Tratamento para canelite: descubra aqui os principais e como um bom sapato pode ajudar! - Blog Meu Pé de Conforto

Tratamento para canelite: descubra aqui os principais e como um bom sapato pode ajudar!

Postado em 04/08/2020
Powered by Rock Convert

Os desconfortos e as inflamações nas canelas podem afetar muitas pessoas, principalmente, aquelas que praticam exercícios físicos de forma frequente. Embora não seja grave, é importante encontrar um tratamento para canelite adequado para não afetar a qualidade de vida.

Se você sofre com essa condição e não faz ideia de qual recurso seguir para acabar com o problema, nós vamos ajudar. Neste post mostraremos os principais tratamentos para a canelite, além de explicar o que é, quais os seus sintomas e como evitá-la. Continue a leitura para descobrir tudo isso!

Saiba o que é a canelite

A síndrome do estresse tibial medial, mais conhecida como canelite, é uma inflamação da tíbia (osso da canela), decorrente da prática de exercícios físicos em excesso ou em intensidade elevada. Além do tecido ósseo, os tendões e as musculaturas envoltas, também, podem ser afetados por meio de microrrupturas.

Essas microrrupturas na canela acontecem devido a uma repetição de movimentos e acaba por sobrecarregar mecanicamente a região. A partir disso, a canela inicia o processo de recuperação do local inflamado, sendo assim, provoca os desconfortos. Caso a inflamação não seja cuidada, o problema pode evoluir para uma fratura por estresse repetitivo, aumentando a dor e o tempo de repouso.

Confira quais são os sintomas e como evitar a canelite

Você desconfia que esteja com canelite, mas não tem certeza? Veja a seguir os principais sintomas:

  • dor na posterior da canela, inicialmente durante a prática de exercícios;
  • dor na parte posterior da canela durante o dia a dia;
  • sensibilidade ao toque;
  • inchaço na canela.

Para evitar essa situação, existem diversos cuidados para serem adotados. Confira os principais:

Powered by Rock Convert
  • inicie a prática esportiva de maneira gradual;
  • aumente a intensidade do exercício aos poucos;
  • pratique exercícios com o acompanhamento de um profissional;
  • escolha calçados adequados para a prática esportiva e para o seu tipo de pé;
  • mantenha a sua musculatura reforçada;
  • evite praticar exercícios em pisos duros com frequência.

Descubra quais os principais tratamentos para canelite

Caso você perceba que realmente está com canelite, a primeira dica é realizar uma consulta com um médico para descartar a possibilidade de fratura por estresse. Enquanto isso, há diversos tratamentos para iniciar desde o primeiro momento, ou seja, é possível manter afastada a canelite e muitas outras lesões mecânicas. Confira a seguir os principais!

Uso de sapatos adequados

A primeira ação para colocar em prática e garantir um tratamento para canelite eficiente, assim como, evitar outros problemas é utilizar calçados adequados para a prática esportiva e para o dia a dia. Mesmo que você não esteja realizando exercícios, é necessário escolher modelos de qualidade.

Por isso, dê preferência aos sapatos ortopédicos, que ofereçam bons solados, amortecimento e que sejam adequados para o seu tipo de pisada. Caso seja necessário, também é possível utilizar acessórios para proteger os seus pés, como as palmilhas e o ajuste de calcanhar em gel.

Repouso

O repouso é um dos tratamentos mais recomendados e deve ser realizado quando os primeiros sintomas de canelite aparecerem. Quanto mais você forçar a sua canela, mais a região ficará inflamada. Portanto, é necessário parar a prática de esportes e até mesmo longas caminhadas por um tempo determinado, para que o corpo consiga reestruturar a área afetada.

Fisioterapia

Em alguns casos, o médico pode indicar, também, a fisioterapia. A necessidade dessa intervenção vai depender do quão grave está à inflamação dos tecidos que envolvem a canela. Por meio da fisioterapia é possível fazer um bom tratamento com estimulação elétrica, reduzir os danos e acelerar o processo de recuperação.

A canelite é um problema bastante comum aos brasileiros. Caso não seja tratada da maneira correta pode agravar e levar a uma ruptura com consequência de aumentar o tempo de recuperação. Por isso, esteja sempre atento aos sinais do seu corpo e utilize calçados adequados, confortáveis e de qualidade. Ah! Caso precise de tratamento para canelite, não se esqueça de procurar um médico.

Gostou do deste post? Agora que você já conhece sobre a canelite, aproveite para aprender mais sobre a saúde dos pés e do corpo em geral. Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma postagem!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140