Descubra o que é bom para estimular a circulação - Blog Meu Pé de Conforto

Descubra o que é bom para estimular a circulação

Postado em 03/06/2019

 

Você sabe o que é bom para circulação? É muito importante conhecer essas informações porque o sistema circulatório tem um papel essencial no organismo. É por meio dele que o corpo recebe oxigênio e nutrientes, garantindo o equilíbrio da saúde e o bem-estar.

Quando a circulação não está bem, ocorrem diversos sintomas que causam desconfortos e até mesmo limitações. Daí a necessidade de adotar hábitos saudáveis e medidas que ajudam a estimular o sistema circulatório, garantindo uma boa comunicação entre o coração e as extremidades do corpo.

Neste artigo falaremos sobre as complicações que a má circulação ocasiona e apresentaremos algumas ações que vão ajudar a manter o sistema circulatório ativo. Continue a leitura e descubra como cuidar bem da sua saúde!

As principais complicações dos problemas de circulação

O sistema circulatório é composto por diversos órgãos que fazem a distribuição de oxigênio e nutrientes para todas as células do corpo. Ele também é responsável por fazer a coleta das suas excretas metabólicas, que são eliminadas pelos órgãos excretores.

Fazem parte desse sistema o coração, vasos sanguíneos, linfa e vasos linfáticos. Toda essa ação acontece por intermédio do sangue, ou seja, ele precisa percorrer todo o nosso corpo sem nenhum empecilho, partindo do coração até atingir todas as extremidades.

Quando isso não acontece adequadamente dizemos que a pessoa tem problema de má circulação, o que exige atenção porque significa que algumas partes do corpo não estão sendo oxigenadas nem nutridas do jeito certo. Sendo assim, ocorrem diversas complicações, como:

  • inchaços;

  • sensação de dormência em partes do corpo;

  • formigamentos;

  • cãibras;

  • dores no peito;

  • cansaço;

  • sonolência;

  • ressecamento da pele.

Esses problemas decorrentes da má circulação ajudam a identificar essa condição e facilitam adotar medidas que vão combatê-la e preveni-la. É sobre isso que falaremos a seguir.

Ações e medidas que estimulam a circulação

Como o sistema circulatório é composto por vários órgãos, precisamos adotar medidas que estimulem o coração a bombear o sangue, ao mesmo tempo em que permitam a passagem dele pelas artérias sem nenhum empecilho. Veja, a seguir, o que você pode fazer e o que deve ser evitado para garantir a boa circulação.

Praticar atividades físicas

Nas atividades físicas nosso corpo está em movimento, o que exige mais oxigênio e faz o coração trabalhar para bombear o sangue, estimulando a circulação. O calor gerado dilata os vasos sanguíneos facilitando o fluxo para todas as partes do corpo. Todas as atividades são bem-vindas, mas prefira aquelas aeróbicas como caminhada, subir escadas ou ciclismo.

Consumir os alimentos certos

Cuidar da dieta também é importante. Nesse caso, o que é bom para circulação são os alimentos ricos em potássio, como banana, abacate, rabanete, brócolis, cenoura e tomate. Também aqueles ricos em água como melão e melancia. Procure evitar o sódio em excesso, alimentos industrializados, ultraprocessados, carboidratos simples e gorduras.

Respeitar o tempo de descanso

Nosso corpo precisa de descanso para repor a energia, ativar o metabolismo e regular suas funções. Portanto, procure manter um horário regrado para ir dormir e acordar, a fim de manter o relógio biológico sempre regulado.

Optar pelos calçados certos

Sapatos desconfortáveis, com salto muito alto ou apertados, dificultam a circulação dos pés e causam cansaço nas pernas. Por isso, escolha aqueles com bom acabamento interno, que acomodam o pé corretamente e que tenham um material que permita a pele respirar. Os semiortopédicos e ortopédicos são uma excelente opção.

Beber bastante água

A água é nossa aliada em todos os sentidos, e o organismo precisa dela para se manter funcionando corretamente. Procure beber, pelo menos, 2 litros ao longo do dia para eliminar as toxinas e garantir o bom funcionamento dos rins, o que também evita os inchaços da má circulação.

Agora que você já sabe o que é bom para circulação, procure incorporar esses hábitos e medidas em seu dia a dia. Desse modo, é possível garantir que o sangue circule adequadamente por todo seu corpo, prevenindo sintomas e complicações que causam indisposição e alcançando um melhor rendimento e mais qualidade de vida.

Como você viu, o conforto dos pés influencia na saúde. Por isso, veja neste outro artigo 5 dicas para comprar sapatos certos e evitar problemas.

Powered by Rock Convert

 

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140