Alimentação para idosos: saiba como se alimentar nessa fase da vida - Blog Meu Pé de Conforto

Alimentação para idosos: saiba como se alimentar nessa fase da vida

Postado em 04/11/2020
Powered by Rock Convert

Não é novidade para ninguém que a alimentação para idosos necessita de maiores cuidados. Nessa fase da vida, o organismo já não tem o mesmo ritmo que antes, por isso é preciso ter maior controle sobre a ingestão de alimentos — sobretudo quando há doenças crônicas. Dessa forma, o que eles consomem tem muita influência e pode agravar certos problemas de saúde.

No entanto, não apenas as doenças já existentes são influenciadas pela alimentação. O fortalecimento do sistema imunológico também está diretamente ligado ao que o idoso consome. Portanto, comer alimentos mais saudáveis e ricos em nutrientes também auxilia na prevenção de doenças.

Neste post, vamos mostrar o que incluir na alimentação e como se alimentar nessa fase da vida. Confira!

Prefira alimentos naturais

O consumo de alimentos processados cresceu muito nas últimas décadas. Apesar da praticidade desse tipo de comida, elas também são conhecidas por terem altos níveis de sódio, conservantes e outros componentes que são prejudiciais à saúde — sobretudo para idosos.

Nesse sentido, adotar uma alimentação mais natural e incluir muitas frutas, legumes e verduras é a melhor opção. Prefira os alimentos in natura comprados em feiras, por exemplo, pois são mais saudáveis. Se houver a possibilidade de comprar orgânicos, melhor ainda!

Coma muitas fibras

As fibras são fundamentais na dieta de um idoso, pois ajudam a regular o intestino, atuam no controle da glicose, reduzem o colesterol e ajudam até na prevenção de câncer de cólon. Além disso, também auxiliam no controle de peso, uma vez que proporcionam uma sensação de saciedade quando consumidas.

Powered by Rock Convert

Diversos alimentos são excelentes fontes de fibra, como a aveia, que pode ser adicionada a várias receitas. Seu consumo pode ser feito em sopas, com frutas, vitaminas, leite e outros alimentos.

Evite gorduras e açúcar

Além de problemas como hipertensão e diabetes, os idosos também podem sofrer com problemas de sobrepeso. Assim, a obesidade é outro fator de risco e que leva a outras doenças. Na verdade, a gordura e o açúcar são essenciais na alimentação, mas é necessário escolher os tipos que serão adicionados ao cardápio.

Por exemplo, existem as chamadas “gorduras boas”, que fortalecem o coração, a memória e contam com outros benefícios. Esse tipo de gordura pode ser encontrado em castanhas, azeite de oliva, abacate e outros alimentos. A glicose também é fundamental para o bom funcionamento do organismo, mas dê preferência ao consumo de frutas.

Consuma alimentos com ômega 3

O ômega 3 é outra substância que deve estar presente na alimentação para idosos, já que tem ação anti-inflamatória, ajuda na prevenção de doenças e também auxilia no controle de outras — como artrite e diabetes.

Um dos principais alimentos ricos em ômega 3 são os peixes. Portanto, é importante incluí-los no seu cardápio pelo menos uma vez na semana. Folhas verdes escuras, oleaginosas e leguminosas também são ricas na substância. É possível fazer diversas combinações para aproveitar melhor esse nutriente.

A alimentação para idosos exige maiores cuidados, pois deve-se evitar excessos e alimentos que sejam prejudiciais. Criar uma rotina mais saudável é fundamental para ter mais disposição e adotar novas práticas ajudará a aproveitar a terceira idade com mais saúde.

Agora que você já sabe da importância de ter uma boa alimentação, confira 10 vitaminas que são essenciais para idosos!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140