Qual a importancia de um bom sapato para prática de exercícios físicos? - Meu Pé de Conforto

Qual a importancia de um bom sapato para prática de exercícios físicos?

Postado em 21/02/2022

A prática de exercícios físicos é um hábito que deve ser inserido na rotina de quem quer ter uma vida mais saudável. São dezenas de benefícios que a atividade física proporciona, como reduzir o peso, fortalecer ossos e articulações, aumentar a força, ter mais resistência muscular e muitas outras vantagens.

A utilização do calçado certo é essencial para favorecer a prática de atividade física. Um bom tênis ajuda a ter mais conforto e segurança durante os exercícios, reduzindo a sobrecarga e diminuindo as chances de ter algum acidente — como lesões ou fraturas nos pés, joelhos, articulações, quadril e até nas vértebras.

Portanto, venha entender a importância de escolher um bom sapato para a prática de exercícios físicos e quais as características que devem ser avaliadas.

Reduzir o impacto

As atividades físicas naturalmente geram algum tipo de impacto, e é justamente por isso que não são recomendados o uso de calçados comuns para a prática de exercícios. Os sapatos precisam ter um sistema de amortecimento de impactos para que não aconteça uma sobrecarga nas articulações. 

O ideal é usar um tênis ortopédico, pois o calçado é fabricado com a proposta de absorver o impacto. Além disso, também diminui as dores e incômodos após as atividades, aumentando o bem-estar.

Melhorar o desempenho

Existem vários fatores que influenciam na performance durante os exercícios físicos, e o calçado está entre um dos principais motivos. A escolha do tênis deve ser adequada ao tipo de atividade que será praticada, se será corrida, caminhada, para academia ou outros fins.

A partir disso, será mais fácil encontrar o tênis certo. No entanto, mesmo após saber o tipo de calçado que precisa, outros pontos ainda são importantes. Entre eles você precisa conferir a leveza, o nível de estabilidade (que tem a ver com a neutralização de acordo com o seu tipo de pisada), a firmeza, a flexibilidade e outros aspectos. 

Proteger as articulações

Não são apenas a prática errada dos exercícios ou a falta de supervisão que podem acarretar em lesões. O uso de calçados inadequados é uma das maiores causas de acidentes durante as atividades físicas, pois muitas vezes o tênis não é o modelo indicado para certos tipos de treinamentos.

Nesse sentido, é fundamental observar alguns aspectos antes de escolher um tênis, e o mais importante é que ele tenha tecnologia de proteção das articulações. Além de diminuir os impactos, o calçado deve contar com uma boa tração e aderência ao solo para manter o pé estável no chão. 

Manter a circulação saudável

Os problemas circulatórios são bem comuns, sobretudo na terceira idade. A má circulação costuma acontecer principalmente nos membros inferiores — e que pode fazer com apareçam as temidas varizes.

Entretanto, o calçado certo ajuda na circulação, pois favorece o fluxo sanguíneo. O tênis deve ter o formato anatômico para favorecer o trabalho da panturrilha, que também pode ser chamada como o nosso segundo coração. Dessa forma, esse tipo de sapato melhora o fluxo sanguíneo.

Portanto, saiba escolher o tipo de calçado certo de acordo com a atividade, o seu tipo de pisada e outros detalhes. Assim, você vai conseguir ter maior aproveitamento na prática de exercícios físicos e a sua saúde ficará em dia.

Gostou das nossas dicas? Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos e novidades no seu e-mail!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140