Quais os cuidados para quem diagnosticou diabetes recentemente? - Blog Meu Pé de Conforto

Quais os cuidados para quem diagnosticou diabetes recentemente?

Postado em 08/03/2019

Você sabe quais são os cuidados com a diabetes? De acordo com o Governo Federal, o número de brasileiros com a doença cresceu 61,8% em 10 anos. A tendência é mundial e os principais fatores para que isso aconteça, são o aumento da expectativa de vida, a má alimentação e o sedentarismo.

Há dois tipos de diabetes: a tipo 1, que é autoimune e normalmente aparece ainda na infância, e a tipo 2, que é adquirida pelos maus hábitos. A segunda é desenvolvida, principalmente, pelo aumento da gordura visceral, que prejudica o funcionamento do hormônio insulina, implicando em um maior aumento de açúcar no sangue.

Apesar de ser uma doença crônica, a diabetes tipo 2 pode ser controlada. Para tanto, é necessário tomar alguns cuidados. Quer saber quais são eles? Então continue lendo e veja o que deve ser feito para conviver com a diabetes da melhor maneira possível.

Invista em uma alimentação saudável

Um dos primeiros cuidados com a diabetes que se deve ter, está relacionado com a alimentação saudável. Como vimos, a ação falha da insulina promove um aumento de açúcar no sangue, por isso, os alimentos escolhidos devem conter o mínimo possível de açúcar em sua composição.

Sendo assim, é preciso evitar, principalmente, os produtos industrializados que contém um alto índice de açúcar, como doces, biscoitos, refrigerantes, achocolatados etc.

Além disso, deve-se controlar também a ingestão de alimentos que parecem inofensivos, mas que no fundo contém um alto índice glicêmico. São exemplos desses alimentos, os carboidratos complexos, como arroz branco, macarrão, pão branco e batata-inglesa.

Em resumo, quem diagnosticou a diabetes recentemente deve ter uma alimentação saudável. Preferindo alimentos não industrializados, saladas, frutas e opções integrais.

Não abuse do álcool

Álcool em excesso não faz bem para nenhum ser humano, entretanto, os diabéticos devem ter um cuidado especial, e não abusar da bebida alcoólica. Isso porque o consumo excessivo de álcool pode desregular o funcionamento do fígado, promovendo uma hipoglicemia, quando consumido de estômago vazio, ou hiperglicemia quando acompanhado de algum outro alimento.

Ambas as situações são perigosas e devem ser evitadas por quem é diabético. É importante lembrar que as bebidas alcoólicas são compostas por carboidratos, são calóricas e não fornecem nenhum tipo de nutriente ao organismo.

Faça exercícios físicos

Além de cuidar da alimentação, se exercitar é fundamental para quem deseja controlar a diabetes. Quando o corpo é submetido a alguma atividade física, ele gera um estímulo para que a insulina seja liberada, facilitando a retirada de açúcar do sangue. Além disso, a glicose também é utilizada em forma de energia, contribuindo para diminuição do índice glicêmico sanguíneo.

Aqueles que levam uma vida totalmente sedentária podem começar mudando de hábitos aos poucos. Trocando o elevador pela escada, deixando o carro na garagem e fazendo pequenos deslocamentos a pé.

Apesar de a atividade física ser de extrema importância para o diabético, é preciso ter cuidado redobrado! Antes de treinar, é recomendado medir a glicemia. Confira o que deve ser feito de acordo com cada resultado:

  • menor do que 100mg/dl: recomendado ingestão de alimentos (de preferência carboidrato) antes do treinamento;
  • entre 100 e 250mg/dl: resultado considerado normal, estando a pessoa liberada para treinamento;
  • maior que 250mg/dl: recomendado observar se há corpos cetônicos na urina. Caso positivo, o exercício não é indicado.

A diabetes é uma doença crônica e sem cura, contudo, seguindo as dicas acima é possível que ela seja controlada. Assim, mesmo quem recebe o diagnóstico da doença, consegue viver com tranquilidade e com qualidade de vida. Para tanto, basta adicionar à rotina uma alimentação saudável e exercício físico.

E então, gostou do texto? Agora que você já sabe quais são os cuidados com a diabetes, confira o post que preparamos com 7 dicas para viver mais, com saúde e muita energia!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140