Artrose nos pés: o que é, sintomas, como aliviar a dor e mais! - Blog Meu Pé de Conforto

Artrose nos pés: o que é, sintomas, como aliviar a dor e mais!

Postado em 07/08/2020
Powered by Rock Convert

Os pés são uma parte fundamental do nosso corpo. Eles sustentam todos os ossos, músculos, ligamentos e órgãos, e ainda são responsáveis primários pela nossa locomoção. No entanto, essa carga pode, em alguns casos, causar problemas como a artrose nos pés.

A condição costuma atingir muitas pessoas e reduz consideravelmente a qualidade de vida. Apesar de não existir cura, há algumas ações que podem ser colocadas em prática para desacelerar o desenvolvimento da artrose ou evitar que ela aconteça.

Se você está interessado em saber mais sobre artrose nos pés, é só continuar a leitura!

O que é artrose nos pés?

A artrose nos pés, também conhecida como osteoartrite ou osteoartrose, é uma condição que se manifesta quando há um desgaste na cartilagem do corpo. A cartilagem tem como principal função evitar o atrito entre os ossos. Com o tempo, ela vai se desgastando, fazendo com que os ossos possam se encostar a cada movimento, levando à dor.

Além da idade, existem outros fatores de risco que podem levar ao desenvolvimento do problema, como esforços repetitivos, obesidade, lesões articulares, problemas ósseos e o uso de calçados inadequados e sem amortecimento.

Qual a diferença de artrose e artrite?

Muitas pessoas costumam confundir artrose com artrite, também conhecida como artrite reumatoide. Apesar de o nome ser parecido, as condições se diferenciam. Enquanto a artrose é uma doença que afeta a cartilagem, a artrite é uma inflamação das articulações, que normalmente se manifesta devido a alguma outra doença como lúpus, espondilite e a própria artrose.

Powered by Rock Convert

Tanto a artrose como a artrite pode aparecer em diversas partes do corpo, mas, normalmente, elas se manifestam em articulações de grande movimentação como dos pés, tornozelos, joelhos, quadris e mãos.

Quais são os sintomas de artrose nos pés?

Agora que você já sabe o que é artrose e qual é a sua diferença em relação à artrite, chegou o momento de aprender a identificá-la. Os principais sintomas da artrose nos pés são as dores frequentes no local, a dificuldade de movimentar o membro e o inchaço.

Como aliviar as dores causadas pela artrose nos pés?

A artrose é um problema crônico, ou seja, não tem cura. Apesar disso, algumas medidas podem ser tomadas para aliviar a dor, como:

  • uso de medicamentos e anti-inflamatórios;
  • realização de sessões de fisioterapia;
  • uso de sapatos ortopédicos;
  • uso de palmilhas;
  • aplicação de compressa de água quente;
  • realização de exercícios físicos;
  • reforço muscular.

Qual a importância de usar sapatos adequados?

O uso de calçado adequado é muito importante para desacelerar o aparecimento da artrose nos pés. O indicado é optar sempre por sapatos ortopédicos, que não apertem os pés e tenham solados protetores, com amortecimento eficiente.

Além disso, é indicado evitar calçados com saltos elevados, ou que modifiquem o formato natural dos pés durante o uso. A escolha de sapatos de qualidade aumenta a capacidade de movimentação e reduz a pressão, o impacto e as dores.

Sentir desconforto e dores nos pés, além de muito incômodo, pode afetar drasticamente a qualidade de vida. Por isso, é fundamental adotar hábitos saudáveis, se exercitar frequentemente, reforçar a musculatura e evitar sobrecarga das articulações optando por calçados confortáveis e de qualidade.

E então, gostou do nosso post sobre artrose nos pés? Agora que você já aprendeu sobre essa condição, que tal ficar por dentro de outros assuntos relacionados à saúde dos pés? Siga a nossa página no Facebook e no Instagram e não perca nenhuma postagem!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140