasil, o número de obesos com idade igual ou maior a 20 anos, aumentou de 12,2% para 26,8%, de 2003 a 2019. Durante esse tempo, a obesidade entre os homens cresceu de 9,6% para 22,8% e a entre as mulheres passou de 14,5% para 30,2%. Esses dados são do segundo volume da Pesquisa Nacional de Saúde 2019, feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Pensando nisso, apresentaremos 4 dicas e cuidados de como prevenir a obesidade. Confira!

1. Dar preferência alimentos naturais ao invés dos ultraprocessados

A dieta é um dos elementos mais importantes da luta contra a obesidade. É aconselhável consumir alimentos mais naturais e excluir os ultraprocessados da alimentação. Comer muitas frutas, vegetais e grãos inteiros; evitar refrigerantes e outras bebidas açucaradas; e substituir as gorduras por proteína magra é o caminho a percorrer.

Opte também por alimentos ricos em fibras, como feijão e vegetais crus. Eles também ajudam a manter um sistema intestinal saudável que, por sua vez, aumenta a absorção de nutrientes lentamente ao longo do dia após as refeições.

2. Fazer atividades físicas regularmente

O fato é que a maneira mais eficaz de prevenir a obesidade é escolher um estilo de vida ativo. Atividades simples, como subir as escadas em vez do elevador ou caminhar até o trabalho podem ajudar bastante. Além disso, existem muitas maneiras diferentes de se exercitar.

Muitas pessoas têm o conceito errado de que se exercitar significa levantar pesos e suar na academia. Esse é apenas um aspecto do exercício, não o único. Existem várias maneiras pelas quais você pode garantir que está envolvido em algum tipo de atividade física. Nadar, dançar, correr, etc. também são maneiras de queimar calorias extras e exercitar os músculos.

3. Beber bastante água

Muitas pessoas confundem fome com desidratação. Por causa disso, é recomendado beber cerca de oito ou dez copos de água por dia. A água limpa e desintoxica as impurezas em nossos corpos. No entanto, você deve se lembrar que é importante que a água que você bebe seja natural. Não deve conter aromatizantes, nem qualquer tipo de suco ou açúcar.

Ela ajuda na hidratação e também em uma melhor digestão. Beber mais água também melhora o metabolismo e é útil para a perda de peso.

4. Dormir o suficiente

Normalmente, as pessoas associam dormir com descansar. Um sono profundo faz mais do que isso pelo seu corpo e mente. Ele influencia as células neuroendócrinas, o metabolismo da glicose e outras funções que são responsáveis ​​por permitir funções corporais. Por exemplo, a falta de sono pode prejudicar os hormônios relacionados ao apetite, o que pode levar ao excesso de fome, resultando na obesidade.

Com essas dicas fica muito mais fácil prevenir a obesidade. É de extrema importância adotar hábitos saudáveis no dia a dia para conseguir melhores resultados. Evite a obesidade e os problemas de saúde que a acompanham. Você merece viver uma vida saudável e mais ativa.

Nosso post foi útil para você? Para ajudar você a prevenir a obesidade, leia outro post: “Mexa-se: veja os principais benefícios da corrida para a saúde.“!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140