Compressa quente ou fria: quando cada uma é indicada - Meu Pé de Conforto

Compressa quente ou fria: quando cada uma é indicada

Postado em 17/03/2021

A compressa quente ou fria é uma solução caseira, bastante conhecida, que consegue aliviar desconfortos e dores de maneira eficaz. Normalmente, em caso de alguma batida ou lesão, elas são métodos poderosos para diminuir o trauma e amenizar os sintomas.

Porém, é preciso entender quando cada uma delas é indicada e em quais situações usar a versão fria e a quente. Isso porque utilizar compressas na temperatura errada pode gerar um resultado contrário ao esperado e até mesmo agravar o incômodo, piorando o caso. 

Pensando em ajudar você, separamos a indicação de quando usar cada uma e algumas dicas práticas de como elas podem ajudar. Continue a leitura para conferir!

Quando usar compressa quente ou fria

Nós nem sempre entendemos qual compressa é a ideal para o problema, a de água fria ou a de água quente. Embora ambas sejam ótimos analgésicos locais, escolher a correta ajuda na eficácia do tratamento. Vamos entender melhor.

Compressa quente

A compressa de água quente ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo, dilatando os vasos e diminuindo a tensão muscular. Por promover o relaxamento, ela pode ser usada quando existe dor no local. Geralmente é indicada para os seguintes casos:

  • antes de atividades físicas;
  • cólicas;
  • em espinhas, furúnculos e inflamações doloridas;
  • esforço muscular maior que o habitual, criando sensação de cansaço;
  • longo período sentado com costas e lombar bastante incômodas;
  • muito tempo usando o computador e com uma sensação de torcicolo.

Para sangramento ou região com hematomas, não é aconselhado o uso da compressa quente, já que, com a dilatação dos vasos, é possível aumentar o risco de sangramento. Antes de aplicar, é essencial testar a temperatura para evitar queimaduras na pele.

Você pode usar a compressa quente de 3 a 4 vezes ao dia, durante 20 minutos, aplicando-a no local indicado e mantendo-a até que a área esteja fria. Lembre-se de enrolá-la em um tecido fino para não haver contato direto com a pele.

Compressa fria

Já a compressa fria consegue diminuir o fluxo sanguíneo do local aplicado, ajudando a desinchar e tendo efeito analgésico. Em casos de entorses, quanto mais rápido você usar a compressa fria, melhor será o resultado. 

A água gelada funciona como anti-inflamatório, reduzindo sintomas de vermelhidão, dor e inchaço, diminuindo também a extensão da lesão. Essa compressa é mais indicada nos casos de:

  • após atividade física;
  • após quedas, lesões e pancadas;
  • joelho, tornozelos e outras áreas machucadas por mau jeito;
  • na tendinite;
  • para dor de dente.

Uma dica muito boa para fazer essa compressa em casa é misturar 2 partes de água com 1 parte de álcool em um ziploc e deixar no congelador. O conteúdo não ficará completamente congelado e poderá ser moldado conforme a necessidade.

Também é possível usar de 3 a 4 vezes ao dia para aliviar o incômodo durante 15 a 20 minutos. Lembre-se de nunca colocar gelo sobre a pele para não queimar.

Bolsas para compressa quente ou fria

Dependendo da situação, é possível usar uma combinação em uma bolsa, não sendo nem totalmente gelada, nem com água quente, mas usando ambas. Em casos de distensão muscular, dores de cabeça e algumas inflamações, é recomendado o uso alternado de bolsa quente e fria.

Por isso, as bolsas de borracha são uma ótima opção para realizar a mistura e não aplicar nenhum tipo de material diretamente na pele, evitando também possíveis queimaduras e pioras do quadro.

Agora você já sabe como usar compressa quente ou fria e não precisa mais sofrer com nenhum tipo de dor. Basta seguir nossas dicas e utilizar a compressa ideal para o seu corpo.

Este conteúdo ajudou você? Que tal então nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro de tudo que postamos? Assim você recebe dicas incríveis para sua saúde! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140