Mexa-se: veja os principais benefícios da corrida para a saúde - Blog Meu Pé de Conforto

Mexa-se: veja os principais benefícios da corrida para a saúde

Postado em 22/01/2021

Para algumas pessoas, o avanço dos anos costuma se tornar um empecilho para a prática de atividade física. Entretanto, mesmo no período da terceira idade, ainda é possível fazer muitos exercícios. Os benefícios da corrida, por exemplo, podem ser notados em todo o corpo e na saúde.

Mesmo que seja mais difícil ver pessoas a partir dos 60 anos praticando corrida, a atividade é um ótimo exercício. Correr ajuda a espantar o sedentarismo, melhora a qualidade de vida, fortalece os músculos, melhora o humor, a resistência física e muitas outras vantagens.

Além disso, os benefícios da corrida são colhidos a curto, médio e longo prazo. Veja alguns deles neste post!

Melhora na pressão arterial

Uma das vantagens da corrida está associada ao controle da pressão arterial, que diminui durante o repouso da atividade.

Há também uma redução do estresse no organismo, o que reduz as chances de desenvolver hipertensão. Além disso, há diminuição dos riscos de outros problemas associados à pressão alta, entre eles o infarto e AVC. O controle da pressão promovido pela corrida ajuda no condicionamento cardiovascular e melhora a saúde.

Melhora na função respiratória

Praticar corrida também faz com que a capacidade respiratória tenha um desempenho melhor. Para isso, a aplicação de técnicas de respiração ajudam a capacidade aeróbica e pulmonar, melhorando a performance no exercício.

Durante a corrida, é preciso manter a oxigenação adequada do organismo, e praticar a respiração diafragmática é uma boa medida. Assim, há uma melhora na qualidade da atividade, além do fortalecimento do sistema respiratório. Nesse sentido, outras atividades do dia a dia também são beneficiadas, pois a sensação de cansaço é reduzida.

Controle do apetite

Diferentemente de outros exercícios que costumam ser mais desgastantes e aumentam o apetite após a prática, a corrida não tem esse efeito. É bastante comum que as pessoas não sintam vontade de comer após o treino, pois durante a atividade são produzidas substâncias e neurotransmissores que provocam a inibição do apetite.

Além de não sentir fome depois de treinar, a vontade de consumir alimentos que não são saudáveis também é reduzida. Ou seja, a corrida contribui para que se tenha uma alimentação mais equilibrada.

Melhoras ortopédicas

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a corrida pode ser uma poderosa aliada contra dores. Quando se pratica a atividade, há um fortalecimento dos tendões, ossos, ligamentos e articulações. Dessa maneira, os riscos de se ter algum tipo de trauma ou fraturas são reduzidos, assim como as chances de desenvolver doenças como a osteoporose.

As dores no joelho são um dos principais motivos que levam pessoas da terceira idade a desistirem da corrida. Entretanto, esse pode ser um sinal de que o treino está errado, e não que o organismo não tem capacidade para suportar o exercício.

Na verdade, correr auxilia a diminuir as dores nos joelhos e até reduz a probabilidade de ter osteoartrite. No entanto, é preciso tomar os devidos cuidados, saber o próprio limite, fazer alongamentos antes e depois e fazer um check up. Dessa maneira, é possível aproveitar todas os benefícios da corrida na terceira idade.

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