4 dicas de como organizar sapatos de forma eficiente: confira! - Blog Meu Pé de Conforto

4 dicas de como organizar sapatos de forma eficiente: confira!

Postado em 20/08/2020

Quem gosta de manter a casa arrumada e de cuidar dos objetos pessoais provavelmente sabe como organizar os sapatos. Porém, não são todas as pessoas que conhecem as melhores dicas de como cumprir essa tarefa.

O desafio é ainda maior em situações, como ter pouco espaço, ter um grande número de calçados ou dividir a casa com outros moradores.

Enfim, se você não quer deixar os seus pares perdidos pelos cômodos e quer preservá-los ao máximo para poder usar cada sapato por bastante tempo, aproveite as sugestões que separamos a seguir!

1. Escolha corretamente o lugar

A falta de atenção com o local escolhido é capaz de degradar o material do seu calçado. Isso acontece muito com quem opta por deixar os sapatos no banheiro ou na lavanderia, pois normalmente são ambientes com alta umidade. O ideal para conservá-los é manter sempre em espaços secos e arejados, a fim evitar a proliferação de fungos — e inclusive, aquela aparência mofada.

Outra recomendação interessante na hora de escolher um bom ambiente é tentar organizar os sapatos de modo a ficarem com fácil acesso e visualização. Dessa forma, você não deixa nenhum modelo esquecido no fundo do armário e aproveita todos os pares no dia a dia.

2. Encontre a sua forma de organização

As próprias caixas de papel dos sapatos, geralmente, são boas opções para armazená-los, pois acomodam bem e deixam tudo organizado. Para facilitar ainda mais, vale colocar uma descrição do lado de fora com foto, desenho ou mesmo uma etiqueta escrita. Assim, você não vai ter que abrir cada caixa até encontrar o que quer usar.

No entanto, ao mesmo tempo, as caixas ocupam um certo espaço e isso pode inviabilizar o seu armazenamento. Logo, uma alternativa é apostar nos saquinhos de tecido que muitas vezes até acompanham os produtos.

Powered by Rock Convert

Deixar ao ar livre e sem nenhuma proteção também é uma possibilidade, sobretudo para quem tem muito espaço ou uma parte do closet só para os os sapatos. Nesse caso, garanta que eles não fiquem empoeirados, ou até mesmo, que alguns pequenos insetos não entrem no seu calçado.

Se preferir, procure acessórios, como cabides, ganchos, caixas plásticas e outros tipos de sapateiras. Há uma grande variedade de produtos para ajudar a deixar o visual mais organizado.

3. Limpe os calçados antes de guardá-los

Pode não parecer, mas essa é uma dica de como organizar os sapatos e não só de como higieniza-los. Limpar o calçado antes de guardá-lo evita que as sujeiras da rua ou que os cheiros desagradáveis fiquem impregnados, além de manter o armário limpo.

Cada material vai exigir um ritual diferente, mas em geral, basta passar um pano úmido para remover os resíduos. Esse processo deve ser repetido diariamente (ou sempre que o calçado for usado) para ajudar na conservação, sendo que uma higienização mais intensa pode ser realizada com um espaço de tempo maior — como lavar os tênis sujos ou encerar sapatos sociais.

4. Tome cuidado com o formato do sapato

Para finalizar, não deixe de perceber que cada sapato exige um cuidado especial. Alguns deles precisam ser guardados de maneira que o seu formato seja preservado, como acontece com as botas e calçados com materiais que deformam facilmente.

Uma boa ideia é usar alguma coisa para preencher o espaço vazio, como papel ou acessórios próprios. O importante é eles nunca ficarem empilhados e jogados de qualquer jeito. Saber como organizar os sapatos não é um grande mistério e requer apenas um pouco de zelo.

Gostou das nossas sugestões? Sempre postamos várias dicas no blog e nas redes sociais. Siga a nossa página no Facebook e Instagram para conferir todas elas!

Powered by Rock Convert

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140