Conheça os benefícios do escalda-pés e faça um hoje mesmo! - Blog Meu Pé de Conforto

Conheça os benefícios do escalda-pés e faça um hoje mesmo!

Postado em 20/01/2020

Problemas intrínsecos, como o tipo de pisada, e extrínsecos, como o uso de sapato apertado, podem causar desgastes, dores e desconforto, tanto nos pés como em toda a estrutura do corpo. Se você tem sofrido com problemas dessa natureza, está na hora de conhecer os benefícios do escalda-pés!

Esse é um tratamento muito antigo, que consiste na infusão de ervas, óleos e sais medicinais na água para mergulhar os pés, com o intuito de aliviar dores e tensões. É uma prática muito aplicada por pedicures, por exemplo, que fazem uso dela para amaciar a pele.

Mas você não precisa, necessariamente, consultar um profissional para fazer um escalda-pés, porque a técnica é simples e segura. Quer saber mais? Continue lendo este artigo para conhecer os principais benefícios do escalda-pés e conferir algumas dicas básicas para fazê-lo em sua casa!

Os benefícios do escalda-pés

Os benefícios do escalda-pés já são conhecidos há muito tempo. Afinal, essa é uma técnica milenar praticada desde a época da Grécia e da Roma Antiga. Trata-se de um banho terapêutico tido como uma espécie de ritual de purificação e de conexão do corpo com a alma.

Apesar de não se saber ao certo quando essa prática se iniciou, é verdade que ela é muito benéfica para a saúde, não apenas dos pés, mas de todo o organismo. É indicada para tratar:

  • frieiras;
  • problemas de circulação;
  • gripes e resfriados;
  • calos;
  • insônia;
  • dores nas pernas;
  • cansaço;
  • micoses e outros.

Além dos impactos positivos para o corpo, os benefícios do escalda-pés se estendem para o estado psicológico. Ele ajuda a promover relaxamento aliviando o nervosismo e o estresse em função das terminações nervosas encontradas nos pés, que se conectam a outros órgãos.

A seguir, falamos sobre os principais benefícios que o escalda-pés oferece para que você entenda melhor por que essa técnica, tão simples, contribui de forma positiva com a saúde de um modo geral.

Relaxamento

Os pés constituem uma parte do corpo humano que muito se desgasta, afinal, eles precisam nos sustentar enquanto caminhamos, corremos, ficamos muito tempo em pé ou sentados. Sofrem impacto e suportam peso; por isso, se cansam e ficam tensos.

Ao fim de uma rotina de trabalho, por exemplo, é comum que estejam “moídos”. O escalda-pés é um excelente método para fornecer o relaxamento de que você tanto necessita, pois o calor e os ingredientes utilizados aliviam a tensão dos músculos, articulações e outros.

Redução de estresse

Um dos ingredientes do escalda-pés são os sais. Justamente eles ajudam na redução dos níveis de estresse ao final de um dia cansativo. Isso acontece porque melhoram a bioeletricidade do organismo, ajudando a acalmar o sistema nervoso.

Alívio para o corpo inteiro

Você sabia que os pés têm aproximadamente 70 mil terminações nervosas ligadas a cada órgão do corpo? Isso significa que o relaxamento dos pés influencia no bem-estar e no tratamento de alguma dor e/ou lesão, seja qual for a região afetada.

Redução do inchaço nas pernas

O inchaço indolor nos pés e nas pernas é um problema muito comum que tende a aparecer com a idade e, também, durante o período de gravidez. Esse inchaço ocorre devido ao acúmulo de líquido nos pés, tornozelos e pernas. Para amenizá-lo, o escalda-pés é uma ótima alternativa, pois o processo ativa a circulação sanguínea.

De acordo com Ellen G. White, em seu livro “A ciência do bom viver”:

“A aplicação externa da água é um dos mais fáceis e mais satisfatórios meios de regular a circulação do sangue. Um banho frio ou fresco é excelente tônico. O banho quente abre os poros, auxiliando assim na eliminação das impurezas. Tanto os banhos quentes como os neutros acalmam os nervos e equilibram a circulação.”

Prevenção de varizes

As varizes são um problema muito comum que acontece quando o sangue se acumula nos membros inferiores e não circula corretamente pelo organismo. Como o escalda-pés promove a dilatação dos vasos sanguíneos, há uma prevenção da formação das varizes, contribuindo inclusive com o tratamento delas e evitando problemas como a trombose.

Eliminação de toxinas

Outro dos benefícios do escalda-pés é a eliminação de toxinas. Isso acontece tanto na própria região que está mergulhada na água, pois dilata os poros e promove esse efeito, como também é sentida no restante do organismo, porque a técnica ativa o sistema linfático, reduzindo a retenção de líquidos.

Powered by Rock Convert

Ainda que o escalda-pés seja um procedimento seguro e benéfico, é importante que você consulte um médico antes de praticá-lo com regularidade. Assim terá certeza de que não há nenhum impedimento e ainda poderá pedir sugestões para o profissional de quais ingredientes são melhores em seu caso.

Dicas para fazer um escalda-pés em casa

Existem muitos meios de fazer um escalda-pés em casa, pois são várias as combinações de ingredientes que podem ser misturados à água. Como comentamos, você pode utilizar ervas medicinais, sais, essências, óleos e objetos para massagear suavemente os pés. Todas as receitas são válidas e promovem os benefícios que mencionamos.

Para fazer em sua casa, primeiro você precisará de um recipiente, como uma bacia, onde possa acomodar confortavelmente os dois pés. Depois, ferva cerca de 3 litros de água, quantidade suficiente para cobrir os pés. Coloque a água no recipiente e acrescente os ingredientes desejados.

Quando a água estiver quente, porém em uma temperatura agradável para a pele (entre 36 e 40° C), mergulhe os pés na solução e permaneça assim até que ela esfrie. Em seguida, você pode finalizar fazendo uma esfoliação suave ou hidratando a pele.

A seguir deixamos três sugestões para você desfrutar dos benefícios do escalda-pés no conforto da sua casa. Confira!

Escalda-pés com bolas de gude

Você se lembra do primeiro benefício que citamos? Isso mesmo, o relaxamento! Para aliviar a tensão causada por um dia estressante, basta encher uma bacia com água morna, colocar um bom número de bolinhas de gude (um elemento de fricção que estimulará os pontos reflexos) e acrescentar algumas gotas de óleo com essência de lavanda.

Enquanto você estiver com os pés imersos, procure movimentá-los lentamente brincando com as bolinhas de gude para que elas façam uma massagem. A sensação será ainda mais agradável e muito relaxante.

Escalda-pés com pétalas e sais de banho

Em uma bacia mais larga e com água levemente aquecida, insira elementos de fricção (bolas de gude, feijão cru ou pedras de rio), adicione duas gotas de óleo essencial (menta e eucalipto) e, por fim, algumas pétalas de rosas — que perfumarão e amaciarão a pele.

Assim como no caso anterior, movimente os pés lentamente a fim de sentir os elementos que você adicionou. Assim, eles massageiam os pés e estimulam os pontos de reflexos que se conectam com o restante do organismo.

Escalda-pés com óleos essenciais

Fazer um escalda-pés com óleos essenciais é muito simples: separe o óleo essencial de alecrim, hortelã, lavanda ou aquele da sua preferência, bolinhas de gude, sal grosso e uma bacia com água quente.

Com a bacia cheia, coloque as bolinhas de gude e adicione duas gotas do óleo essencial. Em seguida, coloque os pés na água e acrescente o sal grosso. Ao concluir, basta enxugar a pele e, se possível, realizar uma rápida massagem.

Viu só como você pode desfrutar dos benefícios do escalda-pés aplicando essa técnica em casa? Ela é muito simples, e o único cuidado que você precisa ter é com a temperatura da água para não provocar queimaduras na pele. Procure fazer uma vez por semana para ter resultados ainda melhores e prefira sempre realizá-lo à noite, pois assim você dormirá tranquilamente!

Você sabia que o escalda-pés ofereceria tantos benefícios? Costuma fazer em sua casa? Deixe seu comentário e também conte para nós se você tem alguma receita especial!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140