Descubra como lidar melhor com a solidão na terceira idade - Blog Meu Pé de Conforto

Descubra como lidar melhor com a solidão na terceira idade

Postado em 29/10/2020

De acordo com o IBGE, 1 a cada 4 brasileiros será idoso em 2060, ou seja, terá mais que 60 anos. Contudo, tal previsão não necessariamente indica que estamos vivendo melhor, com mais qualidade. Um dos retratos disso pode ser notado em uma situação bastante comum nesse período da vida: a solidão na terceira idade.

O objetivo deste texto é falar um pouco sobre esse problema que atinge muitos brasileiros e também encontrar soluções. Vamos apresentar de que forma é possível lidar melhor com a solidão depois dos 60. Confira!

Quais são os motivos para a solidão na terceira idade?

À medida que envelhecemos, comportamentos que antes eram comuns, mudam. Os passeios constantes e a prática de atividades que proporcionam a socialização não são mais tão frequentes. O que ocorre é que, na terceira idade, é comum que o nosso ciclo de amigos se torne mais fechado, e é provável que algumas pessoas queridas acabem falecendo. A aposentadoria também é um dos motivos que faz com que o idoso passe a ficar mais tempo em casa.

Outro fator está relacionado à família e às mudanças da sociedade. Antigamente, era comum que as casas fossem habitadas por diferentes gerações, o que dificilmente ocorre nos dias de hoje. Atualmente, principalmente nas cidades, a tendência é que os idosos morem sozinhos ou que os filhos e netos passem a maior parte do tempo fora de casa.

Como lidar com a solidão?

A solidão é um problema que pode desencadear doenças psicológicas graves, como a depressão. Principalmente nesta idade, o idoso pode sentir que não há nada o que fazer, que ele não é mais necessário. Porém, esses pensamentos e sentimentos precisam ser combatidos. Abaixo, separamos 3 atividades que ajudam a lidar com a solidão.

Aprenda a usar as redes sociais

As redes sociais se tornaram parte de nossas vidas, sendo fundamentais para que possamos nos comunicar com quem está longe ou perto. Elas oferecem a possibilidade não só de falar com que já conhecemos, mas de criar vínculos com pessoas diferentes.

O melhor é que não há um limite de idade para usá-las, basta ter curiosidade para aprender. Se não sabe quais são as funcionalidades, peça ajuda para os seus familiares, crie um perfil e comece a se comunicar.

Encontre um grupo

Existem diversas atividades que são feitas em grupo. Clubes, associações, cursos e até igrejas, por exemplo, são ótimos lugares para fazer contato com outros idosos que têm os mesmos interesses que você. Dessa forma, além de fazer algo que gosta, você consegue criar uma rede de amigos e compartilhar experiências.

Mantenha-se ativo

Manter-se ativo, ou seja, fazer exercícios físicos, não é só uma forma de cuidar da sua saúde, isso também pode ajudar no seu convívio com outras pessoas. Essas atividades, principalmente as que são ao ar livre, te obrigam a entrar em contato com os outros e conversar. Essa também é uma ótima maneira de fazer novos amigos, além de eliminar o sedentarismo.

Falamos, ao longo deste texto, sobre como a solidão na terceira idade é uma situação bastante comum e que pode ser bem perigosa para a qualidade de vida do idoso. Contudo, é possível reverter essa situação procurando sempre fazer atividades que estimulem o contato com outras pessoas, como cursos, viagens e exercícios físicos.

Este post foi útil? Quer continuar aprendendo? Então confira o que você precisa saber sobre trabalho na terceira idade!

Powered by Rock Convert

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140