
Os pés são uma parte fundamental do nosso corpo. Eles sustentam todos os ossos, músculos, ligamentos e órgãos, e ainda são responsáveis primários pela nossa locomoção. No entanto, essa carga pode, em alguns casos, causar problemas como a artrose nos pés.
A condição costuma atingir muitas pessoas e reduz consideravelmente a qualidade de vida. Apesar de não existir cura, há algumas ações que podem ser colocadas em prática para desacelerar o desenvolvimento da artrose ou evitar que ela aconteça.
Se você está interessado em saber mais sobre artrose nos pés, é só continuar a leitura!
O que é artrose nos pés?
A artrose nos pés, também conhecida como osteoartrite ou osteoartrose, é uma condição que se manifesta quando há um desgaste na cartilagem do corpo. A cartilagem tem como principal função evitar o atrito entre os ossos. Com o tempo, ela vai se desgastando, fazendo com que os ossos possam se encostar a cada movimento, levando à dor.
Além da idade, existem outros fatores de risco que podem levar ao desenvolvimento do problema, como esforços repetitivos, obesidade, lesões articulares, problemas ósseos e o uso de calçados inadequados e sem amortecimento.
Qual a diferença de artrose e artrite?
Muitas pessoas costumam confundir artrose com artrite, também conhecida como artrite reumatoide. Apesar de o nome ser parecido, as condições se diferenciam. Enquanto a artrose é uma doença que afeta a cartilagem, a artrite é uma inflamação das articulações, que normalmente se manifesta devido a alguma outra doença como lúpus, espondilite e a própria artrose.
Tanto a artrose como a artrite pode aparecer em diversas partes do corpo, mas, normalmente, elas se manifestam em articulações de grande movimentação como dos pés, tornozelos, joelhos, quadris e mãos.
Quais são os sintomas de artrose nos pés?
Agora que você já sabe o que é artrose e qual é a sua diferença em relação à artrite, chegou o momento de aprender a identificá-la. Os principais sintomas da artrose nos pés são as dores frequentes no local, a dificuldade de movimentar o membro e o inchaço.
Como aliviar as dores causadas pela artrose nos pés?
A artrose é um problema crônico, ou seja, não tem cura. Apesar disso, algumas medidas podem ser tomadas para aliviar a dor, como:
- uso de medicamentos e anti-inflamatórios;
- realização de sessões de fisioterapia;
- uso de sapatos ortopédicos;
- uso de palmilhas;
- aplicação de compressa de água quente;
- realização de exercícios físicos;
- reforço muscular.
Qual a importância de usar sapatos adequados?
O uso de calçado adequado é muito importante para desacelerar o aparecimento da artrose nos pés. O indicado é optar sempre por sapatos ortopédicos, que não apertem os pés e tenham solados protetores, com amortecimento eficiente.
Além disso, é indicado evitar calçados com saltos elevados, ou que modifiquem o formato natural dos pés durante o uso. A escolha de sapatos de qualidade aumenta a capacidade de movimentação e reduz a pressão, o impacto e as dores.
Sentir desconforto e dores nos pés, além de muito incômodo, pode afetar drasticamente a qualidade de vida. Por isso, é fundamental adotar hábitos saudáveis, se exercitar frequentemente, reforçar a musculatura e evitar sobrecarga das articulações optando por calçados confortáveis e de qualidade.
E então, gostou do nosso post sobre artrose nos pés? Agora que você já aprendeu sobre essa condição, que tal ficar por dentro de outros assuntos relacionados à saúde dos pés? Siga a nossa página no Facebook e no Instagram e não perca nenhuma postagem!
Deixe um comentário