4 significados para a dor na região plantar dos pés - Blog Meu Pé de Conforto

4 significados para a dor na região plantar dos pés

Postado em 03/06/2019

É comum ouvir pessoas reclamando de dor na região plantar dos pés e inúmeros são os motivos para que ela apareça. Antes de começar falando do significado desses desconfortos, entretanto, é necessário comentar sobre a importância dos pés.

Eles são uma das partes fundamentais do corpo, pois são os responsáveis por sustentar de forma estável, manter a postura correta e promover a locomoção humana. Portanto, sentir dor nesse local pode prejudicar muito a qualidade de vida. Por isso, é tão importante cuidar dos pés e tratar as dores o mais rápido possível.

Apesar da relevância desse membro, muitas pessoas convivem com os incômodos nele, sem entender quais são os motivos para que apareçam. Se esse é o seu caso, não se preocupe! Criamos este post especialmente para ajudá-lo. Continue lendo e descubra 4 significados de dor na região plantar dos pés!

1. Inflamação de tendões

Os tendões são muito importantes para ligar as estruturas ósseas aos músculos. Devido a sobrecarga excessiva, esforço repetitivo ou alguma contusão local, eles podem ficar sobrecarregados, causando a sua inflamação, também conhecida como tendinopatia ou tendinite.

Para prevenir a inflamação nessa região, é importante usar calçados que absorvam impactos. Para aqueles que já desenvolveram o problema, o tratamento consiste em repouso, gelo local, remédio anti-inflamatório e, em alguns casos, fisioterapia.

2. Fascite plantar

A fáscia é o tecido que reveste os tendões e se insere no calcâneo. Quando ela está inflamada, a pessoa sente muita dor, principalmente ao encostar o calcanhar no chão.

As principais causas para esse desconforto são a prática esportiva (por isso é tão comum em jogadores de futebol), o sobrepeso e o uso de calçados inadequados.

Para evitá-la, é indicado cuidar da saúde do corpo e sempre preferir calçados confortáveis. Aqueles que já têm a fascite plantar devem realizar compressas de gelo, alongar os membros inferiores, escolher calçados macios e investir em palmilhas ortopédicas.

3. Neuroma de Morton

O neuroma de Morton corresponde ao aumento das fibras que envolvem os nervos dos pés, e normalmente aparece entre o terceiro e quarto dedo. Quem sofre desse problema costuma ter muitas dores, principalmente porque, para dar espaço às fibras, o espaço entre os ossos diminui.

Não há consenso para definir as causas do aparecimento do neuroma de Morton, mas há indícios de que ele esteja associado à pressão, lesão e irritação nervosa.

Para amenizar as dores e tratar o problema, é sugerido: usar uma palmilha flexível; evitar calçados apertados; diminuir o uso de salto alto, principalmente os que não são horizontais; e não praticar esportes que envolvam impacto constante. Além disso, a fisioterapia é indicada em muitos casos, sendo necessária uma avaliação médica.

4. Metatarsalgia

Assim como a tendinopatia, a metatarsalgia também está associada à inflamação; contudo, ela acomete os ossos metatarsos dos pés. Devido à localização desses ossos (medial), o problema prejudica o apoio na ponta dos dedos.

As principais causas para desenvolver a metatarsalgia estão associadas à estrutura dos pés, por isso, pessoas que têm o pé calvo ou joanete são mais propensas a desenvolver a doença.

O tratamento é simples: escolher calçados macios e confortáveis, aplicar gelo no local, evitar salto vertical e não andar descalço ou com calçados que não absorvam impactos, como rasteirinhas e chinelos.

Cuidar da saúde dos pés é muito importante para afastar qualquer dor na região plantar dos pés que possa afetar a qualidade de vida. Por isso, invista em seus calçados, utilize acessórios que possam auxiliar na pisada e caminhada e nunca deixe de procurar ajuda sempre que necessário.

Agora que você já sabe tudo sobre dor na região plantar dos pés, que tal aprender a escolher calçados adequados? Confira tudo sobre o assunto neste post e acerte na escolha!

 

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140