7 DICAS PARA LIMPAR OS SEUS SAPATOS CORRETAMENTE - Blog Meu Pé de Conforto

7 DICAS PARA LIMPAR OS SEUS SAPATOS CORRETAMENTE

Postado em 03/01/2019

Muita gente gosta da ideia de preservar os seus calçados por um bom tempo, mas não faz nada para isso. Além do cuidado ao utilizá-los no dia a dia, outro detalhe que faz toda a diferença é manter a higiene. Você sabe como limpar sapatos por dentro e por fora?

Não pense que a solução é simplesmente colocá-los dentro de um tanque e esfregar para a sujeira sair. Existem técnicas que facilitam a limpeza e, mais do que isso, não deixam que eles estraguem. Afinal, quem é que quer perder um bom par de sapatos, não é mesmo?

Para descobrir dicas que vão ajudá-lo nessa tarefa, não deixe de ler o post até o final!

1. Deixe-os em local arejado

Existem os calçados que usamos frequentemente e aqueles que costumam ficar mais tempo no armário, certo? Em ambos os casos, deixar que eles fiquem em um local arejado é muito importante.

Os pares que ficam guardados por um período maior precisam ser colocados para fora de vez em quando, o que evita a proliferação de fungos, bactérias etc.

O ideal é que eles recebam ventilação. Por isso, guardar em saquinhos de TNT é melhor do que em caixas de papelão ou qualquer outro recipiente muito fechado.

Já os que são usados diariamente também precisam ficar em um lugar bem arejado, de preferência que seja longe da umidade e da incidência direta do sol. Lembre-se que é importante alternar os pares e não utilizar o mesmo todos os dias para contribuir para a sua saúde.

2. Retire os cadarços e palmilhas para lavar

Na hora de fazer uma higiene mais completa, não esqueça de retirar os cadarços — se o modelo contar com esse tipo de acessório — e lavá-los com água e sabão. Afinal, não adianta nada estar tudo brilhando e o cadarço continuar encardido.

As palmilhas também devem ser limpas separadamente. Elas podem ser lavadas e o ideal é que isso seja feito com certa frequência, como pelo menos uma vez por semana ou a cada quinze dias.

Outra dica é cobri-las com bicarbonato de sódio. Faça isso durante a noite, por exemplo, deixando a substância em contato com a superfície da palmilha por algumas horas. Essa tática ajuda ainda a remover possíveis manchas.

Fique atento também à limpeza dos pés ao calçar os seus sapatos. Se preferir, passe um pouco de talco antes de fazer isso.

3. Escove o exterior

Com uma escovinha de cerdas macias e uma esponja, retire a sujeira superficial. Sapatos muito usados podem ficar sujos de lama, terra e sujeira da rua, e até aqueles guardados há muito tempo precisam ser escovados.

Mesmo assim, preste muita atenção ao tipo de material do seu calçado! Tênis, sapatos de couro e tecido pedem cuidados diferentes. Veja como limpar cada um deles!

  • Tênis: use um detergente neutro com uma escova de cerdas macia e esfregue cuidadosamente. Após o enxágue, não coloque ao sol! Eles devem permanecer em um local arejado por pelo menos 24 horas.
  • Sapatos de courosepare uma tolha levemente umedecida e use uma escova bem macia com sabão neutro diluído. Vá limpando cuidadosamente as pequenas partes, passando a escova e, depois, a toalha umedecida no mesmo ponto. Deixe-os secar em um local bem ventilado.
  • Sapatos de tecido: use uma escova bem macia levemente umedecida (como aquelas de escovar cabelos de bebês) e passe-a em cada parte do sapato, pressionando um pano ou toalha seca logo em seguida, na mesma região. Dessa forma, você evita que o tecido fique molhado e manchado.
  • Sapatos de camurça: não molhe e tente tirar a sujeira com uma escova a seco. O uso de água é capaz de causar manchas e estragar todo o visual.

4. Evite o mau cheiro com bicarbonato

O bicarbonato de sódio retira a terrível umidade de dentro dos calçados. Logo, quando for lavar os seus tênis ou sapatos — que possam ser molhados — aposte na água morna com bicarbonato, na proporção de 4 copos de água para um do bicarbonato.

Powered by Rock Convert

Mais uma vez, lembre-se que é essencial lavar o exterior e o interior dos sapatos. Se você realiza a limpeza só na parte de fora, a sujeira de dentro continua acumulando e o mau cheiro não vai embora (até porque o pé sua durante o dia, mesmo que você não perceba).

Nos calçados que não devem ser molhados, polvilhe o bicarbonato em pó internamente e agite. Deixe agir por um tempo, pois a substância vai ajudar a matar fungos e bactérias que causam o odor desagradável. Se puder, faça isso todo dia ou frequentemente.

5. Borrife álcool

Outro aliado poderoso contra o mau cheiro é o álcool, sendo que o isopropílico é o mais indicado pela sua ação antibacteriana. Você pode usá-lo uma vez por semana nos seus sapatos, seguindo os passos:

  • borrife levemente o álcool no interior dos calçados.;
  • espere secar;
  • repita o procedimento mais duas vezes;
  • deixe secar definitivamente em um ambiente fresco antes de colocar para uso.

6. Guarde-os corretamente

Já reparou que sapatos novos muitas vezes vêm cheios de jornal? Por isso, uma boa tática para guardar sapatos pouco utilizados é enche-los de papel, que absorve o excesso da umidade.

As sandálias e sapatos sociais devem ser guardados em sacos para não acumular sujeira. Já os pares mais usados no dia a dia precisam de luz e lugares arejados, como prateleiras ou armários que são abertos frequentemente.

Sapatos com usos diferentes devem ser preservados com cuidados especiais. Aqueles que são menos usados devem ser limpos e bem armazenados — especialmente se você deseja encontrá-los em bom estado na próxima vez que for usar.

Por outro lado, os de uso diário precisam de limpezas constantes para que a sua durabilidade aumente.

Quem nunca teve um sapato tão bom que, de tanto usar, acabou tomando a forma dos pés? Esse é justamente o que queremos que dure bastante, o que só vai acontecer se você cuidar bem dele.

7. Coloque para secar

Dependendo do tipo de calçado que você quer limpar, pode ser que seja permitido lavar o material para obter um bom resultado. Na verdade, a ideia não é literalmente colocar o sapato debaixo de uma torneira, mas umedecer algumas áreas para tirar a sujeira como foi explicado acima.

Depois de fazer todo esse procedimento, não se esqueça de colocar o sapato para secar. Isso deve ser feito em temperatura ambiente e com o ar natural — ou seja, não use secador e também evite deixar exposto ao sol, mesmo que pareça uma estratégia mais rápida.

Então, antes de guardá-lo ou começar a usar, certifique-se que o sapato está completamente enxuto, pois colocá-lo no armário ou nos pés ainda úmido pode favorecer o mau cheiro e outros problemas.

Seguindo essas sugestões, é bem provável que você deixe seus calçados mais conservados. Escolha modelos de boa qualidade e aposte na preservação deles para poder usá-los por bastante tempo!

E aí, será que você aprendeu como limpar sapatos por dentro e por fora? Comece a colocar em prática essas dicas para observar os resultados ao longo do tempo.

E aproveite para assinar a nossa newsletter e continuar acompanhando as nossas publicações!

Powered by Rock Convert

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140