Como tratar fascite plantar e como o sapato pode evitar complicações? - Blog Meu Pé de Conforto

Como tratar fascite plantar e como o sapato pode evitar complicações?

Postado em 05/11/2020
Powered by Rock Convert

A fascite plantar é uma condição comum que causa dor no calcanhar e está relacionada à fáscia plantar. Trata-se de uma faixa de tecido grossa e forte que sustenta o arco do pé. Quando esse tecido é danificado ou inflamado, pode causar dor e dificuldade para mover os pés. Sobretudo, é necessário saber como tratar fascite plantar e como ela se origina.

Geralmente, as mulheres têm mais probabilidade de sofrer com o problema comparado aos homens. Não está claro o motivo, mas alguns fatores de risco à doença podem contribuir, como o uso de sapatos sem suporte adequado aos pés e gravidez. Afinal, a pressão em excesso nessa região do pé pode causar pequenos rasgos no tecido, consequentemente ocasionar rigidez, dor e inflamação do local.

Mas você sabe como tratar esse problema? Então, acompanhe neste post a nossa lista com algumas dicas essenciais de como tratar a fascite plantar.

Faça alongamentos

O alongamento é bastante recomendado para prevenção e é uma das formas mais eficazes para tratar a fascite plantar. Afinal de contas, a tensão muscular é a causa mais comum da doença, — especialmente na fáscia plantar e na panturrilha, — pois estica o tecido que cobre esses músculos.

Uma ótima dica para alongar é usar uma toalha e uma bola de tênis para executar dois exercícios muito simples. Basta fazer da seguinte forma: role o pé sobre a bola e puxe o pé para cima com o auxílio de uma toalha. Além disso, para minimizar a inflamação, pise em uma garrafa de água bastante gelada por 10 a 15 minutos.

Use palmilha ortopédica

Também chamadas de palmilhas, suportes de arco ou órteses, elas podem fornecer uma almofada extra e suporte adicional. Você pode adquiri-las sem receita ou de forma personalizada. As palmilhas ortopédicas ajudam a distribuir melhor o peso sobre os pés e órteses noturnas, evitam o encurtamento do arco do pé e mantém a fáscia plantar alongada durante a noite.

Tome medicamentos sob prescrição

Quando for necessário o tratamento médico pode acontecer de incluir uma prescrição de medicamentos, como analgésicos, antiinflamatórios não-esteroidais , aplicação de toxina botulínica e anestésicos ou corticosteroides, diretamente na região mais dolorida das plantas dos pés.

Faça fisioterapia

Além de minimizar a dor, a fisioterapia também ajuda na cura devido ao fato de auxiliar no alongamento dos músculos e otimizar a amplitude de movimento. A massagem terapêutica pode reduzir a dor e a inflamação. Certos exercícios podem alongar a fáscia e o tendão de Aquiles, como resultado, fortalece os músculos das pernas e torna o tornozelo e o calcanhar mais estáveis.

Aposte na acupuntura

O acupunturista segue um padrão específico e lista os pontos de acupuntura específicos para fascite plantar. Esses pontos apresentam como foco todos os seus problemas ligados à fascite plantar. Inclusive, abordam os problemas relacionados à cura da doença desde a raiz.

Powered by Rock Convert

A acupuntura contribuiu para relaxar os músculos e os tecidos conjuntivos dos pés, reduzir o processo inflamatório e, assim, reduzir a resposta aos sintomas de dor. Para tratar a fascite plantar, você precisa ter uma frequência de 3 a 4 semanas de acupuntura. As agulhas devem permanecer em uma determinada área por não mais de 20 minutos, a fim de proporcionar um alívio adequado.

Realize a terapia com laser

O tratamento da fáscia plantar com laser de baixa intensidade pode aliviar a dor, reduzir o edema e acelerar a reparação do tecido por meio de mecanismos celulares ativados pela luz (vasodilatação, aumento da produção de ATP e estimulação da produção de colágeno e fibroblastos).

Existem dois tipos principais de terapia a laser que podem ser usados ​​para tratar a fascite plantar: a terapia a laser de alto nível (terapia a laser quente) e a de laser de baixa intensidade (terapia a laser frio). É importante entender que mesmo entre os “lasers frios”, diferentes marcas têm outros tipos de feixe, velocidades de pulso e eficácia suposta.

Ambos os tipos de terapia a laser envolvem mover um feixe de luz altamente focalizado sobre a fáscia plantar em um esforço para estimular o metabolismo celular, a síntese de proteínas, a cicatrização de feridas e a resposta imunológica. A profundidade de alcance do laser e sua eficácia podem variar dependendo do tipo e marca de laser usado. É importante ressaltar que as terapias com laser quente e frio são seguras, não invasivas e relativamente indolores.

Faça exercícios específicos

Caso o paciente faça algum exercício físico, deve-se restringir a prática. Devem ser realizadas restrições de descanso e atividade física para contato com o solo. Se não houver dor, você pode retomar gradualmente o esporte, após descansar por 4 a 6 semanas. Na fase aguda, não deve se forçar a andar. Entretanto, após a fase aguda, é benéfico caminhar.

Como um dos fatores de desenvolvimento da fascite plantar é a fraqueza dos músculos internos do pé, o movimento usado especificamente para fortalecer os músculos e os ossos é essencial para a recuperação após o alívio da dor. Uma boa postura é sentar com os pés juntos, colar as solas e manter essa postura por cerca de 5 minutos (como um relógio).

Faça massagem

A massagem nos pés e nas panturrilhas também pode ajudar no tratamento e aliviar os sintomas. É uma maneira fácil de se sentir bem. Pode ser feita em casa e, às vezes, no trabalho. Sempre use hidratantes ou óleos para fazer as mãos deslizarem melhor sobre os pés e tornar a massagem mais agradável e eficaz.

Agora você sabe como tratar fascite plantar! Lembrando que o uso do sapato certo pode evitar algumas complicações. Os calçados mais indicados para quem tem esse problema são as sandálias de salto baixo e de solado macio.

Na Doctor Shoes você encontra o melhor e mais recomendado calçado para tratar fascite plantar. Nós fabricamos sapatos femininos, masculinos e também ortopédicos, oferecendo mais qualidade de vida a quem precisa de calçados especiais e diferenciados.

Viu como é possível tratar esse problema? Entre agora mesmo em nosso site e conheça a nossa linha de calçados ortopédicos que fará toda diferença no seu tratamento!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140